Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Eletricman

PIC Não consigo depurar PIC18F14K50

Recommended Posts

Estou com um problema que está dificultando minha vida, até porque estou precisando depurar um firmware que controla um enlace de rádio.

 

Utilizo o PICkit3 em conjunto com o MPLAB 8.42 e compilador CCS. Com esta combinação consigo depurar sem dificuldades qualquer PIC16 e até mesmo um PIC18F26J50, assim como acionar o PICkit como programador em qualquer situação.

Minha dificuldade atual é conseguir ativar a depuração com o PIC18F14K50, até com ele o modo programador funciona sem restrição.

 

Vamos aos fatos. Iniciando o depurador recebo a seguinte mensagem na janela output do MPLAB, mesmo alimentando o circuito com 3.3V, embora não utilize o tal AC164114 a que se refere a mensagem:

To prevent device damage, the Programming Adapter product (AC164114) is mandatory when using any Microchip Programmer with PIC18F13K50 or PIC18F14K50 parts (except the PIC18F14K50 Processor Extension Pak emulation header) and the target Vdd is above 3.6 volts.

Target Device ID (00004760) does not match expected Device ID (000047a0).

 

Após compilar e gravar o hexa, recebo o seguinte erro ao tentar debugar:

Running...

PK3Err0040: The target device is not ready for debugging. Please check your configuration bit settings and program the device before proceeding.

 

Segundo o datasheet (http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/40001350F.pdf), no registro 24-6 da página 286, o fuse BKBUG deve estar zerado (o que não é o padrão), o que talvez não esteja acontecendo, mas não estou encontrando caminho para me certificar de que ele esteja em 0. Mesmo procurando como utilizá-lo via #FUSES não encontrei uma saída. Pelo que já encontrei, é uma característica que ocorre com PIC18's de até 20 pinos.

 

Agradeço a ajuda de vocês para conseguir habilitar essa depuração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi o vdd não pode ultrapassar 3.6V. Verifique isso.

Me lembro vagamente que havia opções "release" e "debug" nas opções do mplab. Também era possível ver os fuses através das opções da janela "view" ou algo do gênero. Podia-se alterá-los manualnmte. Confira.  Outra, no modo debug, pode ser que ele use um dos pinos pra sinalizar pro sistema tal modo. Tal pino pode estar usado pra outros propósitos no seu projeto

etc...abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Isadora, pelo retorno.

 

Pelo que medi aqui, tenho uma alimentação em 3,25V. Embora ele comunique via um barramento 485 com outros dispositivos alimentados em 5V, não há qualquer anomalia com relação a tensão.

Também lembro dessa questão do release e debug, mas ainda não consegui encontrar no MPLAB 8.x. Conferi também o esquema e todos os pinos utilizados pelo PICkit3 não são pela aplicação.

Quanto aos fuses, o BKBUG não está acessível, pelo jeito ele é diretamente manipulado pelo depurador na hora de gerar e gravar o código, o que não me parece ser o problema também.

 

No mais, já ouvi falar que aquela interface que o MPLAB cita e que falei na primeira mensagem do tópico também não é essencial.

 

Por enquanto sem mais ideias...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×