Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projetando amplificador com Tda7375


Posts recomendados

Estou tentando  projetar um  sistema amplificador   , com entrada de eletreto  e saída com auto-falantes em modo bridge com TDA 7375 , com menos de 50 w ,estou  usando o  NE5534 com pré .Estou lendo  o livro sobre amplificadores operacionais do Antonio Pertence Jr. Já aprendi muita coisa mas falta muito ainda nessa longa jornada , tenho lido os datasheets  dos respectivos componentes , minha dúvida é sobre balanço para evitar  alguns ruídos  causados pelo  cabo , usarei filtro passa faixa para  linitar a frequência q irei trabalhar , o datasheet do  ne 5533 não me ajudou muito nisso , seria melhor eu usar o lm 837 como pré ? Onde leio mais coisas a respeito ?

Achei um circuito na internet com  ci tl 072  onde a pessoa fez  o balanço com ele .Onde encontro biblioteca desses componentes para tentar simular no proteus ,com  o diagrama em bloco  do datasheet não conseguir criar o  componente q funcionasse no proteus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, fabiano aladin disse:

minha dúvida é sobre balanço para evitar  alguns ruídos  causados pelo  cabo

 

Não vejo o que os cabos de entrada tem a ver com o  balanço ... mas que tal você ser mais claro, tipo assim : o sinal de entrada será acoplado via entrada balanceada, com amplitude de 5 mv, ou  será um sinal de alto nível, de amplitude em torno de 775 mV, essas informações ajudam muito a entender o seu projeto !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, aphawk disse:

 

Não vejo o que os cabos de entrada tem a ver com o  balanço ... mas que tal você ser mais claro, tipo assim : o sinal de entrada será acoplado via entrada balanceada, com amplitude de 5 mv, ou  será um sinal de alto nível, de amplitude em torno de 775 mV, essas informações ajudam muito a entender o seu projeto !

 

Paulo

Eu vi um circuito na internet para evitar ruídos através de cabeamento , e vai acontecer muito , o projeto  é o seguinte : um eletreto vai transmitir por 100 metros aúdio de voz humana para duas pessoas e essa duas também vai transmitir .Por tanto estou pensando em alto nível de amplitude poré o mais limpo possível , devo usar o filtro para limitar a frequência , não preciso ter tanta qualidade em reproduzir graves e sim  evitar  ruídos!Nunca fiz nada de áudio também , tô lendo datasheets , comprei livro .Gostaria de encontrar mais coisas a respeito , q me ensinasse a fazer  , não quero copiar circuitos q vejo  , porque desta maneira não vou aprender nada!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, fabiano aladin disse:

não quero copiar circuitos q vejo  , porque desta maneira não vou aprender nada!

Estás parcialmente certo amigo. No entanto permita-me orientar-te a um caminho do meio. São muitos anos e muitas pessoas que projetaram amplificadores (ou eletrônicos de um modo geral) e ralaram muito pra chegar neste estágio. A ideia não é copiar apenas e sim se basear em algum, aproveitar o conhecimento adquirido, entender, dar uma melhorada e fazer o "seu".

 

TDA 7375 é um amplificador linear né? Já ouviu falar do amplificador classe d? Coloque na lista. Penso se uma boa evolução pra tua ...

10 horas atrás, fabiano aladin disse:

longa jornada

longa jornada

 

9 horas atrás, fabiano aladin disse:

um eletreto vai transmitir por 100 metros aúdio de voz humana

Pra esta distância penso que já deves pensar em algo wireless... Bem pelo menos coloque também na lista

 

Sobre ruídos (agora sim) teorizo (teorizo) que um amplificador diferencial pode ajudar. O que ele faz? Essencialmente ele torce pra que o ruído seja aplicado nas duas entradas simultaneamente - e geralmente é - e nem dá bola pra ele , não deixa ele passar pra frente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Tem razão, 

Se fosse um sinal ativo até vale o enorme cabo de 100m. 

Agora sendo apenas um microfone, esquece. 

Vou de microfone sem fio, irá resolver o problema problema dos ruídos em quase que 100%.

Se achar que deve pode tentar montar o seu, eu mesmo fiz um em FM com o BA1404 e não ficou tudo de ruim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Estás parcialmente certo amigo. No entanto permita-me orientar-te a um caminho do meio. São muitos anos e muitas pessoas que projetaram amplificadores (ou eletrônicos de um modo geral) e ralaram muito pra chegar neste estágio. A ideia não é copiar apenas e sim se basear em algum, aproveitar o conhecimento adquirido, entender, dar uma melhorada e fazer o "seu".

