Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Confusão com meu primeiro PC Gamer


Posts recomendados

Bom dia, pessoal. Eu nunca tive computadores muito bons e sempre fui bastante leigo acerca de informática e tal. Porém, agora estou tendo a oportunidade de adquirir um computador decente e o principal uso dele será para jogos, tanto recentes quanto antigos (tipo, de 2008 pra cá, desde jogos da era PS2 até os de agora, que estão sempre nesses testes de desempenho de hardware no youtube, como GTAs, Tomb Raider, Battlefield, etc, de preferência, em alta qualidade). Já tem quase um mês que tenho pesquisado e lido sobre informática e, claro, mesmo assim possuo muitas dúvidas e há assuntos que nem consegui entender, já que é um assunto vasto e complicado, né.

 

Então, vim aqui tirar algumas dúvidas, se possível, mas acho que mais acerca de preços e custos-benefícios:

 

1) Para jogos e outras tarefas no computador eu estou pensando no AMD Reyzen 1600 ao invés do i5 7600, pois vi várias pessoas aqui no fórum e em outros sites recomendando por ser mais barato e ter melhor desempenho (principalmente porque ele não fica 100% apenas com o game aberto, podendo usar outros apps ao mesmo tempo). Mas também li que uma boa seria esperar janeiro devido à chegada da oitava geração do i5 (e também pra ver se diminuem os preço das MoBo tanto da AMD Reyzen quanto da Intel 8ª ger.). Então, o que seria melhor: comprar logo o R5 1600 agora ou esperar janeiro pra decidir entre ele e um i5 8ª ger?

 

2) Com relação à placa de vídeo, a GTX 1060 6Gb aguenta de boas em alta qualidade esses jogos pesados que citei, trabalhando com um desses processadores? Ou seria melhor eu tentar apertar mais e investir ao menos em uma 1070? Considerando que meu monitor é um Samsung de 24 polegadas. 1920x1080 60Hz. Se for o caso, tem alguma outra placa que seja mais adequado para meu caso?

 

3) 1) É mais vantajoso adquirir um computador já montado ou é melhor peça por peça mesmo? Considerando que eu realmente não tenho nenhuma peça antiga para reaproveitar e não tenho experiência com montagem. No caso de compra peça por peça, compensa pagar os vários fretes (no caso de compra em sites diferentes)?

 

4) Considerando PC completo, encontrei esses dois computadores, um com i5 e o outro com R5 1600.

 

i5: https://www.terabyteshop.com.br/produto/7062/PC-Gamer-T-Commander-LVL-2-Intel-Core-I5-Nvidia-GeForce-GTX-1060-DDR4-1TB

 

R5: https://www.terabyteshop.com.br/produto/8008/PC-Gamer-T-Captain-LVL-1-AMD-Ryzen-5-1600-Placa-de-Video-Nvidia-GeForce

 

Eu pesquisei e vi que a desse i5 estaria numa boa configuração trocando a MoBo pra B-250M (priorizando Gigabyte à ASUS) e o i5 pro 7600. Já no R5 1600 eu li em algum tópico antigo do fórum (quando pesquisei no google) que essas MoBo GA-AB350M HD3 ou a DS2 não são muito boas à longo prazo, devendo preferir uma B350 ou melhor. Então queria saber se o custo-benefício estaria valendo à pena em algum desses dois computadores e se rodariam os jogado de boas em qualidade alta.

 

5) No caso de comprar peça por peça, vale a pena estar adquirindo o R5 1600 nesse preço? E quanto à GTX 1070 da Gigabyte nesse preço? E será que tem compatibilidade com esse gabinete da Corsair? E vale a pena investir em um SSHD (caso falte verba para um SSD)?

 

R5 1600: https://www.terabyteshop.com.br/produto/7431/processador-amd-ryzen-5-1600-32ghz-36ghz-max-turbo-yd1600bbaebox-six-core-16mb-am4

 

GTX 1070 TI Gigabyte: https://www.terabyteshop.com.br/produto/8322/placa-de-video-gigabyte-geforce-gtx-1070-ti-gaming-gv-n107tgaming-8gd-8gb-gddr5-pci-exp

 

Gabinete Corsair: https://www.kabum.com.br/produto/59554/gabinete-corsair-carbide-spec-01-red-led-mid-tower-cc-9011050-ww?

 

Desculpem por escrever tanto. Agradeço desde já pela ajuda que me derem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

Bom dia, pessoal. Eu nunca tive computadores muito bons e sempre fui bastante leigo acerca de informática e tal. Porém, agora estou tendo a oportunidade de adquirir um computador decente e o principal uso dele será para jogos, tanto recentes quanto antigos (tipo, de 2008 pra cá, desde jogos da era PS2 até os de agora, que estão sempre nesses testes de desempenho de hardware no youtube, como GTAs, Tomb Raider, Battlefield, etc, de preferência, em alta qualidade). Já tem quase um mês que tenho pesquisado e lido sobre informática e, claro, mesmo assim possuo muitas dúvidas e há assuntos que nem consegui entender, já que é um assunto vasto e complicado, né.

