Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensores tcrt5000 em pic 16f877a


Posts recomendados

Boa noite pessoal, estou com um problema em uma maquete que fiz, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar...

É um projetinho que fiz para uma matéria da faculdade, nele coloquei 7 sensores de distância do modelo TCRT5000.
4 fazem o controle de entrada e saída do estacionamento e os outros 3 o controle das 3 vagas (ocupadas ou livres).

Programei no mikroc e antes de montar, simulei no Isis. Pelo Isis tudo funcionando perfeitamente.
Enquanto fui criando os laços da programação, ia testando cada laço e todos funcionavam perfeitamente.

Agora que montei a maquete inteira, não consigo fazer os sensores TCRT5000 funcionarem.

Apenas um deles funciona, o de abrir a cancela de entrada. Logo depois da cancela fica um para fechá-la que não funciona.

Se eu tiro os sensores e dou o sinal de alto e baixo manualmente, tudo na maquete funciona perfeitamente.
Nenhum problema na lógica...

E já testei colocar todos os sensores fazendo a abertura dessa cancela e todos funcionaram normalmente.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Esse sensor mantém o sinal alto e, quando acionado, passa sinal baixo. Verifiquei que, quando os sensores estão ligado nesta porta de abertura da cancela, funcionam normalmente mas, quando troco eles de porta, não repassam o sinal baixo, mantendo apenas sinal alto.


Estou utilizando um PIC 16F877a e para os sensores utilizei as portas RB0 até a RB6. Sendo que a única que está funcionando como deveria é a RB0.

Agradeço antecipadamente pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo excluir o post. Consegui resolver mudando as portas B para portas C que estavam vagas, deixando apenas um dos sensores na porta B0.

 

Alguém sabe me informar porque eu não consegui deixar a programação dos sensores nas portas B?

 

Tive um problema semelhante tentando programar alguns LEDs nas portas A, tendo que mudá-las para portas D que estavam livres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Otavio Simon Rampasso disse:

Alguém sabe me informar porque eu não consegui deixar a programação dos sensores nas portas B?

bem.. se esforçar um pouco até que alguém pode. Mas sem ver teu programa e circuito, tal pessoa tem que ter muita boa vontade ou bola de cristal beeeem lustrada.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...