Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual escolher i5 8400 vs r7 1700


Posts recomendados

Ola gente bom  estou na duvida cruel nao sei qual processador escolher nao tenho preferência de marca e nao me importo em pagar mais na mobo desde eu tenha desempenho alto para jogos e um longevidade de 2 a 3 anos com minha gtx 1070 strix junto. 

Sei q posso estar errado mais ja vi varios gameplays com o i5 com uns 20 fps a mais q o r7 e 20 fps ao meu ver no futuro fara falta mais todo me indicam r7 queria saber o porque? sla kkkk to ficando doido ja nessa duvida 

 

Obs:se alguem puder dar uma dica pra mim ja termina minha configuração tenho a gtx 1070,fonte 750w cosair,gabite nzxt 410

 

Faltando a mobo,memoria,cpu,hd novo e se possivel encaixar um sdd num orçamento de 2900 +- 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Fekiller2012 disse:

Sei q posso estar errado mais ja vi varios gameplays com o i5 com uns 20 fps a mais q o r7 e 20 fps ao meu ver no futuro fara falta mais todo me indicam r7 queria saber o porque? sla kkkk to ficando doido ja nessa duvida 

Se fosse um Core i5 da geração passada, até faria sentido.. Sendo um 8400, a coisa muda de figura.. O problema é o custo da plataforma toda.. Já viu os preços das MOBOs Z370?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Fekiller2012 disse:

Simm vi as mais baratas 750,enfim q nao seja o i5 8400 qual outro processador você me indicaria com essa mesmo performace e longevidade

E os Coffee Lake são LGA1151b. Os Ice Lake já sairão com outro socket. Então, você ficaria limitado, em termos de upgrade, aos processadores já lançados, não tendo possibilidade de expansão futura. São as duas coisas que desabonam os Coffee Lake: custo das placas mãe e ser uma plataforma que já nasceu morta, pois seus processadores são excelentes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2017 às 12:32, Fekiller2012 disse:

Nao ligo do processador e sim a longevidade e performace cito esse doiss pois sao os mais comentados atualmente

Se for entre esses dois, EU apostaria no Ryzen 7.. Não na CPU em si, mas na plataforma, como um todo.. A AMD deve usar o mesmo soquete e placas-mãe por, pelos menos, duas gerações do Ryzen, ou seja, você teria algumas opções, para um upgrade de CPU, sem precisar trocar meio PC..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vegetto disse:

Qual resolucao e taxa de Hz que ira usar?! Se for 1080p a coisa fica pendendo mais pra coffe, se for 1080p@144Hz eu nem cogitaria ryzen. Se for jogar em 1440p, 4k, ae vai de ryzen mesmo q é um melhor custo/benefício.

Pretendo compra esse monitor mais pra frente https://www.shoptime.com.br/produto/132609475/monitor-led-29-gamer-lg-29um69g-full-hd?WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_pla_infeaces_geral_1p&epar=bp_pl_00_go_pla_infeaces_geral_1p&gclid=CjwKCAiAjanRBRByEiwAKGyjZVTT0x5u-0KMfhr6jL9heFUBdL-XV5lAJKEyJyMjhkFMWhfCogXCkxoCohsQAvD_BwE&opn=GOOGLEXML&sellerId=00776574000660

 

 

Mais por enquanto to com uma tv led 32 1080p   60hz  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou a favor do Ryzen por enquanto (até a Intel liberar os chipsets mais baratos). Vou te dar os motivos pra escolha de cada um dos processadores.

 

Por que escolher o Ryzen 1700?