 

Então, vim aqui tirar algumas dúvidas, se possível, mas acho que mais acerca de preços e custos-benefícios:

 

1) Para jogos e outras tarefas no computador eu estou pensando no AMD Reyzen 1600 ao invés do i5 7600, pois vi várias pessoas aqui no fórum e em outros sites recomendando por ser mais barato e ter melhor desempenho (principalmente porque ele não fica 100% apenas com o game aberto, podendo usar outros apps ao mesmo tempo). Mas também li que uma boa seria esperar janeiro devido à chegada da oitava geração do i5 (e também pra ver se diminuem os preço das MoBo tanto da AMD Reyzen quanto da Intel 8ª ger.). Então, o que seria melhor: comprar logo o R5 1600 agora ou esperar janeiro pra decidir entre ele e um i5 8ª ger?

As Mobos para Ryzen já estão com o preço.. entre eles e o i5 (mesmo da 8 geração) eu pegaria um Ryzen 7

 

6 minutos atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

2) Com relação à placa de vídeo, a GTX 1060 6Gb aguenta de boas em alta qualidade esses jogos pesados que citei, trabalhando com um desses processadores? Ou seria melhor eu tentar apertar mais e investir ao menos em uma 1070? Considerando que meu monitor é um Samsung de 24 polegadas. 1920x1080 60Hz. Se for o caso, tem alguma outra placa que seja mais adequado para meu caso?

Sim a 1060 leva tranquilo jogos dessa geração em 1080p@60fps.. mas se conseguir a 1070 te dará alguns anos de folga.. rs

 

6 minutos atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

 

3) 1) É mais vantajoso adquirir um computador já montado ou é melhor peça por peça mesmo? Considerando que eu realmente não tenho nenhuma peça antiga para reaproveitar e não tenho experiência com montagem. No caso de compra peça por peça, compensa pagar os vários fretes (no caso de compra em sites diferentes)?

Se você sabe montar, sai mais barato comprar peça por peça.. senão é melhor já pronto

 

6 minutos atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

 

4) Considerando PC completo, encontrei esses dois computadores, um com i5 e o outro com R5 1600.

 

i5: https://www.terabyteshop.com.br/produto/7062/PC-Gamer-T-Commander-LVL-2-Intel-Core-I5-Nvidia-GeForce-GTX-1060-DDR4-1TB

 

R5: https://www.terabyteshop.com.br/produto/8008/PC-Gamer-T-Captain-LVL-1-AMD-Ryzen-5-1600-Placa-de-Video-Nvidia-GeForce

 

Eu pesquisei e vi que a desse i5 estaria numa boa configuração trocando a MoBo pra B-250M (priorizando Gigabyte à ASUS) e o i5 pro 7600. Já no R5 1600 eu li em algum tópico antigo do fórum (quando pesquisei no google) que essas MoBo GA-AB350M HD3 ou a DS2 não são muito boas à longo prazo, devendo preferir uma B350 ou melhor. Então queria saber se o custo-benefício estaria valendo à pena em algum desses dois computadores e se rodariam os jogado de boas em qualidade alta.

Bom achei caro os dois... mas iria com o Ryzem.. sobre o que você falou das placas Hd3 ou DS2 é só alguns recursos que tem na placa.. o importante é o chipset.. sendo o 350.. tá de boa...

6 minutos atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

 

5) No caso de comprar peça por peça, vale a pena estar adquirindo o R5 1600 nesse preço? E quanto à GTX 1070 da Gigabyte nesse preço? E será que tem compatibilidade com esse gabinete da Corsair? E vale a pena investir em um SSHD (caso falte verba para um SSD)?

 

R5 1600: https://www.terabyteshop.com.br/produto/7431/processador-amd-ryzen-5-1600-32ghz-36ghz-max-turbo-yd1600bbaebox-six-core-16mb-am4

 

GTX 1070 TI Gigabyte: https://www.terabyteshop.com.br/produto/8322/placa-de-video-gigabyte-geforce-gtx-1070-ti-gaming-gv-n107tgaming-8gd-8gb-gddr5-pci-exp

 

Gabinete Corsair: https://www.kabum.com.br/produto/59554/gabinete-corsair-carbide-spec-01-red-led-mid-tower-cc-9011050-ww?

sim os preços estão bom.. e sobre o SSHD... eu não conheço pra dizer.. mas só pegaria se a diferença de preço muito pequena para uma HD normal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Nunes Sampaio Bom dia e seja bem vindo ao Clube do Hardware!

 

Primeiramente optar por processadores Ryzen é de fato a melhor escolha a ser feita neste momento.

Em segundo lugar, não indico a máquina montada por alguns fatores como a memória ser um módulo de 8GB (A menos que pense em aumentar para 16GB num futuro próximo), haja vista que há ganhos em dual channel, outro fator é que a fonte eu optaria por outra, além da VGA (mantendo GTX 1060 6GB), dentre outros fatores.

