Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Supercapacitor? que bicho é este?


Blumer Celta

Posts recomendados

Eu andei fazendo experiências com supercapacitor e realmente consegui dar partida num carro (um corola) só com o banco de capacitores, totalmente sem bateria (bateria desconectada), dois conjuntos de 6 capacitores de 500F 2,7V (capacitância real de 300F cada medida), mas antes disso eu acabei derretendo a trilha da placa e outras barbaridades, e no final só foi possível com dois conjuntos de 6 ligados em serie e paralelo.

Estes capacitores são realmente muito brutais, não se pode vacilar com eles, pois ao carregar se não tomar cuidado você frita a fonte se ela não for bem protegida ou se ligar direto na bateria do carro pode dar problema. E se vacilar e ligar acidentalmente os dois terminais pode provocar algum acidente.

Acho que com um desenvolvimento tecnológico estes capacitores podem realmente substituir as baterias. Imagine uma “bateria” com capacidade de resistir a milhões de ciclos de carga e descarga e ser carregado bastante rápido.

 

https://www.ebay.com/itm/6pcs-2-7V-500F-Super-Farad-Capacitor-35-60mm-Super-Capacitor/401145642188?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 12/12/2017 às 00:47, Mestre88 disse:

Não são em todos aparelhos que isso funciona. 

 

Obrigado pela dica.   acho que deve funcionar naqueles "brick games" para trocar a pilha quando tiver terminando uma partida e a pilha vai acabar...

adicionado 4 minutos depois
Em 12/12/2017 às 13:48, Intrudera6 disse:

Eu andei fazendo experiências com supercapacitor e realmente consegui dar partida num carro (um corola) só com o banco de capacitores, totalmente sem bateria (bateria desconectada), dois conjuntos de 6 capacitores de 500F 2,7V (capacitância real de 300F cada medida), mas antes disso eu acabei derretendo a trilha da placa e outras barbaridades, e no final só foi possível com dois conjuntos de 6 ligados em serie e paralelo.

Estes capacitores são realmente muito brutais, não se pode vacilar com eles, pois ao carregar se não tomar cuidado você frita a fonte se ela não for bem protegida ou se ligar direto na bateria do carro pode dar problema. E se vacilar e ligar acidentalmente os dois terminais pode provocar algum acidente.

Acho que com um desenvolvimento tecnológico estes capacitores podem realmente substituir as baterias. Imagine uma “bateria” com capacidade de resistir a milhões de ciclos de carga e descarga e ser carregado bastante rápido.

 

https://www.ebay.com/itm/6pcs-2-7V-500F-Super-Farad-Capacitor-35-60mm-Super-Capacitor/401145642188?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

Obrigado por se aventurar fazendo estes testes perigosos... assim sabemos os resultados...

adicionado 4 minutos depois
Em 12/12/2017 às 13:48, Intrudera6 disse:

Eu andei fazendo experiências com supercapacitor e realmente consegui dar partida num carro (um corola) só com o banco de capacitores, totalmente sem bateria (bateria desconectada), dois conjuntos de 6 capacitores de 500F 2,7V (capacitância real de 300F cada medida), mas antes disso eu acabei derretendo a trilha da placa e outras barbaridades, e no final só foi possível com dois conjuntos de 6 ligados em serie e paralelo.

Estes capacitores são realmente muito brutais, não se pode vacilar com eles, pois ao carregar se não tomar cuidado você frita a fonte se ela não for bem protegida ou se ligar direto na bateria do carro pode dar problema. E se vacilar e ligar acidentalmente os dois terminais pode provocar algum acidente.

Acho que com um desenvolvimento tecnológico estes capacitores podem realmente substituir as baterias. Imagine uma “bateria” com capacidade de resistir a milhões de ciclos de carga e descarga e ser carregado bastante rápido.

 

https://www.ebay.com/itm/6pcs-2-7V-500F-Super-Farad-Capacitor-35-60mm-Super-Capacitor/401145642188?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

Obrigado por se aventurar fazendo estes testes perigosos... assim sabemos os resultados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outros fizeram isto antes de mim, e demonstraram pelo YouTube, mas eu sou sético e um pouco imprudente, eu tinha que testar eu mesmo . Na próxima vez eu vou medir a corrente instantânea de partida, arranjei umas   alicates ac/dc com saída para osciloscópio, nos meus testes com alicate normal não  consegui medir direito o transiente de partida do motor de arranque, mas parece que pode ultrapassar os 300A, talvez mais de 400A de corrente de pico no motor 1.8 do Corolla.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único problema é que não pode escutar o rádio com o motor desligado, mas como solução de bateria extra quando a normal vai pro saco é muito interessante.

adicionado 6 minutos depois

No vídeo aparece a partida do carro com 6 x 400 farads x 2,7V em série. No Ebay com 6 x 500 farads x 2,7V em série tá por R$ 81,00.

s-l225.jpg

adicionado 8 minutos depois

Só não sei se as trilhas vão suportar o pico da partida (750A nesse vídeo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...