  • Longevidade da plataforma. A AMD prometeu dar total suporte à plataforma (AM4) e manter a compatibilidade com novos processadores até 2020. Você poderá fazer upgrade pros Ryzen 2ª geração (e possivelmente até 3ª geração) sem ter que trocar nada além do próprio processador.
  • Mais poder multithread. O Ryzen 7, por ter 8 núcleos com SMT (16 threads), tem muito mais poder multithread que o i5-8400 (6 núcleos / 6 threads). Você nota uma diferença significativa de desempenho em programas pesados que fazem uso desses núcleos, e pode possivelmente notar alguma diferença se fizer streaming (o R7 tem thread de sobra pra dividir entre o jogo e os programas de captura de vídeo / encoding / streaming).
  • Melhores frametimes (discutivelmente). Sim, o i5-8400 vai produzir mais frames por segundo, mas o Ryzen 7 consegue manter uma maior consistência nos tempos de seus frames, oferecendo (em teoria pelo menos) uma experiência mais fluida. Leia esta pergunta (e a resposta) no reddit a respeito de frametimes, se entender inglês.
  • Desbloqueado pra overclock.
  • Preço. R$ 890 (Ryzen 7 1700) + R$ 500 (B350). Por R$ 1400 ou até menos (se quiser poupar na placa-mãe) você consegue seu "kit". Mas um kit com i5-8400 vai sair por uns R$ 1600 - R$ 1650, então a diferença não é tão grande.

Por que escolher o i5-8400?

  • Mais poder singlethread. A grande vantagem dos Intel Core. Se um jogo ou software faz forte uso de um núcleo, ou se não usa mais do que 6 núcleos, vai se sair bem melhor com este processador. Isso inclui grande parte dos jogos atuais!!
  • Maior frame rate. Indiscutivelmente. Na maioria dos jogos, os Intel Core pegam mais fps do que os Ryzen.

 

Se tiver interesse por benchmarks: 1800X vs 8400. Pus o 1800X porque o 1700 alcança esse mesmo desempenho ao fazer overclock pra 3.6 GHz (chega em 3.9 - 4.1 GHz, dependendo de quão sortudo você for).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelCLP De todos os topicos que você levantou o unico relevante mesmo é o poder multithread. Longevidade nao é sinonimo de cpu melhor, afinal ninguem garante que o ryzen + ou ryzen 2 ira superar o que a intel tem hj, imagina o que tera no futuro. A plataforma AM3 tb ficou anos recebendo cpu e foi q o q foi, nao que eu acredite que o ryzen ira fracassar como os FXs mas apenas pra exemplificar que longevidade de plataforma nao é primordial para a escolha dela. CPU desbloqueado tb nao é la grande coisa, pois, o ryzen sobe bem pouco, esse r7 1700 com uma mobo b350 so com MUITA sorte pra passar dos 3,7GHz. A questao dos frametimes depois de muito pesquisar vi que é a mesma coisa na intel e amd, ora amd parece melor, ora intel parece superior, ou seja, nao é uma caracteristica constante, depende muito do jogo, logo é mais uma questao de otimizacao do que caracteristica do hardware e, quando o assunto é otimizacao é muito mais fácil isso acontecer pro lado do mais forte ($$$), nesse caso, intel e nvidia sao mais fortes do q amd e no mundo real o q manda é a grana.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vegetto A respeito de frametimes eu concordo com você de que isso depende de jogo, então por falta de dados vou "aceitar" que os dois processadores estão equilibrados.

 

Agora, dizer que a longevidade da plataforma é irrelevante, eu não posso deixar passar, dado que os Ryzen são excelentes processadores que trouxeram a AMD de volta à disputa. Claro que não há garantia alguma de que as próximas gerações serão muito superiores às atuais, mas há grande chance, pois caso não aconteça a AMD vai ficar muito pra tras novamente. O problema maior é que a Intel vai matar a plataforma atual ao lançar a próxima geração. Parece até que só lançaram a oitava geração às pressas pra equilibrar a disputa, e a próxima geração é que vai vir pra destruir os Ryzen atuais de vez. Se os rumores estiverem certos, o i5 8400 (que hoje bate de frente com um i7 7700) vai ficar equilibrado com os i3 9ª geração... pra deixar bem claro, vou repetir: se os rumores estiverem certos, esse i5, ano que vem, passaria a estar no nível de um i3.