Para que possamos lhe ajudar de forma mais justa, informe o orçamento disponível para esta aquisição e como pretende pagar, à vista ou parcelado (a diferença entre uma forma de pagamento e outra é a adição por exemplo de um SSD no conjunto).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, bngomes disse:

As Mobos para Ryzen já estão com o preço.. entre eles e o i5 (mesmo da 8 geração) eu pegaria um Ryzen 7

 

Mas não seria demais gastar com um R7? Li pelo fórum que o R5 é mais que suficiente para jogos.

 

1 hora atrás, bngomes disse:

Sim a 1060 leva tranquilo jogos dessa geração em 1080p@60fps.. mas se conseguir a 1070 te dará alguns anos de folga.. rs

 

Vou ver o que farei, então, dependendo do valor final.

 

1 hora atrás, bngomes disse:

Se você sabe montar, sai mais barato comprar peça por peça.. senão é melhor já pronto

 

No caso eu tenho um primo que mexe com informática e tal. Sempre é ele que resolve quando os meus PCs antigo dão problema. Então creio que ele montaria de boas.

 

1 hora atrás, bngomes disse:

Bom achei caro os dois... mas iria com o Ryzem.. sobre o que você falou das placas Hd3 ou DS2 é só alguns recursos que tem na placa.. o importante é o chipset.. sendo o 350.. tá de boa...

 

Ahh, se não for útil para mim, então ficarei com essa HD3 ou a DS2 mesmo. Até porque eu li que 8Gb de RAM é mais que suficiente e tal. No máximo eu colocarei para 16Gb à médio prazo. Então creio que uma dessas duas deva resolver.

 

1 hora atrás, bngomes disse:

sim os preços estão bom.. e sobre o SSHD... eu não conheço pra dizer.. mas só pegaria se a diferença de preço muito pequena para uma HD normal

 

Então irei cogitar forte comprar peça por peça. Pode sair bem mais barato. Obrigado pelas dicas XD

 

1 hora atrás, ThiagoLuiz disse:

@Igor Nunes Sampaio Bom dia e seja bem vindo ao Clube do Hardware!

 

Primeiramente optar por processadores Ryzen é de fato a melhor escolha a ser feita neste momento.

Em segundo lugar, não indico a máquina montada por alguns fatores como a memória ser um módulo de 8GB (A menos que pense em aumentar para 16GB num futuro próximo, haja vista que há ganhos em dual channel, outro fator é que a fonte eu optaria por outra, além da VGA (mantendo GTX 1060 6GB), dentre outros fatores.

Para que possamos lhe ajudar de forma mais justa, informe o orçamento disponível para esta aquisição e como pretende pagar, à vista ou parcelado (a diferença entre uma forma de pagamento e outra é a adição por exemplo de um SSD no conjunto).

 

Obrigado, Thiago :D

Eu realmente li sobre isso de um módulo e dois módulos e tal, mas geralmente avisavam que não influenciava tanto assim no fim das contas. Fiquei meio confuso :v E sim, eu pretendo aumentar pra 16Gb no futuro, mas acho que bem pra frente mesmo. Compensaria mais então duas de 4Gb? Uma de 8Gb e uma de 4Gb também ajudaria nisso?

A fonte que está no link é a Corsair VS600, não? Eu li que é uma boa marca para fontes. Não entendi bem essa parte que vocÊ falou da fonte e da VGA.

 

Ahh, desculpe não falar do orçamento. Eu pretendo gastar de 3.000 a 3.500. Mas, se valer a pena, pode chegar a 4.000 ou um pouco mais. A forma de pagamento será à vista caso seja de 3.000 a 3.500. Se for mais, provavelmente terei que parcelar. O objetivo é adquirir o hardware com uma configuração sólida, que permita eu ficar um bom tempo sem preocupações com updates. E, como sou leigo no assunto, aqueles lances de overclocks e etc eu acho difícil de eu fazer, pois teria medo de danificar e creio que eu não conheça quem saiba fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

Ahh, desculpe não falar do orçamento. Eu pretendo gastar de 3.000 a 3.500. Mas, se valer a pena, pode chegar a 4.000 ou um pouco mais. A forma de pagamento será à vista caso seja de 3.000 a 3.500. Se for mais, provavelmente terei que parcelar. O objetivo é adquirir o hardware com uma configuração sólida, que permita eu ficar um bom tempo sem preocupações com updates. E, como sou leigo no assunto, aqueles lances de overclocks e etc eu acho difícil de eu fazer, pois teria medo de danificar e creio que eu não conheça quem saiba fazer

opa, bom dia amigo, aproveitando que você disse seu orçamento, eu te indicaria a seguinte config:

