Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabeçote ll 160 usb queimando tip 41c...


Ir à solução Resolvido por Airtonarl,

Posts recomendados

Boa noite amigos do forum, estou com este problema aí... este amplificador queimando o tip 41c...quando ele chegou estava com o tip 41c em curto, dois diodos da ponte tambem em curto, dois resistores totalmente tostado,  os dois resistores de potencia das saidas meio preto, um diodo 1n 4148 perto da saida quase todo preto e varios transistores bc546 e bc556  rachados e  tostados... o pior é que nao encontrei o esquema do danado. encontrei um ll160 que o circuito é quase igual, mas tem muitos componentes com valores diferentes e nao tem os dois CI ka4558 que no meu...então tive que ir na tora mesmo, troquei os diodos da ponte, o diodo 1n 4148, o tip 41c , algums transistores bc que estavam danificados, e os resistores que estavam tostados... como nao sabia os valores dos resistores que estavam tostados retirei eles da placa e medi a resistencia, um media 4k6 e o outro 15 R. então no lugar do primeiro coloquei um de 4k7 e do outro um de 1k... liguei o aparelho e ele ficou fazendo um "TUUUUUM" ...encostei o dedo nos tips 41 e 42 e nos resistores de potencia ligado a eles e todos estavam esquentando bastantes ( queimando o dedo mesmo)... desliguei da tomada e fui fazer as mediçoes dos tais componentes e o tip 41 ja tinha entrado em curto novamente os dois resitores de potencia medem 2 R, acho que deveria ser menos tipo 0.47R... alguem tem o esquema deste modelo com os dois CI ka4558 pois nao achei e como os transistores bc estavam tostados, estou com medo te ter trocado algum PNP  por NPN... vou ver se consigo postar uma foto dele...desde ja agradeço...

adicionado 56 minutos depois

placa ll 160 usb.jpg

adicionado 58 minutos depois

os dois resistores tostados sao  o R63 E R40

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Troque os dois transistores, não só o TIP41, troque também o TIP42,

23 horas atrás, Airtonarl disse:

Boa noite amigos do forum, estou com este problema aí... este amplificador queimando o tip 41c...quando ele chegou estava com o tip 41c em curto, dois diodos da ponte tambem em curto, dois resistores totalmente tostado,  os dois resistores de potencia das saidas meio preto, um diodo 1n 4148 perto da saida quase todo preto e varios transistores bc546 e bc556  rachados e  tostados... o pior é que nao encontrei o esquema do danado. encontrei um ll160 que o circuito é quase igual, mas tem muitos componentes com valores diferentes e nao tem os dois CI ka4558 que no meu...então tive que ir na tora mesmo, troquei os diodos da ponte, o diodo 1n 4148, o tip 41c , algums transistores bc que estavam danificados, e os resistores que estavam tostados... como nao sabia os valores dos resistores que estavam tostados retirei eles da placa e medi a resistencia, um media 4k6 e o outro 15 R. então no lugar do primeiro coloquei um de 4k7 e do outro um de 1k... liguei o aparelho e ele ficou fazendo um "TUUUUUM" ...encostei o dedo nos tips 41 e 42 e nos resistores de potencia ligado a eles e todos estavam esquentando bastantes ( queimando o dedo mesmo)... desliguei da tomada e fui fazer as mediçoes dos tais componentes e o tip 41 ja tinha entrado em curto novamente os dois resitores de potencia medem 2 R, acho que deveria ser menos tipo 0.47R... alguem tem o esquema deste modelo com os dois CI ka4558 pois nao achei e como os transistores bc estavam tostados, estou com medo te ter trocado algum PNP  por NPN... vou ver se consigo postar uma foto dele...desde ja agradeço...

