Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WaterCooler. Instalação e manutenção.


Posts recomendados

Olá, bom dia.

 

Desde já, desculpem-me pelo tamanho dos textos.

 

Estou montando um computador de perfil gamer, e por conta disso, preciso de um bom sistema de refrigeração. Minha intenção era utilizar os conhecidos AirCoolers, sendo que meu gabinete tem 6 slots de fans disponíveis, sendo 2 frontais, 3 superiores e 1 traseiro. Porém, pesquisei sobre os WaterCollers e vi que esse sistema ajuda no overclocking, além de realizar a função de refrigeração de forma excelente. Porém, por se utilizar água, me fez ficar com as seguintes dúvidas:

 

1- É necessário alguém que conheça esse sistema para instala-lo? (Eu mesmo pretendia montar o computador, mas por desconhecer o sistema de W.C. me deixou com muito receio pela possibilidade de montar errado e causar graves problemas;

2- É necessário uma mistura de água destilada mais alguns aditivos para melhor desempenho? Onde obter essa mistura, e qual tipo d reservatório utilizar?;

3- Qual a frequência da manutenção que devo realizar? 

 

Grato pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, não é agua que usam no WC, o correto seria chamar eles de liquid cooler.

Segundo, se você comprar um WC selado, você não precisa fazer manutenção.

Terceiro, a instalação é simples, somente montar as fans no radiador e parafusar o radiador no gabinete e colocar a pasta térmica no processador e prender a bomba nele (método para WC selado).

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Diego F.Campos  tudo bem?

 

Respondendo as suas perguntas:

15 minutos atrás, Diego F.Campos disse:

1- É necessário alguém que conheça esse sistema para instala-lo? (Eu mesmo pretendia montar o computador, mas por desconhecer o sistema de W.C. me deixou com muito receio pela possibilidade de montar errado e causar graves problemas;

Não, os WC fornecidos atualmente no mercado (sua grande maioria) a não ser os custom's, ou seja os montados por você mesmo, vem de forma selada, então você não tem necessidade de colocar fluido nele. Seu sistema é composto basicamente de um radiador, mangueiras de fluxo para o fluido (uma de entrada e outra de retorno), uma bomba e um dissipador, bem simples.

17 minutos atrás, Diego F.Campos disse:

2- É necessário uma mistura de água destilada mais alguns aditivos para melhor desempenho? Onde obter essa mistura, e qual tipo d reservatório utilizar?;

Não, como eu disse. Os modelos disponibilizados para venda no mercado como sua grande maioria, vem na forma selada, você não mexe com fluido, apenas coloca os fans no radiador e o instala corretamente em cima do processador. Os Water Coolers custom's que são os que você faz do ZERO, também não precisam de mistura, já que os fluidos são vendidos prontos pelo mercado.

19 minutos atrás, Diego F.Campos disse:

3- Qual a frequência da manutenção que devo realizar? 

Nenhuma, pois são selados. A garantia e tempo útil desses equipamentos varia muito de  merca para merca, alguns chegam a ser até 5 anos, o que acontece é que quando ele queimar (e pode ter certeza, a tecnologia vai ter até mudado quando chegar nesse ponto) você pode ai sim, estar estudando com tempo uma maneira de realizar um water cooler custom, reaproveitando o radiador, dissipador e apenas trocando a bomba, no caso o que realmente "estraga" neles.

 

Fique tranquilo, escolha um bom modelo, instale e vá jogar! 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/12/2017 às 09:20, Fatjoerani disse:

Cara te recomendo um Wc selado não tem manuntenção e de fácil instalação voce terá que ver apenas o tamanho correto para seu gabinete.

Obrigado!

adicionado 2 minutos depois
Em 06/12/2017 às 09:20, Noodle disse:

Olá @Diego F.Campos  tudo bem?

 

Respondendo as suas perguntas:

Não, os WC fornecidos atualmente no mercado (sua grande maioria) a não ser os custom's, ou seja os montados por você mesmo, vem de forma selada, então você não tem necessidade de colocar fluido nele. Seu sistema é composto basicamente de um radiador, mangueiras de fluxo para o fluido (uma de entrada e outra de retorno), uma bomba e um dissipador, bem simples.

Não, como eu disse. Os modelos disponibilizados para venda no mercado como sua grande maioria, vem na forma selada, você não mexe com fluido, apenas coloca os fans no radiador e o instala corretamente em cima do processador. Os Water Coolers custom's que são os que você faz do ZERO, também não precisam de mistura, já que os fluidos são vendidos prontos pelo mercado.

Nenhuma, pois são selados. A garantia e tempo útil desses equipamentos varia muito de  merca para merca, alguns chegam a ser até 5 anos, o que acontece é que quando ele queimar (e pode ter certeza, a tecnologia vai ter até mudado quando chegar nesse ponto) você pode ai sim, estar estudando com tempo uma maneira de realizar um water cooler custom, reaproveitando o radiador, dissipador e apenas trocando a bomba, no caso o que realmente "estraga" neles.

 

Fique tranquilo, escolha um bom modelo, instale e vá jogar! 

 

 

Entendi! Muito obrigado por toda a explicação e disposição! 

O Walter cooler da Corsair H80i V2 se adequa a essas características certo?

 

 

adicionado 4 minutos depois
Em 06/12/2017 às 09:18, felipecardoso9 disse:

Primeiro, não é agua que usam no WC, o correto seria chamar eles de liquid cooler.

Segundo, se você comprar um WC selado, você não precisa fazer manutenção.

Terceiro, a instalação é simples, somente montar as fans no radiador e parafusar o radiador no gabinete e colocar a pasta térmica no processador e prender a bomba nele (método para WC selado).

Muito obrigado pelas explicações!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Diego F.Campos disse:

Obrigado!

adicionado 2 minutos depois

Entendi! Muito obrigado por toda a explicação e disposição! 

O Walter cooler da Corsair H80i V2 se adequa a essas características certo?

 

 

adicionado 4 minutos depois

Muito obrigado pelas explicações!!

Por nada =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...