TODOS OS PRODUTOS NA KABUM

processador: AMD Ryzen 5 1600 com cooler da AMD (muito bom, por sinal)

placa-mãe: MSI B350m Gaming

fonte: PCYes 600w

memória RAM (pra começar): uma HyperX de 8gb, a loja tu pode escolher, onde for mais barato, porque na Kabum não tem

mas vai de 600 pra cima, como subiram os preços...

placa de vídeo: GTX 1060 6gb Expedition ASUS

gabinete: aerocool 500

HDD: Seagate Barracuda 1TB (pode trocar por SSD se quiser, mas fica a teu critério)

 

tirando a memória ram, que não tem na Kabum, fica a 3.401 no boleto

3.800 e alguma coisa a prazo

considerando que tem + uns 600 de memória ram...

a fonte coloquei 600w porque suportaria futuros upgrades

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Gustavo Souzavs disse:

opa, bom dia amigo, aproveitando que você disse seu orçamento, eu te indicaria a seguinte config:

TODOS OS PRODUTOS NA KABUM

processador: AMD Ryzen 5 1600 com cooler da AMD (muito bom, por sinal)

placa-mãe: MSI B350m Gaming

fonte: PCYes 600w

memória RAM (pra começar): uma HyperX de 8gb, a loja tu pode escolher, onde for mais barato, porque na Kabum não tem

mas vai de 600 pra cima, como subiram os preços...

placa de vídeo: GTX 1060 6gb Expedition ASUS

gabinete: aerocool 500

HDD: Seagate Barracuda 1TB (pode trocar por SSD se quiser, mas fica a teu critério)

 

tirando a memória ram, que não tem na Kabum, fica a 3.401 no boleto

3.800 e alguma coisa a prazo

considerando que tem + uns 600 de memória ram...

a fonte coloquei 600w porque suportaria futuros upgrades

 

Eu achei o processador de promoção na Terabyte, por 699. Então, se eu for comprar separado, creio que comprarei lá.

Eu tinha achado algum post aqui falando de alguns locais bons para comprar certas peças, mas não tô acahando... Mas lembro que dizia que a RAM é encontrada mais barata no mercado livre. E realmente eu pesquisei e tem mais barato por lá.

 

@ThiagoLuiz Você acha que a GTX 1060 (não sei se tem versão TI dela) será suficiente para o meu caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

Compensaria mais então duas de 4Gb? Uma de 8Gb e uma de 4Gb também ajudaria nisso?

É uma questão mais delicada e deve-se considerar suas pretensões de upgrade.

Eu por exemplo optei por 2 x 4GB...

Sim 8GB + 4GB faz dual channel.

 

1 hora atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

Não entendi bem essa parte que vocÊ falou da fonte e da VGA.

Sim, a fonte é essa mesmo, porém é uma potência alta para o que irá precisar e além disso é versão VS (linha de entrada da Corsair), sendo assim eu optaria por uma Corsair CX 450W bronze ou silver.

Quanto a placa de vídeo, se não me engano a Galax tem RMA no Brasil e é mais barata.

 

1 hora atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

O objetivo é adquirir o hardware com uma configuração sólida, que permita eu ficar um bom tempo sem preocupações com updates

Segue minhas recomendações:

  • [1] Ryzen 5 1600 (sem o X)(Faça OC) ou o Ryzen 7 1700 (sem o X);
  • [2] Memória RAM Corsair LPX 2666MHz ou superior (preferencialmente vá no site do fabricante da placa-mãe e procure pela "QVL" (Qualified Vendor List) ou lista de fabricantes qualificados para a placa-mãe em questão);
  • [3] Asus PRIME B350-PLUS (corre porque está em promoção :D);

  • [4] Fonte Corsair CX 550W ou CX 450W ou Sharkoon ou EVGA;

  • [5] HDD de 1TB (gosto muito da Seagate);

  • [***] SSD (Se sobrar);

  • [6] Gabinete com boa refrigeração como o Corsair Spec;

  • [7] EVGA GTX 1060 6GB ou Galax GTX 1060 6GB.

Os valores são aproximadamente:

  • [1] ~R$650,00
  • [2] ~R$500,00
  • [3] R$539,90
  • [4] ~R$250,00
  • [5] ~R$220,00
  • [***] ~R$300,00
  • [6] ~R$250,00
  • [7] ~R$1300,00

Soma algo próximo aos R$4.000,00 mencionados e tão cedo você não irá alterar nada.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

Sim, a fonte é essa mesmo, porém é uma potência alta para o que irá precisar e além disso é versão VS (linha de entrada da Corsair), sendo assim eu optaria por uma Corsair CX 450W bronze ou silver.

Quanto a placa de vídeo, se não me engano a Galax tem RMA no Brasil e é mais barata.

 

Tu acha que vale a pena eu pegar uma CX 550 ao invés dessa 450? Porque vi que esse sistema pode chegar a trabalhar nos 400W ou um pouco mais. Talvez seria melhor um pouco mais de margem, não (até mesmo pra upgrade futuros)?

