Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GA-z87-D3HP Gargala uma 1060 ou rx580?


Posts recomendados

Galera tenho uma GA-z87-D3HP e atualmente uso uma gtx 770 2gb e 16gb 1866mhz. Pretendo investir e trocar minha VGA para melhorar o desempenho e qualidade nos games... estou entre uma gtx1060 6gb ou rx580 8gb.

 

Saberiam dizer se essa mobo toca de boa qualquer uma dessas 2 vga's ou teria algum gargalo? conseguiria usar 100% dessas VGAs com esse setup atual?

 

Config atual:

ga-z87-D3HP

i5 4670k

16gb 1866 mhz

Fonte XFX PRO550w

 

Quais seriam as dicas e conselhos da galera que mais entende aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Normalmente existe gargalo de processador. Fonte insuficiente. Mas de placa-mãe é bem difícil.

Aliás você não precisa de vários tópicos para o mesmo assunto.

 

Qualquer uma das placas de vídeo ficaria bom.

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Phoenyx disse:

Eu só não pegaria a 1060 ou a 580. Pulo pequeno da 770 para estas. Iria de 1070.

Realmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasMachadoID  Não pretendo usar 2 monitores, vou ficar apenas com 1 ultrawide 29 ou 34 (investimento futuro). Acha que indo de nVidia perderia muito por conta de não ter freeSync? já que não possuo um setup top de linha, poderia ter algumas quedas, que seria "segurado" ou mascarado pelo FreeSync, ou engano meu?

 

@Phoenyx Realmente não é um pulo tão grande, mas levando em consideração que venderei a minha por no mínimo 550, e pretendo pagar até no máximo 1100 na VGA nova, seria um aumento bacana pelo que vou gastar, visando o custo x benefício. até porque hj rodo games atuais no médio a 35~50 fps... passarei a rodar no ultra 60fps+, acho que além de desempenho passarei a aproveitar mais os gráficos, acho que isso já valeria o investimento. (inclusive minha dúvida é, será que com essa setup vou mesmo rodar a 60fps+ no ultra??) com qualquer uma delas?

 

@Math.Pi Eu não fiz 2 tópicos repetidos na intenção de floodar, em 1 deles foquei a pergunta da diferença entre as VGAs, e no outro perguntei sobre o gargalo da MOBO em relação as placas, na minha cabeça pensei que os tópicos atingiriam pessoas diferentes com conhecimentos diferentes. Por mais difícil que seja o dito gargalo da mobo, existe sim, pegar uma mobo de 250 reais e botar pra tocar uma 1070 acho que não seria muito bacana né? ouvi falar sobre questão de barramento e enfim, coisa que não entendo muito, por isso vim perguntar. sobre as VGAs e o desempenho delas na MINHA mobo atual. se não seria necessário inclusive pegar uma mobo mais parruda (?)

 

 

Galera, eu sei que as 2 placas são boas, mas ainda não ficou muito claro pra mim, sei também que aquela que eu encontrar mais barata seria a melhor opção e enfim, o que nao sei e me faz ficar indeciso é comprar algo em que eu saia perdendo, alguma delas tem alguma vantagem ou desvantagem muito grande em relação ao meu setup atual? qual delas encaixaria melhor levando em consideração o que ja tenho? atualmente utilizo um monitor led 27"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@zFolha O limitante aí é o VRAM da 770, porque em GPU o salto não é tão significativo.

Ainda iria de 1070, principalmente se sua intenção é pegar ultrawide.

Entre 1060 6GB e 580 8GB você mesmo se respondeu. Se vai pegar freesync seria melhor AMD, em desempenho ambas as placas são similares.

 

60fps no ultra você não rodaria todos os jogos nem em 1080p, o que dirá ultrawide, com as duas placas por você mencionadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx  Realmente também acho uma placa bacana essa 770 atual, ta fazendo milagre desde 2013 até hoje, em jogos pesados atuais, claro que com bastante queda, mas ainda assim dando pra jogar bacana acima PELO MENOS dos 35~45fps com um preset bem ajustado. e não passando dos 75 graus. agora o VRAM realmente ta fazendo falta, principalmente no GTA V e jogos de mundo aberto ou mapa grande com Black Desert que jogo atualmente.

