Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Workstation para Mixagem e Áudio em Geral


Posts recomendados

Pessoal, estou com uma epopeia para o upgrade do meu PC e resolvi pedir uma ajuda aqui no Clube do Hardware. A minha configuração atual é a seguinte: 

- Processador AMD FX 6300

- 8 GB de Memória RAM

- 1 HD SSD e 1 Sata 500 GB

- Fonte EVGA 450W

 

O meu problema começou no mês passado ou retrasado quando a minha fonte queimou e, por consequência, levou o HD e a placa-mãe juntos. Então eu pensei em comprar uma placa-mãe para o FX 6300 e resolvi optar por aquelas com o chipset 970 ou 990, as quais eu descobri que utilizavam todo o desempenho do meu processador. No entanto, também descobri que nenhuma das baratinhas vinha com vídeo (não sei se outras vêm) e pensei: bem, não vale a pena fazer um upgrade caro nesse processador antigo. 

 

Ao mesmo tempo, eu não tenho dinheiro para ir à linha Ryzen no momento e preciso de uma placa até o dia 15. Toda essa introdução vai para a primeira dúvida abaixo, mas agora eu tenho questionamentos em relação ao próximo ano. O fato é que eu sempre pensei em continuar na AMD, até mesmo pela familiaridade, mas pesquisei em alguns fóruns internacionais de áudio e as pessoas falaram que (se eu entendi direito) apesar da Ryzen ser o futuro, ATUALMENTE a Intel ainda é melhor.  

 

Esse argumento é sustentando devido à frequência maior das Intel, em detrimento da quantidade de núcleos dos AMD (comparando processadores similares). Pelo que eu entendi, a frequência é mais vantajosa para quem trabalha com áudio porque todo o processamento é em tempo real (com automações, plugins atuantes enquanto a música vai rolando etc), diferentemente de uma edição de vídeo que trabalha com renderizações. De acordo com o conhecimento de vocês, isso faz sentido? 

 

No entanto, além da familiaridade, o fato da Intel não ter um socket unificado (pelo menos eu não encontrei nada sobre isso) também me deixou com um pé atrás. Sinceramente, eu tendo bastante ao Ryzen e pretendo ter essa configuração aqui, muito devido ao preço: 

 

- Ryzen 5 1400 

- 8 GB de RAM DDR4 2400 MHz

- 1 HD SSD e 1 Sata

- 1 placa-mãe A320

 

Bem, tendo todas essas informações, deixo as dúvidas supracitadas abaixo e adiciono mais algumas: 

1) Existe alguma placa baratinha (abaixo de 300) com chipset 970 ou 990 e com vídeo? Se não, penso em pegar uma mequetrefe mesmo só pra quebrar um galho. 

2) O que importa mesmo para esse tipo de trabalho com áudio é a quantidade de núcleos ou a frequência da CPU? vocês iriam de Intel ou AMD?

3) A placa-mãe A320 dá conta do recado ou a B350 seria melhor?

4) Eu ainda não faço nada profissional, apenas estudo, por isso tendo a esperar até o fim do próximo ano para fazer essas compras do Ryzen. Quais são os rumores sobre a segunda geração? Será que ela já vai ter vídeo integrado? E sobre as memórias DDR4, será que elas realmente irão subir o preço?

5) A minha fonte atual (EVGA 450W) aguenta essa config pro Ryzen? E se eu pensar em pegar um Ryzen 7 ou algum da segunda geração? 

6) Eu também tenho um cooler TX3 EVO, vocês acham que ele segura a temperatura dos Ryzen? 

 

*Curiosidade: os Ryzen realmente esquentam menos e consomem menos energia que os FX? 

Muito obrigado só por ler esse textão hehe! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caudo7 Boa tarde!

Sendo direto:

1) Você diz não querer fazer upgrade mas pergunta sobre uma placa chipset 970 ou 990, logo vou desconsiderar e passar para o próximo item;

2) Não sei precisar mas adianto que quanto aos processadores Intel ter, em geral, clocks mais altos não é justificativa uma vez que facilmente pode-se fazer OC nos AMD Ryzen. Sim, iria de AMD (tanto é que comprei um Ryzen 5 1600x).

3) Escolha uma mãe com chipset B350 de entrada (para OC) + placa de áudio offboard OU uma placa-mãe Gigabyte GA-AB350 Gaming 3 pois essa tem um codec de áudio superior às placas de entrada. Observação: Não sei dizer se o codec de áudio dessa placa(Realtek ® ALC1220) é superior ao de placas de áudio offboard.

4) Sobre a segunda geração, não sei dizer se teria vídeo integrado mas acredito que sim pois a AMD irá liberar processadores Ryzen + vídeo integrado RX Vega para notebooks, logo, há uma esperança para que a próxima geração seja equivalente.

4.1) As memórias não só vai encarecer mais, como já estão absurdamente caras. Aconselho algo como essa Memória Desktop Kingston 8gb Ddr4 2133mhz;

5) Sim, aguentará tranquilamente. O fato de pensar em pegar um Ryzen 7 não tem nada a ver pois dependerá se quiser pegar uma placa de vídeo muito robusta, como uma GTX 1080 ou uma RX 580 ou RX Vega.

6) O próprio cooler que vem com os processadores Ryzen sem o "X" dão conta do recado, venda o seu junto com seu processador.

 

*Sim e não... ...Um FX 6300 tem o TDP de 95W enquanto os Ryzen sem o "X" tem TDP de 65W, porém os Ryzen com "X" continuam com TDP de 95W (só que todos eles muito mais robustos que os FX).

 

Outra coisa, para aquisição de um Ryzen, você precisará de uma placa de vídeo, mesmo que de entrada.

 

É isso, espero ter esclarecido suas dúvidas, qualquer coisa, estamos aí!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThiagoLuiz muito obrigado! Esclareceu bastante. 

 

Sobre o OC, esse processo é muito complicado? Eu tenho uns conhecimentos básicos em informática por ter feito um técnico bem porco (hehehe), mas nunca fiz esse procedimento por não ter tanto interesse. Além disso, os coolers e a fonte seguram os ryzen mesmo em OC? 

 

Sobre a placa de vídeo, sim, já sabia dessa :\. Por isso que eu perguntei do vídeo integrado na segunda geração. Mas então só vou saber mesmo no ano que vem hehe. E mais uma vez obrigado pela informação do cooler! Muito valiosa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...