Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de FPS em jogos no meu notebook


Posts recomendados

As placa integradas não são boas... mas não justifica os drops intensos... o mais interessante é que digamos "em jogos iguais".. comparando integradas mais velhas e mais novas.. nota-se um diferença interessante e sem drops em alguns casos, eu particularmente já fiz testes com integradas 3000, 4000, 5500, 520 e 620. Problema é o comportamento de alguns notebooks em não utilizar 99% da capacidade do chip gráfico em questão. No caso de uma 6100u + 520, aparentemente resolveu removendo o CSM da bios... embora não faça muito sentido.... porém obtive de 30 ~ 56 fps para 42 ~ 89, achei interessante esse caso.. mesmo assim ainda me intriga minha integrada 4000 atingir frames acima de 110... com um processador 3110M I3 em relação a um 6100u e sua integrada "520". Ambos com 8GB de DDR3 e DDR3L respectivamente, operando em canal único e frequência 1600 no módulo. Já utilizando um 7200u + "620" o fps ultrapassa meu 3110M em torno de 1/3 de eficiência.... isso me leva a acreditar que existe algo errado com a sexta geração... mas não consegui identificar o real problema.... mas sinceramente cansei de tentar achar alguma explicação lógica... sendo que observando em site de teste... o resultado é completamente outro... se comparado com a prática dos computadores que tenho em mãos... e tenho certeza que versão de sistema operacional e configurações do sistema... não é o problema. Fiquei uns 4 meses testando, inclusive tenho um post mostrando a diferença estranha no game counter strike.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Andrei Jankovski

Estou com um althon x2 270, 4gb de ram e uma gt 730.

Sei que é algo modesto mas um lolzinho roda a 120 de fps e do nada cai pra 30 e volta.

Acha que pode ser a memória ram?

Lembro que eu usava antes de colocar a placa de vídeo eu fui testar uma partida, joguei a 15 de fps ai dps da partida deu tela azul, joguei o erro no google e 90% das pessoas disseram que era a ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, sinceramente não tem como eu ter certeza, eu sugiro você testar ela com o software MemTest86, com isso podemos ter certeza sobre o caso, mas de fato, que esses drops intensos não estão certos.... joga em qual qualidade com essa configuração ?

 

Mas essa sua placa de vídeo não vai segurar jamais 120 fps fixo, até uns 70 ~~ 43 fps acredito que seja normal cair em um TF muito complexa..... além do mais que tem 4GB, bem provavelmente está ocorrendo a virtualização da memória, devido a falta dela... no caso de ser windows 10.

 

Veja esse site para tu ver como os usuários afirmam que essa placa de video roda o game League of Legends, apesar do jogo ser leve, em grandes confrontos... a quantia de efeitos e objetos na tela... faz com que o fps caia.

 

Mas o certo mesmo... para ter certeza seria verificar o uso das peças com MSI, diagnosticando desta forma se os drops são por algum erro do sistema... ou falta de processamento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Andrei Jankovski iae mano desisti novamente daquele pc kkkkkkk, to com um i3 3º gr., 4gb ddr3, gt730.

Estou jogando lol tranquilamente no ultra a 100 de fps e um dotinha no médio com 60 de fps, desisti daquele achei as configs muito fraca pois montei com as peças que eu tinha aqui, como trabalho com TI, eu tinha umas peças jogadas e montei, enfim, obrigado pela atenção mano ♥

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema no meu notebook. É uma hd graphics 4400. O drop da frequência ocorre apenas quando o notebook está na tomada. O clock cai pra frequência base da placa (200 mhz). Um print é com o notebook na bateria (temp mais alta) e o outro é com o notebook na tomada (com as quedas do clock da hd graphics). Não tem nada em moto de economia de bateria e tal. Eu sei que as temperaturas estão um pouco altas. Quando eu limpei meu notebook elas não passavam de 70 graus, mas ainda sim tinha o problema de cair fps quando tava na tomada. Pelo visto, o problema não é temperatura, já que fora da tomada ele chega a 80 graus e não dá queda.

bateria.png

Na tomada.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria em seu caso, configurar no painel de controle da Intel "desempenho máximo" em ambos as configurações.. como também utilizar o "alto desempenho" no windows ou até mesmo o CPU PARK.... mas sinceramente tem cara ter ser temperatura.. deixa eu compreender.. fora da tomada e na tomada fica a mesma temperatura ?

 

Observe que o CPU "Throttling" está ativo.... em 100% fixo qual temperatura ele chega ?

 

PS: Se o drops estão ocorrendo apenas com o carregador conectado está acontecendo o fenômeno de perda de desempenho por segurança dos componentes ou é configuração do windows... consegue passar uma imagem usando "AfterBurner" bem na horá da queda de frequência ? 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo que dava pra colocar em alto desempenho eu já coloquei, tanto no Windows quanto no painel de controle da intel. Se for temperatura, é alguma opção que está ativada apenas para quando o notebook estiver na tomada. A temperatura na tomada e na bateria ficam bem parecidas...

Quanto ao throttling, ele fica alternando entre ativo e não ativo. Mas não segue uma relação com os drops de clock, uma vez que eles acontecem quando o throttling não está "em ação".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, bem como no print que eu enviei. No print com o notebook na bateria, não tem nenhum drop do clock, já no print com o notebook na tomada, há três quedas em 2 minutos.

adicionado 2 minutos depois

Olha como a queda da frequência da hd graphics (linha roxa) ocorre quando o throttling está inativo (linha azul - quando pra cima, está ativo, e quando está pra baixo, o throttling está inativo).

throttling.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já testei com o gerenciamento de energia do processador de várias formas. Com estado de desempenho mínimo em 5, 50 e 90%, e com estado de desempenho máximo em torno de 80%. Não mudou nada. No momento está com estado de desempenho mínimo em 5% e estado de desempenho máximo em 100%.

Mas vou te mostrar uma coisa interessante. Quando o notebook está na tomada, o Power Limit Throttling fica oscilando muito. O contrário acontece quando eu desconecto o carregador, ficando sempre ativo.

throttling variando.png

throttling constante.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um core i7 4510u.

Acabei de fazer uma coisa aqui, e parece que vai dar certo. No Intel Extreme Tuning Utility, o "Turbo Boost Short Power Max" estava em "ilimitado" (25W pra cima). Então eu limitei em 20W, pois assim o clock do processador não subiria tanto quanto ele sobe com o turbo Boost, e assim o Power limit throttling não ficaria instável daquele jeito...

No momento estou fazendo um stress test pra ver no que deu, e parece que deu certo!!!!

Já são 5 minutos de stress test sem um drop de clock sequer.

Crédito para o cara desse vídeo: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=%23&ved=2ahUKEwifz7ng-oLhAhVoGLkGHR7iDBIQwqsBMAJ6BAgJEAU&usg=AOvVaw0VTJzWxrN8ZFOD4xbU2nov

IMG_20190314_220453208.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...