 

11 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

Segue minhas recomendações:

  • [1] Ryzen 5 1600 (sem o X)(Faça OC) ou o Ryzen 7 1700 (sem o X);
  • [2] Memória RAM Corsair LPX 2666MHz ou superior (preferencialmente vá no site do fabricante da placa-mãe e procure pela "QVL" (Qualified Vendor List) ou lista de fabricantes qualificados para a placa-mãe em questão);
  • [3] Asus PRIME B350-PLUS (corre porque está em promoção :D);

  • [4] Fonte Corsair CX 550W ou CX 450W ou Sharkoon ou EVGA;

  • [5] HDD de 1TB (gosto muito da Seagate);

  • [***] SSD (Se sobrar);

  • [6] Gabinete com boa refrigeração como o Corsair Spec;

  • [7] EVGA GTX 1060 6GB ou Galax GTX 1060 6GB.

Os valores são aproximadamente:

  • [1] ~R$650,00
  • [2] ~R$500,00
  • [3] R$539,90
  • [4] ~R$250,00
  • [5] ~R$220,00
  • [***] ~R$300,00
  • [6] ~R$250,00
  • [7] ~R$1300,00

Soma algo próximo aos R$4.000,00 mencionados e tão cedo você não irá alterar nada.

 

@ThiagoLuiz Então, não sei fazer overclock e, como sou leigo, creio que dificilmente irei ter coragem de tentar, já que tem os riscos de queimar e tal. haushuahsuhua. Mas tu recomenda mesmo eu buscar fazer OC nesse R5 1600? E valeria mesmo a pena investir no R7 1700?

Quanto à RAM, a frequência 2400MHz não seria suficiente? Ou é porque essa MoBo trabalha melhor na 2666?

Tu acha que vale a pena eu investir num SSHD? Eu li que o custo-benefício é bem melhor que de um SSD.

adicionado 36 minutos depois

Eu fiz esse orçamento. Não encontrei memórias de 8Gb disponíveis nem as de 2666Mhz. Então coloquei 2 de 4Gb na frequência de 2400Mhz. Li que essa MoBo suporta, aparentemente.

 

Eu não consegui encontra o QVL dessa MoBo. No site descreve da placa, fala de QVL mas não encontrei um local onde possa ver essa lista e.e

 

O HD eu não selecionei porque achei muito confusa a lista que esse site deu, além de que não tinha SSD na lista. E eu não consegui identificar SSHD ou mesmo algum HD interessante. Muitas numerações grandes e estranhas. E eu tenho uns 3 ou 4 HDs aqui em casa e com meu primo (quem irá montar). Vou ver se me arranjo com eles, por enquanto, mesmo eles sendo mais antigos, creio.

 

No geral eu achei esse orçamento muito bom. Opiniões, por favor :D

Orçamento.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Nunes Sampaio Cara vou dar minha opinião, primeiro o processador de você quer primeiramente pra jogos o Ryzen 5 1600 já tá de bom tamanho mais que isso seria desperdício, a placa - mae tem diversas tecnologias e tal, mas o que importa mesmo nela e simplesmente chipset,  o B350 no caso que é mais otimizado e melhor até mesmo pra jogos, a placa de video 1060 vai te suprir bem, mas se dá pra pegar uma 1070, vai rodar os seus jogos por muito tempo sem precisar  de uma troca, agora a fonte,  tá aqui um componente que vale a pena investir mais, quando você comprar um PC todos os componentes juntos utilizam uma certa quantidade medida em watts,  300w por exemplo,  nesse caso se você pegar uma fonte de 300w ela estaria trabalhando a 100% esquentando mais, fazendo mais barulho, e sendo pouco eficiente desperdiçando energia que poderia ser melhor gasta comprando uma de 600w que trabalharia a 50% de sua capacidade sendo mais silenciosa, esquentando menos, durando mais e sendo eficiente ao máximo desperdiçando menos energia (em forma de calor) . 

Por exemplo

150w - 300w = 50% capacidade,  eficiência  80%,  desperdicio 20%

300w - 300w =100% capacidade,  eficiência 70%,  desperdicio 30%

300w - 600w = 50% capacidade,  eficiência  86%,  desperdicio 14%

600w - 600w = 100% capacidade,  eficiência 82%,  desperdicio 18%. 

 

Então a fonte é bom sim comprar de sobra pra você ter além de eficiência, ter também margem pra adicionar outros componentes sem precisar trocar a fonte. 

 

Os ryzen tem mais performance com módulos de memória mais rápidos,  se possível pegue módulos de memória de 2666mhz, caso esteja muito caro fique com as de 2400mhz, mas se seu orçamento te permite pegue memórias de 3000mhz seria melhor ainda, mas o ganho de performance em jogos memórias RAM mais rapida sao pequenas dependedo do jogo principalmente quando você tem uma placa de vídeo dedicada que o ganho de fps fica quase imperceptível ja que o video ja tem um lugar próprio de processamento.