 

Eu também prefiria ir de 1070, o duro é a grana que não ta tendo.. hahaha, pra ir de 580 ou 1060 investiria apenas uns 600 do bolso, mais a diferença que pegaria na minha e ja daria pra jogar liso e bonito!.. ou seja, eu conseguiria comprar uma delas + 1 monitor 29 e ainda não daria o valor de uma 1070, ou daria no talo... complicado, sem contar o fato de que meu setup atual não sei se casaria bem com uma 1070.. será q é o suficiente? questão de fonte e CPU..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fonte suficiente, CPU por ter 4 threads vai dar umas engasgadas. Mas você tem ao seu lado o overclock neste conjunto para combater o CPU bound.

Falando em fonte, dependendo do modelo da RX580, ela vai consumir 250W em full load. Com over no CPU já vai bater na casa dos ~400W de consumo. Ainda segura, mas seria preferível neste caso uma das GTX para melhor eficiência da fonte e margem de segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx  Estou entre uma rx580 8gb da Sapphire por 1150. usada, ou uma 1060 6gb da PNY por 1100, ambas são marcas confiáveis certo?

 

quais são aquelas q é bom passar longe? MSI, powercolor...? esses modelos da Gigabyte ou Galax estão bacana?

 

 

@Math.Pi  Bom saber, já fico mais tranquilo pra pegar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@zFolha Usada a maioria é de mineração, cuidado com as Radeon RX570 pra cima usadas, ainda mais quando o cara tá vendendo mais de duas no mesmo anúncio (certeza que era rig de mineração). nVidia tá menos propensa a mineração pelo menor número de stream processors. Pesquise sobre o assunto.

 

MSI eu passo longe sempre, Powercolor e Sapphire são boas, não fazem placas nVidia, daí o povo daqui desconhece. PNY é razoável, assim como Zotac. Galax é boa e Giga não preciso comentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Absolutamente nada contra VGAs da MSI, trabalham frias, são silenciosas e consomem menos. E MSI tem 3 anos de garantia nacional, maior garantia entre as VGAs vendidas aqui. Zotac tb  é boa, 2 anos de garantia nacional, se for comprada em loja grande. Galax tem alguns dos modelos + baratos e tem 2 anos de garantia nacional tb. Sapphire tb mt boa, acho que a melhor RX580 é dela (a nitro+). XFX tb marca mt boa, já tive várias e recomendo muito (embora o suporte nacional acho que não existe mais, tem que mandar pros EUA caso dê zica, assim como as da EVGA). PNY e Powercolor nunca tive. Asus e Gigabyte geralmente são mais caras que a média. Sempre procure por modelo com 2 fans e não compre modelos blower.

Independente de ser AMD ou Nvidia, se for comprar usada, sempre cuidado com mineração, tem muitos rigs de GTX 1060 minerando por ai tb. Um amigo mesmo está minerando com 5 GTX 1060. Mas sim, as AMD são mais visadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@zFolha Não vi uma RX580 no ML nestes valores que não tenha sido usada para mineração. Alguns vendedores estão mais espertos e dividindo suas placas em diversos anúncios para não dar tão na cara, mas se você olhar a localidade e jeito de escrever perceberá que é o mesmo sujeito.

 

Digo isso porque tmb tô acompanhando especificamente estas placas para UP aqui.

 

Quanto a MSI, galera, não tô falando sobre garantia ou coisa parecida, mas sim que a maioria das suas placas possuem projetos pobres no VRM e circuito de entrada. Já vi RX480 sem um simples resistor ou fusistor na entrada, ou seja, com sobrecarga na corrente o mosfet simplesmente derretia.

 

placa-mãe tá na mesma conta, geralmente com VRM pobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Phoenyx disse:

Quanto a MSI, galera, não tô falando sobre garantia ou coisa parecida, mas sim que a maioria das suas placas possuem projetos pobres no VRM e circuito de entrada. Já vi RX480 sem um simples resistor ou fusistor na entrada, ou seja, com sobrecarga na corrente o mosfet simplesmente derretia.

 

placa-mãe tá na mesma conta, geralmente com VRM pobre

Tem links que confirme isso? Não achei muita coisa que mostre que isso é uma diferença crucial nem nada. Até porque a grande maioria da glr n faz OC agressivo em GPU, então n acho que vá realmente fazer uma diferença. Ao menos do que eu pesquisei, só ouvi falar muito bem delas, tanto em termos de refrigeração quanto energia quanto silêncio. Nada muito diferente de melhor / pior em relação à outras marcas. Esse link é interessante, esse tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A questão não é overclock e sim se der surto aí na sua fonte e torrar a placa toda, entende?