 

Isso é o que me assusta na plataforma atual da Intel. Investimento de mais de R$ 700 numa placa-mãe, mais quase R$ 900 em um i5 que ano que vem possivelmente perderá pra i3, e não vai sequer poder fazer upgrade (exceto pra um i7 com performance de i5) sem trocar toda a plataforma. Eu não estou sequer apostando que a AMD vai novamente superar a Intel nas próximas gerações. Estou apenas apostando que em 2 ou 3 anos vão começar a aparecer alguns jogos que precisam mais do que um i3 pra se tirar o máximo de proveito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelCLP Concordo que o Ryzen foi uma evoluçao gigante para o q a amd tinha antes dele, isso é fato. porém, acredito que de agora em diante ela ira apenas refinar sua arquitetura, coisa q a intel fez por anos com sua arquitetura core i, o foco sera subir o clock a cada geraçao, refinar o processo de fabricação, eficiencia energetica, essas cosas e, em ultimo caso adcionar mais cores e threads mas a base de desempenho é essa que temos atualmente. É um cpu fenomenal em multithread dado o seu preço mas em certos aspectos se compara a um intel core de quarta geraçao, portanto, a escolha depende muito pro tipo de uso de cada usuario. 

Tb concordo que essa oitava geraçao é apenas um tapa buraco enquanto a nona nao chega, isso nao é segredo pra ninguem, pelo menos isso a intel nunca escondeu, portanto, quem vai de oitava geraçao sabe disso. Particulamente isso nao me incomoda, afinal informatica é isso mesmo e, sempre monto um combo para usar pelo menos 3 anos, logo, como estara o mercado de cpu em 2021 pouco me importa. Caso eu pegue um i7 8700 (esse é o plano) eu nao ficarei chateado se o i5 9xxx tb for um cpu 6c/12t e o i7 8c/16t, o 8700 nao ficara ruim por conta disso e como performance multithread nao é meu foco então nem esquento com isso mas cada um cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vegetto Também acho que o i5 8400 não deixará a desejar independente do que aconteça na próxima geração (embora acredite que daqui a 3 anos possa começar a sofrer com alguns jogos sim, enquanto o Ryzen 7 deve durar muito mais), mas se formos justamente pensar no agora, sem considerar upgrade algum, o Ryzen 1700 @ 3.6GHz ainda oferece 50%-70% mais poder multithread por um preço levemente mais baixo. Sim, perde uns 10% em poder singlethread e acaba pegando 10-15% menos fps em vários jogos atuais. Mas a minha pergunta é: será que vale a pena trocar 50-70% mais poder multithread (= muito mais potencial pra programas/jogos futuros) por 10-15% mais fps em jogos atuais? Se a resposta for sim, ótimo, vá no i5 8400. Caso contrário eu não vejo atualmente nenhuma outra vantagem pra ir com esse processador enquanto não lançarem placas-mãe com chipset de entrada. Já não bastasse estar pagando preço de lançamento nesse processador (que em poucos meses deve baixar pelo menos uns 150 reais, fora as promoções), ainda está pagando 400 reais a mais numa placa que ele não consegue sequer tirar proveito... dizer que isso está compensando mais do que ir no Ryzen é realmente querer dizer que a plataforma atual da AMD não presta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelCLP acho q esse i5 nem dura tanto assim, por isso n fui nele ainda e estou esperando o preco do i7 baixar e chegar as mobos mais baratas. Como uso 144hz é importante um cpu forte, porém, que tenha uma folga de uso e esse n é o caso desses i5 6c/6t, onde mesmo atualmente ja vi jogos batendo 100% d uso. Pra quem usa monitor d 60hz ate pode ser q dure esses 3 anos, caso contrário é uma aposta perigosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Olá a todos!! Recorrendo a um auxilio aqui, por que sinceramente estou pirando com tanta informação e muitas desencontradas.

Cenário atual da minha máquina: CPU Intel i54440 (de 2013 que está no mercado custando R$1.100,00) + water cooler + placa-mãe Asus H81 + 16GB de memória Hyper X Fury + SSD 120gb + ASUS RX580 STRYX GAMER DE 8GB

USO DO EQUIPAMENTO: 

- GAMES: ETS2 + ATS + F1 2018 + Simulador de Vôo + Spintiries Mod Runner 

- PROGRAMAS: ADOBE PREMIER +AFTER EFFECTS+PS+LIGHTROOM

Troquei recentemente um Nvidia K4000 pela RX 580, pensando em upgrade, mas não imaginei que iria gargalar imediatamente.

Os jogos, rodo no alto com 120fps em média, mas no multiplayer em áreas densas, chega a travar.

Render, não tive ganho, CPU sofre!!

