Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ficar descalço evita energia estatica?


Marcelindo

Posts recomendados

@Marcelindo Já vi falar desse de tocar a parede ou o chão com a mão mesmo, tanto que as vezes quando estou andando na rua e uso uma bermuda de tactel ela começa a grudar na perna, vou tocando nas arvores e postes da rua e logo para, mas tem que ser arvore e poste sem pintura.

 

De colocar o pé no chão ao manusear peças de pc eu faço, mas tenho minhas duvidas também em questão dessa parte, mas fico descalço em chão sem tapete e para ajudar o chão da minha casa não tem piso de cerâmica, mas também não é direto na terra, é um cimento que meu vô fez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajuda sim, mas...

Considere que o que você está manuseando esteja conectado à rede. Se você tomar um choque, a corrente vai percorrer um caminho de suas mãos até os seus pés. Vai passar por todo o seu corpo e isso pode ter graves consequências. 

Por outro lado, se você tiver usando aquelas pulseiras que se aterram, no caso de um choque elétrico, a corrente passará de suas mãos para o pulso. Se o choque ocorrer na mesma mão que possui o pulso com a pulseira, tudo bem. Mas se ocorrer na mão contrária à da pulseira, então ela cruzará o seu coração.

Em suma. Certifique-se de que o equipamento esteja desenergizado e desconectado da rede elétrica, durante seu manuseio.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

tocar a parede ou o chão com a mão mesmo,

De fato podes tocar em algo metálico grande também. Geladeira, fogão, carro,etc. P.ex. alguém correndo com blusa  de lâ pra tomar o ônibus ao tocar na 'maçaneta' da porta toma um chocão mesmo estando o ônibus isolado pelos pneus.

 

10 horas atrás, MOR disse:

aquelas pulseiras que se aterram

Moris tais pulseiras têm (pelo menos deviam ter) resistor em série da ordem de Mohms portanto a corrente é bem baixa.

 

Se depois de ler estes posts, alguém em sã consciência que...

10 horas atrás, MOR disse:

está manuseando esteja conectado à rede

... continuar a ...

19 horas atrás, Marcelindo disse:

ficar descalço

... é porquê não é tão são assim...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, eu sempre fiquei descalço quando estou montando ou trocando peças de um pc, porém não deixo-o ligado na tomadakkkk nem pode. Porém nunca conheci alguém que tenha danificado algum componente de placa com energia eletrostática porém é sempre melhor evitar. Valeu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Marcelindo disse:

Interessante, eu sempre fiquei descalço quando estou montando ou trocando peças de um pc, porém não deixo-o ligado na tomadakkkk nem pode. Porém nunca conheci alguém que tenha danificado algum componente de placa com energia eletrostática porém é sempre melhor evitar. Valeu 

Os piores danos que a energia eletrostática é capaz de fazer são aqueles que não se manifestam no momento do teste e sim vão se manifestar lá no campo, quando o equipamento é submetido a alguma condição especial de temperatura, umidade ou sabe-se lá mais o que... Fui por cinco anos diretor técnico de empresa que fabricava equipamentos de tecnologia bancária e sim tivemos um grande avanço ao adotar em toda a planta fabril o controle ESD. Acredite, vale a pena cada centavo investido..

Quando você fabrica equipamentos que se destinam a operar em todo o Brasil imenso acredite vale muito a pena eliminar as influências de uma possível avaria provocada por eletricidade estática no momento da fabricação e sempre, o pior defeito será aquele que não impede, nem é detectado no teste do equipamento, em fábrica, mas pode dar problema no campo..

 

Por essas e por outras que desconsidero em sua totalidade informações do tipo:  Nunca enfrentei problemas com a estática.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...