Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como montar uma rede cabeada caseira?


Dadaum

Posts recomendados

Olá Clube tudo bem? Faz muito tempo que eu posto aqui, porém, gostaria de algumas dicas de vocês.

Recentemente estou mudando de apartamento e, consequentemente, pensei em criar uma rede cabeada eficiente que limite o máximo possivel de aparelhos para o Wi-Fi
Minha ideia é colocar todos os aparelhos de televisão, computadores de forma cabeada limitando apenas a o Wireless para Notebooks de visitantes, celulares, tablets e outros periféricos.

Além disso, pretendo colocar Wireless robusta que eu consiga, dentro do possível, ter toda a casa de maneira isônoma acesso à wifi.

Vocês recomendariam algum guia?

Devo eu comprar um Acess Point dedicado para o Wi-Fi? Caso sim qual Recomendam? 

Qual Switch comprar  para manter toda essa rede? Cabo Cat6 é essencial?

Segue, em abaixo, o local no qual chega o cabo do provedor(Verde) e os possíveis locais que colocarei os plugs de rede.

3q.thumb.png.35fbedfa0c7b63a76d3979295fe3c2f2.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá!

 

Basta colocar um switch junto ao modem / roteador de sua operadora, ligar todos os pontos neste switch.

como é caseira e não é necessário gerenciamento pode ser um switch simples ( Switch 16 Portas Gigabit Tl-Sg1016d Tp-Link) por exemplo.

Quanto ao wifi acredito que um Ponto de Acesso UniFi AP AC Lite no corredor entre sala de jantar e estar irá atender todos os comôdos do ap.

o UNIFI é não é muito difícil de configurar , vai achar videos na internet de como fazer.

cat 5 mesmo.

boa sorte!! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota@Marcos Ferreira das Neves erá que, nesse apê, apenas os UniFi não resolvem? A não ser que exija muita transferência de arquivos pela rede. Digo isso por experiencia própria em casa: apesar de menor m², apenas no meu escritório, utilizo cabeamento. Para os demais aparelhos, SmartTV, Chromecast, Smartphones (os de casa e visitantes, que alias, tem uma rede separada e limitada no UniFI), tudo wireless... 


Se fosse os roteadores normais (e olha q usei muito tempo um WR941 da TpLink com DD-WRT e nunca tive problemas), pode até ser que não ficaria ruim... A diferença é "apenas" o m², dai , pra minha casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/12/2017 às 15:46, Diego Secco disse:

@ciro-mota@Marcos Ferreira das Neves erá que, nesse apê, apenas os UniFi não resolvem? A não ser que exija muita transferência de arquivos pela rede. Digo isso por experiencia própria em casa: apesar de menor m², apenas no meu escritório, utilizo cabeamento. Para os demais aparelhos, SmartTV, Chromecast, Smartphones (os de casa e visitantes, que alias, tem uma rede separada e limitada no UniFI), tudo wireless... 


Se fosse os roteadores normais (e olha q usei muito tempo um WR941 da TpLink com DD-WRT e nunca tive problemas), pode até ser que não ficaria ruim... A diferença é "apenas" o m², dai , pra minha casa.

 

Em 5GHz deve resolver sim, em 2.4GHz depende da área dele (prédio, deve ter interferências então acaba não sendo o ideal) mas também poderia resolver. Porém como ele prefere via cabo, vai via cabo mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...