A GPU trabalha em 100% full time (sem problemas é feita para isso), mas a CPU acima de 92% é perigo constante...

 

DÚVIDA: INTEL 8400 / INTEL 8700 / INTEL 7400 / INTEL 7700 ou RYZEN.?

E qual ryzen para essa GPU? Pretendo rodar com 16gb de RAM de alta performance.

Obs: Não penso em overclock, nem rodar outros games pesadões. Mas preciso preparar para plataforma DX11 nos games que jogo.

Como uso plataforma 1150, em qualquer um terei que trocar tudo. Sem problemas, o conjunto atual irá para o escritório...

IMPORTANTE: USO MONITOR DE 144hz

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2018 às 22:34, Sergio Tormes disse:

Olá a todos!! Recorrendo a um auxilio aqui, por que sinceramente estou pirando com tanta informação e muitas desencontradas.

Cenário atual da minha máquina: CPU Intel i54440 (de 2013 que está no mercado custando R$1.100,00) + water cooler + placa-mãe Asus H81 + 16GB de memória Hyper X Fury + SSD 120gb + ASUS RX580 STRYX GAMER DE 8GB

USO DO EQUIPAMENTO: 

- GAMES: ETS2 + ATS + F1 2018 + Simulador de Vôo + Spintiries Mod Runner 

- PROGRAMAS: ADOBE PREMIER +AFTER EFFECTS+PS+LIGHTROOM

Troquei recentemente um Nvidia K4000 pela RX 580, pensando em upgrade, mas não imaginei que iria gargalar imediatamente.

Os jogos, rodo no alto com 120fps em média, mas no multiplayer em áreas densas, chega a travar.

Render, não tive ganho, CPU sofre!!

A GPU trabalha em 100% full time (sem problemas é feita para isso), mas a CPU acima de 92% é perigo constante...

 

DÚVIDA: INTEL 8400 / INTEL 8700 / INTEL 7400 / INTEL 7700 ou RYZEN.?

E qual ryzen para essa GPU? Pretendo rodar com 16gb de RAM de alta performance.

Obs: Não penso em overclock, nem rodar outros games pesadões. Mas preciso preparar para plataforma DX11 nos games que jogo.

Como uso plataforma 1150, em qualquer um terei que trocar tudo. Sem problemas, o conjunto atual irá para o escritório...

IMPORTANTE: USO MONITOR DE 144hz

 

Para seu uso, recomendo um Core i5 8400 ou se puder gastar um pouco mais, um i7 8700 sem K mesmo ambos, com uma placa B360 ou outra mais barata que suporte pelo menos 16GB de RAM. Procure uma placa-mãe que tenha 4 slots de memória, pois para os programas citados 32GB de RAM DDR4 seria ótimo, eu tenho essa quantidade de memória no meu PC e quando abro programas pesados eles fluem com muita suavidade, aliados claro ao RAID-0 de SSDs. 

 

Já tive 16GB de RAM com meu antigo i5 2500k até meados de 2015 e era ótimo, mas na época que montei o 6700k da assinatura (cerca de 3 anos atrás) consegui uma barbada em 2 pentes de 16GB cada DDR4-2400MHz e não resisti e comprei. Achei que seria memória demais, mas não é. Desativo memória virtual, liberando espaço nos SSDs, abro umas 10 abas do Chrome enquanto rodo mais uns 3~4 programas ao mesmo tempo e ainda tenho quase 10GB de RAM sobrando. 

 

Claro que em 2015 quando adquiri esses 2 pentes de 16GB cada DDR4, os preços estavam 1/3 do valor que estão hoje.  E na ocasião peguei um erro do "estagiário" da loja online que comprei minhas peças e tiveram que quase "me darem" 32GB DDR4 pelo preço que eu pagaria por 8 ou 16GB. Tirei print do site e exigi que fosse vendido por aquele preço..ehehe pelo menos por uns 7~8 anos não preciso me preocupar com memória. :thumbsup:

 

Vai firme de Intel 8400 ou 8700 amigo e pelo menos 16GB DDR4. E como disse, pegue uma placa com 4 slots de memória. Assim que sobra uma grana, você compra mais 16GB e fica sossegado igual eu por uns bons anos.

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...