Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conector ATX 24 pinos derreteu


Posts recomendados

Bom dia, estou com um problema no meu computador. Ao usá-lo eu percebi que o mesmo estava com uma temperatura elevada, no entando quando eu fui medir estava com a temperatura normal, em tudo, processador, placa-mãe, placa de video. Até que teve uma hora que meu PC desligou, logo em seguida eu liguei e fiquei algum tempo nele até que ele desligou novamente e ficou nessa. Eu percebi que havia algo de anormal na minha fonte e fui ver as voltagens, foi ai que eu vi que a tensão 12V estava entre 10.500/11.500. Foi ai que eu percebi que o problema era na minha fonte. Quando abri meu gabinete vi que a fonte estava colocada errada, o cooler virado pra cima, onde não havia o buraco para ocorrer a ventilação e o meu cabo de 24 pinos 1 dos pinos havia derretido, o que derreteu ficou dentro do slot de 24 pinos da placa-mãe, mas somente esse 1 slot que queimou, o resto está normal. Não acho que deu curto na minha placa-mãe, estou na duvida no que fazer, se teria como tirar essa parte derretida que ficou na placa-mãe (acho que nao danificou nada do slot da placa, somente está o que derreteu do cabo da fonte), ou se eu não conseguir esse "resquísio", se teria como tirar esse conector ATX de 24 pinos e soldar outro.

24992078_1529070107189618_256255684_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
4 horas atrás, Marco Tulio Fonseca disse:

Problema resolvido, o tecnico que instalou minha fonte colocou-a virada pra cima deixando o cooler dela abafado fazendo com que ela esquentasse muito a ponto de derreter o cabo.

Isso não tem lógica.. Teria problema na fonte, não no cabo..

 

Esse tipo de coisa é mau-contato.. Se aconteceu com essa fonte, fatalmente, vai acontecer de novo com a nova fonte, se ela foi trocada.. Reparou se há dano no conector da placa-mãe??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse tipo de evento não raramente põe a perder tanto o conector da fonte quanto o outro, da placa-mãe.

Esse derretimento da capa do plug é causado pelo aquecimento do conector, e ai tanto o lado macho quanto o lado fêmea, geralmente ocasionado por mau contato derivado de conector vagabundo, com pouca pressão, com contato mecânico e elétrico muito ruim. Tanto mais aquece mais fica frouxo, mais aquece e assim por diante até entrar no que se chama de avalanche térmica. Isso bota a perder ambos os conectores envolvidos.

Soluções:

- Trocar 1 só pino do conector, tanto macho quanto fêmea

- Trocar todos os dois conectores

- Trocar a fonte e a placa-mãe

As duas primeiras devem ser feitas por algum técnico, não esse seu dai, que não sabe sequer montar uma fonte em um gabinete. Aliás, só ele, ou ele e você, o chamam de técnico.

 

Se deixares qualquer dos dois conectores que seja é questão de tempo para danificar o outro..

 

Outros exemplos:

 

Avalanchetermica03_zpsa348fb05.jpg

 

Avalanchetermica01_zpsb88c9d02.jpg

 

Veja que não tem como um conector assim fazer um melhor contato...  Só pode dar megda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...