 

Um SSD não é completamente necessário, mas é bem útil por conta da performance insana que ele tem sobre o HDD, hoje como tá muito caro compensa comprar, mas não para instalação de jogos e programas, mas para a instalação única e exclusiva do Windows para ele ligar mais rápido, carregar os aplicativos mais rápido dentre outros benefícios enquanto o HDD fica responsável pelo armazenamento de jogos,  programas e arquivos. 

 

Enfim, desculpa pelo texto gigante, me empolguei um pouco. Boa sorte na sua empreitada de comprar seu PC Gamer e se precisar liga nóis ai qualquer coisa mano que tamo aqui pra isso. :thumbsup:

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, EricLS disse:

@Igor Nunes Sampaio Cara vou dar minha opinião, primeiro o processador de você quer primeiramente pra jogos o Ryzen 5 1600 já tá de bom tamanho mais que isso seria desperdício, a placa - mae tem diversas tecnologias e tal, mas o que importa mesmo nela e simplesmente chipset,  o B350 no caso que é mais otimizado e melhor até mesmo pra jogos, a placa de video 1060 vai te suprir bem, mas se dá pra pegar uma 1070, vai rodar os seus jogos por muito tempo sem precisar  de uma troca

 

Oi, @EricLS . Então, eu perguntei mais sobre a possibilidade da aquisição do R7 1700 por causa dessa promo:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=86139

Sendo que o R5 1600 também tem essa promo:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/7431/processador-amd-ryzen-5-1600-32ghz-36ghz-max-turbo-yd1600bbaebox-six-core-16mb-am4

Mas, ainda assim, compensa mais economizar esses 190 reais, né? Já que o ganho não será tão grande. Eu pensei em aproveitar essa promo já visando jogos futuros. Tntretanto, seguirei sua dica e pegarei o R51600 mesmo, já que ela é o suficiente.

 

1 hora atrás, EricLS disse:

Então a fonte é bom sim comprar de sobra pra você ter além de eficiência, ter também margem pra adicionar outros componentes sem precisar trocar a fonte.

 

Certo. Já coloquei a Corsair CX 600W na lista. Ela só encareceu 33 reais em relação a de 500W, então foi tranquilo, valeu a

pena XD

 

1 hora atrás, EricLS disse:

Os ryzen tem mais performance com módulos de memória mais rápidos,  se possível pegue módulos de memória de 2666mhz, caso esteja muito caro fique com as de 2400mhz, mas se seu orçamento te permite pegue memórias de 3000mhz seria melhor ainda, mas o ganho de performance em jogos memórias RAM mais rapida sao pequenas dependedo do jogo principalmente quando você tem uma placa de vídeo dedicada que o ganho de fps fica quase imperceptível ja que o video ja tem um lugar próprio de processamento.

 

Pois é. Nesse site que procurei não encontrou RAM de 2666, nem 2800, nem 3000. Diz que estão todas indisponíveis. AInda encontrei de 3200, mas custando mais de 2.000 golpes, então não rola :/

Você acha que compensa eu procurar pelo Mercado Livre?

 

1 hora atrás, EricLS disse:

Um SSD não é completamente necessário, mas é bem útil por conta da performance insana que ele tem sobre o HDD, hoje como tá muito caro compensa comprar, mas não para instalação de jogos e programas, mas para a instalação única e exclusiva do Windows para ele ligar mais rápido, carregar os aplicativos mais rápido dentre outros benefícios enquanto o HDD fica responsável pelo armazenamento de jogos,  programas e arquivos. 

 

Enfim, desculpa pelo texto gigante, me empolguei um pouco. Boa sorte na sua empreitada de comprar seu PC Gamer e se precisar liga nóis ai qualquer coisa mano que tamo aqui pra isso. :thumbsup:

 

 

O único motivo que me faz pensar em comprar um HD novo é porque eu acho que os que tenho são todos SATA II. Mas não sei se afeteria tanto o desempenho dos jogos. Você acha que um SSHD pode fazer diferença? Ele está bem mais em conta que os SSDs e li que o desempenho dele é quase o mesmo do SSD juntando ao armazenamento do HD.

 

E imagina. Eu agradeço por você ter reservado esse tempo para me ajudar. Muito obrigado mesmo :lol:

 

Edit: Nas especificações da placa-mãe tem isso: 

Processadores AMD Ryzen:

- 4x DIMM, Max. 64GB, DDR4 3200 (OC) / 2933 (OC) / 2666/2400/2133 MHz Não-ECC, Memória não- bufferizada*

*Devido à limitação do processador AMD Ryzen, mais de DDR4-2666 é suportado por apenas um DIMM por canal. 

