Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MOSFET como chave. perde condução?


Blumer Celta

Posts recomendados

Uns tempos atrás estive testando uns circuitos analógicos com chaves internas, para substituir relês em baixas tensões.

Testei alguns e funcionaram bem, mas notei que nestas chaves ele dá uma perda de energia(por exemplo se eu usar estes circuitos para chavear um fio com 5volts, ele não chegará exatamente os 5 volts... vai chegar 4 e pouquinho...) o circuito parece comer um pouco da energia...

Então testei com transistores chaveando...

Também não deu muito certo, pois ele mistura um pouco da energia da base nos pinos que estaria chaveando... (e eu precisava de um chaveamento limpo sem contato com outras fontes de energia e também sem perdas)

Vi alguns estudos sobre os mosfets e me pareceu que ele pode ser usado desta forma... procede?

posso usa-lo como chave e ele não dará perda de condução nem vai misturar com a energia da base?

Obs: os relês atendem bem aos meus propósitos, mas são grandes lentos e mais caros.

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

eu precisava de um chaveamento limpo sem contato com outras fontes de energia e também sem perdas

Sem perdas.. sim é possível. Quem me disse isso foi o papai noel. Se bem que ele tava compartilhando o cachimbo com o saci pererê

 

Tem mosfet cujo Rdon é menor do que os contatos do relé

irf1405_2.jpg

http://www.hobbytronics.co.uk/irf1405-mosfet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, obrigado por responder... desculpe sou leigo em eletrônica, estou estudando ainda.

O que vem a ser este Rdon? é a velocidade de atuação ou

significa que o relê também tem perdas e este mosfet teria uma perda menor que o do relê?

 

Vi o modelo que me indicou e ele é do tamanho grande... você poderia me indicar algum que seja SMD que que eu consiga uma comutação próxima de um relê para que eu faça os testes? obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, BloodCeltics Lopes disse:

significa que o relê também tem perdas e este mosfet teria uma perda menor que o do relê

É isso amigo.

 

1 hora atrás, BloodCeltics Lopes disse:

algum que seja SMD

Veja as opções da digikey ...

https://www.digikey.com/products/en/discrete-semiconductor-products/transistors-fets-mosfets-single/278

Tentei fazer um prefiltrinho. você pode filtrar mais

 

Muito lôco mosfet smd de 0.4mOhms 150A 300W (não é bem  isso. Consulte d.s.)

https://www.digikey.com/product-detail/en/infineon-technologies/IPT004N03LATMA1/IPT004N03LATMA1TR-ND/4571870

 

1 hora atrás, BloodCeltics Lopes disse:

desculpe sou leigo em eletrônica, estou estudando ainda.

de boa amigo. Em breve vai aprender que sempre existirão perdas... cara... isso ficou meio fúnebre . toc toc toc na madeira!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...