 

TDA 7375 é um amplificador linear né? Já ouviu falar do amplificador classe d? Coloque na lista. Penso se uma boa evolução pra tua ...

longa jornada

 

Pra esta distância penso que já deves pensar em algo wireless... Bem pelo menos coloque também na lista

 

Sobre ruídos (agora sim) teorizo (teorizo) que um amplificador diferencial pode ajudar. O que ele faz? Essencialmente ele torce pra que o ruído seja aplicado nas duas entradas simultaneamente - e geralmente é - e nem dá bola pra ele , não deixa ele passar pra frente.

Obrigado , o conceito de amplificador diferencial eu entendi , li no livro e pesquisei na internet . Por enquanto vou fazer  com esse tda para vê se acerto e aprendo os conceitos envolvidos , depois está nos meus planos fazer com um  classe D , montei um diagrama em blocos para facilitar minha vida , com isso vejos os circuitos q preciso ,o amplificador diferencial eu devo colocar  antes do pré? e o filtro  q farei para limitar a resposta de frequência de 300hz a 12khz devo colocar  antes do pré ou entre o pré e o TDA? não  consigo achar  no  site do fabricante alguma versão cad  da biblioteca para  tentar simular no proteus vou montando e fazendo os testes na protoboard direto.

adicionado 34 minutos depois
4 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Deseja mesmo transmitir o sinal miserável gerado por um eletreto por 100m? Tá de brincadeira! A capacitância de um cabo de 100m vai matar o teu sinal, o efeito antena vai fazer com que escute tudo e todos, menos o eletreto. Mas vai dar um bom rádio FM! kkk

Em cima dos problemas q vou adquirir mais conhecimento , vou tentar e ver  o q  vai dá e o quanto vou aprender , obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transmitir um sinal de eletreto por um cabo de 100 m não faz muito sentido. Pode usar um circuito de telefone pra isso ou rádio bidirecional. No eletreto vai ter tanta interferência que é quase impraticável. Vai ter que usar circuito diferencial ou então converter o sinal do eletreto para sinal digital. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considere ter um amplificador operacional junto ao eletreto para ter uma saida de uns 10V ou mais com baixa impedância. sugiro utilizar a tensão que irá alimentar seu amplificador. Vai melhorar tua vida bastante, apenas um cabinho de 3 vias pra fazer isso. Na entrada do amplificador, basta reduzir a tensão para um valor adequado, não é difícil. Tem uns operacionais especializados em áudio, baixa distorção, não são muito difíceis de serem encontrados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Considere ter um amplificador operacional junto ao eletreto para ter uma saida de uns 10V ou mais com baixa impedância. sugiro utilizar a tensão que irá alimentar seu amplificador. Vai melhorar tua vida bastante, apenas um cabinho de 3 vias pra fazer isso. Na entrada do amplificador, basta reduzir a tensão para um valor adequado, não é difícil. Tem uns operacionais especializados em áudio, baixa distorção, não são muito difíceis de serem encontrados.

Tô usando o NE 5534 , primeira parte é fazer funcionar o pré , tô testando com gerador de onda com frequência de 1k , assim q funcionar  passo para o  diferenciador  e posteriormente para  os filtros!

 

adicionado 1 minuto depois
10 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Estás parcialmente certo amigo. No entanto permita-me orientar-te a um caminho do meio. São muitos anos e muitas pessoas que projetaram amplificadores (ou eletrônicos de um modo geral) e ralaram muito pra chegar neste estágio. A ideia não é copiar apenas e sim se basear em algum, aproveitar o conhecimento adquirido, entender, dar uma melhorada e fazer o "seu".

É isso q vou fazer .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

bom dia galera!!!!

Gostaria de aproveitar o fórum e os debates para perguntar como eu faço para montar um projeto de amplificador de áudio usando transistor ou Ci, com boa captação de voz humana em um local com muito ruído tipo próximo a vários motores.!!!! desde de já agradeço aos amigos da eletrônica Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o CI: todos são bons. Vai encontrar Classe B (consome mais energia, tem montagem muito simples e necessita de dissipador de calor) e Classe D (vai ter que construir indutor e o dissipador de calor é menor). Nos 2 tipos se tem grande gama de potência. É montar (o esquema já vem no datasheet) e ser feliz.

Sobre o ruído ambiente:

- microfone de eletreto é sensível e barato, capta bem o som ambiente, é o que se usa em celular e câmera de webcam.

- microfone dinâmico é pouco sensível ao som ambiente, necessita que o orador fale com a boca muito próxima ao mic. É o que os cantores utilizam. Creio ser o mais adequado ao seu desafio. Procure o microfone em lojas de instrumentos musicais, terá um atendimento especializado. Vendedores de internet na maioria das vezes são apenas comerciantes sem conhecimento técnico e que falam qualquer coisa para fechar a venda.

Em ambas as opções terá que montar um pequeno amplificador para o sinal do  microfone, coisa simples, uns 2 transistores mais algumas pecinhas ou até mesmo um amplificador operacional (dá na mesma).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...