 

Isso quer dizer que RAMs nessa frequência é melhor utilizar apenas um slot, tipo, 1x8Gb ao invés de 2x4Gb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Nunes Sampaio

O HD Sata 3 não tem diferença para o HD Sata 2, mas pro SSD tem sim uma diferença de desempenho até porque a largura de banda do SSD é maior que a de um HD, agora um SSHD ele é um HD normal, mas com um ssd de geralmente 8GB integrado, que basicamente o o que ele faz e copiar arquivos que você usa com frequência para a memoria do SSD para ter rápido acesso a ele, a performance dele é bastante inferior a um SSD e é um pouco superior a um HD normal e sim vai melhorar a performance em jogos (na verdade no carregamento nao nos FPS), programas, inicialização do windows, se compensa? pelo tanto de performance que você poderia ter com um SSD e o tanto de performance que ele vai te dar,  acho que não compensa muito, mas se você não quer gastar com SSD agora e quer um ganho de performance e ainda caiba no seu orçamento, porque não!?

 

Quantos as memorias, compensa sim, mas você tem que saber procurar porque o mercado livre é só de barato de se comprar é fácil, mas tem muita gente que vende lá, para enganar, que vende usado, com defeito e assim vai, se for procurar lá, procure sempre pelos melhores vendedores que é ta de que você vai achar o que procura sem maiores problemas. 

 

Quanto ao Ryzen veja bem, o R5 1600 ele tem 6 núcleos e 12 threads  ja o Ryzen 7 1700 tem 8 núcleos e 16 threads, isso seria um desperdício, não pelo dinheiro, mas pela performance de sobra, 16 threads não existe um jogo sequer que usaria isso,  talvez mais pra frente surja algum que possa utiliza - los, mas ate la eu tenho certeza de que esses threads e núcleos a mais não vão te fazer falta e o Ryzen 7 é mais pensado pra quem faz streaming, renderização,  edição de vídeos, modelagem 3D,  porque geralmente são esses tipos de programas que fazem bom uso dos threads, sem contar que os Ryzen 5 são poderosos o suficiente para levar pra qualquer placa de vídeo ao extremo. Nao to tentando te forçar a pegar o Ryzen 5 tá, so tô te oferecendo informacao pra que voce faca a escolha certa. :thumbsup:

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois eu acho que irei ficar usando os HDs que tenho aqui por enquanto e juntar prum futuro SSD.

 

Sim, já encontrei uns 2 que têm ótimas recomendações lá do site. Só está difícil de achar essas memórias kkkk, mas vai dar certo.

 

E relaxa, eu sei que só está me ajudando nas escolhas. Com isso, ficarei no R5 1600 mesmo.

 

Muito obrigado pelas dicas, @EricLS

 

Uma última coisa, tu pode responder só mais essa dúvida acerca das memórias RAM?

2 horas atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

Edit: Nas especificações da placa-mãe tem isso: 

Processadores AMD Ryzen:

- 4x DIMM, Max. 64GB, DDR4 3200 (OC) / 2933 (OC) / 2666/2400/2133 MHz Não-ECC, Memória não- bufferizada*

*Devido à limitação do processador AMD Ryzen, mais de DDR4-2666 é suportado por apenas um DIMM por canal. 

 

Isso quer dizer que RAMs nessa frequência é melhor utilizar apenas um slot, tipo, 1x8Gb ao invés de 2x4Gb?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Nunes Sampaio Ta dizendo que se a sua placa tiver 2 slots de memoria 1 deles pode conter  um modulo de memoria de 3200mhz e o outro deve ter no maximo 2666mhz se tiver 4 slots teria 2 canais em cada um dos canais voce pode ter apenas uma de 3200mhz e uma de 2666mhz. Nem eu sabia dessa limitação do processador Ryzen, hm... interessante, talvez com a segunda geração dos Ryzen ele de suporte de 3200mhz para todos os slots. Mas veja bem se voce quiser colocar todas as suas memórias de 3200 mhz pode comprar e colocar de boa, so que uma delas tera  a frequencia reduzida para 2666mhz, se for quad channel (quatro slots de memoria) duas terao memoria reduzida para 2666.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Nunes Sampaio 

vou tentar simplificar.

Canal 1:

slot1:3200mhz

Slot2:3200mhz = 2666mhz < frequencia reduzida

Canal 2:

Slot1: 3200mhz

Slot2: 3200mhz = 2666mhz < frequencia reduzida

 

Conforme acima se voce quiser colocar as memorias 3200 em todos os slots duas delas terao frequencia reduzida, vão funcionar normalmente, porém nao a toda velocidade, se voce colocar so 8GB (ou 4Gb dependendobdo que pode gastar) agora e conseguir achar um de 3200 ou 3000 por um preco legal coloca e deixa pra colocar outra depois, se voce nao conseguir achar dessas coloca 2666 mesmo, porque o Ryzen tira mais proveito de memorias mais rapidas, mas em games isso nao faz tanta diferenca por causa da placa de video.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, no caso, eu devo continuar evitando colocar memórias de diferentes frequências no mesmo sistema, né? Então, se eu não encontrar logo uma 8Gb 3200MHz, irei comprar 2x4Gb 2666MHz mesmo.