Poise, quero trocar todos os transistores...tanto os da saida como os 11 BC 556 e 546 e ainda as resistencias da saida e os diodos...o problena é que nao tenho o esquema e como os transistores BCs tostaram nao sei quais eram BC556 e quais eram BC546...  tem alguma forma de descobrir isso sem o esquema??... e o que você me diz de colocar transistores de saida MJE15032 e MJE15033 no lugar dos TIPs...disseram que sao menos falsificados...agradeço sua atenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigo bcpetronzio, nao consegui ver seu ultimo comentario... bem troquei os transistores de saida pelo MJE15032 e MJE15033, troquei as duas resistencias grandes ligadas a ele por de 5w(eram de 2w), e troquei a resistencia R40( que veio tostada e eu tinha colocado uma de 1k) por uma de 10R... liguei o aparelho  e ele meio que funcionou, pois saia som quando eu escostava o dedo na entrada de audio. So que um som muito baixo, e agora os transistores de saida nao estão mais queimando, mais o problema é que apenas um esta esquentando( e esquentando muito) e o outro fica bem frio( como se nao estivesse funcionando...alguem saberia me dizer o que poderia esta acontecendo?? e se o problema esta nos componentes ligado ao que esta esquentando ou no que esta frio??... ainda estou achando que o problema seja troca de algum transistor PNP por NPN...sera que o problema pode esta nos CIs ka4558 ??... quem puder me dar uma ajuda eu agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

No caso de troca de NPN por PNP, acredito que queimariam assim que ligado! Sobre o aquecimento de apenas um dos transistores, pode ser por conta de resistor aberto ou alterado na base deles..., Lá no primeiro posr você disse que colocou um resistor de 1K no lugar de um de 15R, se esse resistor estiver na linha de base (Polarização do transistor), o estágio de saída ficou todo desbalanceado! Nesse estágio, Como em outros, o valor dos resistores são de extrema importância, não podem serem alterados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poise a tençao +15v e -15v estão normais...testei os dois CI ka4558 e tambem estão normais...o problema é so na parte de potencia...amanha vou comprar os transistores BCs pra trocar, deve ser algum com fulga... o subistituto do tip 42 nao esquenta nem um pouquinho so o outro... depois vou medir os resistores de um a um pra ver se encontro algum alterado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho duas duvidas, qual a tençao aproximada que deve existir no emissor dos TIPs??...2° As tençoes da fonte( + 15 e  -15) foram medidas apos serem isoladas... e o positivo estava com +15, ja o negativo estava com -14 mesmo sem nenhuma carga... como sao poucos os componentes que fazem parte desse estagio, substituir um a um... mas a tençao negativa continuou -14. O unico componente que nao substituir foi o zener de 15v, sera que é ele?? Ou sera que esta tençao esta normal, mesmo com 1v de diferença da linha positiva??...

Obs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As tençoes no emissor do tip  é 16v..dessoldando o terminal dos dois resistores de 0.47 2w ligado na linha positiva que vai para o alto-falante, a linha continua com 16v mesmo sem sinal na entrada... e o alto-falante fica so com "TUUUUUMMM"... Essa linha, quando sem sinal na entrada era praser proximo de 0v??.... esses 35v que você disse é no colotor do TIP certo??...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bcpetronzio disse:

@Airtonarl Isso geralmente é problema na blindagem do cabo usado para injetar o som no amplificador...

Amigo bcpetronzio, no meu caso ate encostando o dedo na entrada de audio fica tocando a radio... estou pensando em transformar ele num receptor de fm...kkks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Amigo Bcpetronzio, infelizmente so vi seu comentario agora... queria dizer que consegui consertar o defeito...mesmo com a interferencia ele tocava um pouco baixo, e esquentava apenas o transistor TIP 41, enquanto o TIP 42 permanecia frio... vi muitos topicos na internet com esse mesmo problema porém nenhum davam uma solução.  Depois de quebrar muito a cabeça. E sempre levando em consideraçoes suas dicas, consegui resolver o problema...agora ele esta 100%, muito bom mesmo...e sabe o que fiz ??...coloquei uma resistencia de 22k ligando a base do primeiro transistor que recebe o sinal ( BC 546) ao terra, e quando liguei o amplificador, pra minha surpresa os TIPs voltaram ao normal e a interferencia da radio desapareceu... fica a dica pra caso alguem passe por isso, fazer essa tentativa... Desde ja quero agradecer a você (Bcpetronzio), pela ajuda valiosa e dizer que te adimiro muito... meu sonho é um dia ter pelo menos metade do seu conhecimento... que Deus ilumine você e toda sua familia... abraços e até a proxima... ah e se a radio voltar, lembrarei da dica do capacitor...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...