Um exemplo aqui:

 

 

 

Já vi outros casos. Placas da MSI para AM4 por exemplo em sua maioria são as piores, VRM ruim até pra rodar um 8 núcleos em stock!

E isto não é de hoje, desde a época dos Athlon XP a MSI sempre pecou neste quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, zFolha disse:

@Phoenyx  Estou entre uma rx580 8gb da Sapphire por 1150. usada, ou uma 1060 6gb da PNY por 1100, ambas são marcas confiáveis certo?

 

quais são aquelas q é bom passar longe? MSI, powercolor...? esses modelos da Gigabyte ou Galax estão bacana?

 

 

@Math.Pi  Bom saber, já fico mais tranquilo pra pegar

 

Se vai comprar monitor novo, então pega a RX 580 8 GB e o monitor FreeSync

 

Só pesquisar no google e youtube sobre FreeSync

 

Não curto ultrawide, pois caso o jogo não seja compatível com a resolução as laterais vão ficar pretas


Opções de monitores FreeSync:

 

Sobre o MONITOR GAMER AOC 24 POL. LED 144HZ 1MS FREESYNC, G2460PF - R$ 1400,00 (kabum, pichau, terabyte ou outras lojas grandes)

 

Sobre o MONITOR ASUS 24 POL. 1MS 144HZ FULL HD, MG248QR - FreeSync - R$ 1600,00 (kabum, pichau, terabyte ou outras lojas grandes)

 

Monitor Gamer AOC Led 24´ Widescreen 1ms VGA/HDMI/Display Port G2460VQ6 - FREESYNC - R$ 840 (kabum, pichau, terabyte ou outras lojas grandes)

 

Sobre o Monitor Gamer Viewsonic 27´´ 1080 FreeSync 1ms 144hz DisplayPort /HDMI com Ajuste de Altura XG2701 R$ 2100,00 (kabum)


Opções e monitores UltraWide:

 

MONITOR LG 25 POL. FULL HD IPS 2560X1080 ULTRAWIDE, 25UM58-P - R$ 690 (kabum, pichau, terabyte ou outras lojas grandes)

 

MONITOR LG 29 POL. LED FULL HD IPS 2560X1080 ULTRAWIDE, 29UM68-P - FREESYNC- R$ 1250 (kabum, pichau, terabyte ou outras lojas grandes)
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Phoenyx disse:

A questão não é overclock e sim se der surto aí na sua fonte e torrar a placa toda, entende?

Um exemplo aqui:

 

 

Só pude ver agora.. Rapaz, bola fora isso eim. Mas eu acho q foi problema nesse modelo específico, porque nos comentários do vídeo inclusive perguntam sobre a 1060 da MSI e ele disse que essa tem a proteção anti surto e que recomenda muito, placa top. Em outro comentário, perguntaram pra ele quais marcas ele recomenda em construção/componentes e ele disse "MSI,GALAX E ZOTAC,,depois vem EVGA E GIGABYTE.".

 

21 horas atrás, Phoenyx disse:

Já vi outros casos. Placas da MSI para AM4 por exemplo em sua maioria são as piores, VRM ruim até pra rodar um 8 núcleos em stock!

E isto não é de hoje, desde a época dos Athlon XP a MSI sempre pecou neste quesito.

Acho que não bro, os VRM da MSI eram muito ruins nos sockets AM3+ mas agora no AM4 está bem + decente. (até porque n sugam tanta energia né :P) Definitivamente não são os melhores VRM, mas roda 8 core stock tranquilo bro. Estou na minha primeira mobo MSI e tá just fine no R5 1600 com OC a 3,7ghz, com vcore default e VRMs ficam entre 35-40º, super de boas (e olha q moro no NE e sem ar condicionado). Nesse breakdown aqui ele explica que a gaming pro (das mais baratas da MSI, que é a minha), mesmo não tendo os melhores VRM, aguenta 3.8 ghz num 8 core tranquilo. 


Eu diria que nas placas AM4 você olha o preço, se tiver outras decentes pelo mesmo preço, vá. Mas se n tiver, as MSI são just fine, nada a reclamar (até agora).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...