 

Mais uma vez, muito obrigado, @EricLS. Ajudou muito mesmo XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Nunes Sampaio

 

Sem problema cara quando precisar tamo ai, deixa eu corrigir uma pequena confusao que eu fiz, sr voce coloca duas memorias com frequencias diferentes a mais alta se nivela a mais baixa. uma de 3000 vira uma de 2666 pareada com outra 2666, sendo assim se sua placa tem 4 slots de memoria e voce pretende ocupar todos coloque as de 2666mhz, se sua placa tem 2 slots coloque 2666mhz.

 

Eu acabei esquecendo desse pequeno detalhe das memorias, foi mal ai. então devido a essa limitacao e mais viavel voce insvestir nas de 2666mhz.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @EricLS. Tive mais uma dúvida agora. Nas informações da MoBo que têm essas especificações da memória:

 

Processadores AMD Ryzen:

- 4x DIMM, Max. 64GB, DDR4 3200 (OC) / 2933 (OC) / 2666/2400/2133 MHz Não-ECC, Memória não- bufferizada*

*Devido à limitação do processador AMD Ryzen, mais de DDR4-2666 é suportado por apenas um DIMM por canal.

 

Essa parte que eu marquei quer dizer que, se eu comprar RAM 3200MHz ou de 2933MHz, eu só poderei usá-las se eu fizer overclock no processador? Ou seria o contrário, caso eu queira fazer overclock no processador, eu necessariamente tenho que utilizar memórias em uma dessas duas frequências?

 

Agradeço pela resposta.

Edit:

Pelos preços que estou encontrando, iria valer mais a pena ou 2x4Gb 2400MHz ou 1x8Gb 3200MHz. Só que fui olhar essas informações da MoBo novamente e reparei nesse (OC) na de 3200. Li aqui que, na verdade, pode se referir à overclock da memória mesmo. Isso me deixou mais perdido ainda... Vou tentar ler mais aqui ;-;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse OC significa "overclock". Eu não entendo muito desse assunto de overclock de memória, mas eu acho que essas memórias são memórias já overclockadas de fabrica não tenho certeza se é isso, vou dar uma olhada mais a fundo nisso. E outra realmente todos os Ryzen suportam até 2666Mhz, na minha cabeça tudo dizia que ele ia até 3200Mhz, mas eu tava errado,  o máximo é até 2666mhz mesmo. Foi mal aí pela informação errada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem problemas, @EricLS. Ainda não comprei, então está tudo bem XD. E eu terminei optando pelas 2666MHz mesmo, por ser mais seguro pelas informações que tinha e também pela crença de que seria ótimo para esse conjunto de peças que estou adquirindo.

 

Outra coisa, eu achei 3 opções de memória pelo Mercado Livre que estão num preço aparentemente bom. São esses:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-946627532-memoria-corsair-vengeance-lpx-ddr4-8gb-2666mhz-garantia-_JM

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-833989979-memoria-ram-ddr4-hyperx-fury-8gb-2666mhz-_JM

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-948378578-ddr4-gskill-flarex-8gb-2x4gb-2666mhz-amd-ryzen-_JM

 

O primeiro seria pra single channel (que futuramente eu posso colocar mais uma dessas). Os outros dois são dois pentes de 4Gb. Mas não sei se os preços estão compensando ou qual seria a melhor opção dentre os 3. Quanto ao orçamento, os 3 estão dentro, então a preferência seria pelo ganho no geral.

 

Tu acha que eu deveria criar um tópico para perguntar acerca dessas 3 opções de memória que coloquei aqui? Só falta decidir a memória para fechar o PC <3

 

E obrigado pelas respostas novamente :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

Outra coisa, eu achei 3 opções de memória pelo Mercado Livre que estão num preço aparentemente bom. São esses:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-946627532-memoria-corsair-vengeance-lpx-ddr4-8gb-2666mhz-garantia-_JM

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-833989979-memoria-ram-ddr4-hyperx-fury-8gb-2666mhz-_JM

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-948378578-ddr4-gskill-flarex-8gb-2x4gb-2666mhz-amd-ryzen-_JM

 

O primeiro seria pra single channel (que futuramente eu posso colocar mais uma dessas). Os outros dois são dois pentes de 4Gb. Mas não sei se os preços estão compensando ou qual seria a melhor opção dentre os 3. Quanto ao orçamento, os 3 estão dentro, então a preferência seria pelo ganho no geral.

Nenhuma é de vendedor com reputação, não pegaria nenhuma delas, e o 3 link é produto usado. Sempre pesquise no ML colocando filtro "melhores vendedores" e filtro "produto novo".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Então vou procurar mais. Obrigado pelas dicas.

 

Mas, @Steeveantonichen, supondo que os produtos fossem novos e os vendedores com boa reputação, você escolheria qual dessas 3, considerando mais qual a melhor (usando os parâmetros que perguntei no outro comentário)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...