Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Quero um Leitor de TAG para AUTORAMA. Quem pode ajudar?


Posts recomendados

olá pessoal!

saindo um pouco da zona de conforto dos computadores, eu to com uma ideia, ou possível solução para um problema aqui,

mas preciso que alguém me diga se da certo, se tem como, ou como faz rsrsrssrs

 

Eu estou com uma pista de autorama (parei um pouco com os Arcades :P ), e quero no minimo um contador de voltas

para a pista. Algo que recebe informações dos carros (6 no total), e que mostre isso em algum lugar.

No celular, na tablet, no notebook, tanto faz. Mas preciso de algo que "veja" quais carros passaram no local X (linha de chegada),

e va mostrando essas informações... voltas, carro mais rápido, quem esta em primeiro, seg, terc.... até sexto...

 

Eu andei fuçando na Net e achei muita coisa....

mas de interessante mesmo, achei um tal LEITOR de RFID... que le qualquer TAG que se coloca na frente dele.

E isso é BEM legal pra minha proposta.

 

seriam 6 tags, e um leitor, posicionado em algum local da pista... recebendo informações e mostrando em algum

lugar.

 

ONDE compro essas coisas??? como faço funcionar isso??? tem que programar?

abre um excel, e ele irá receber o que o leitor ler? comofaz???

 

vamos começar o debate.

muito obrigado a quem quiser ajudar, e entender disso.

 

abraçosssss

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim... imagino que encontre o que eu falei no ML.

sem problema.

 

mas a questão é que eu não uso isso. nem sei como funciona direito.

quero saber se funcionaria, e como montar isso.

 

leitor é qualquer um? tag qualquer uma? entendeu?

sou leigo nesse assunto, mas quero saber se daria para fazer algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ex Inferis disse:

como faço funcionar isso???

Colocar o leitor em apenas 1 ponto da pista e 1 tag em cada carrinho. As tags não podem ser na pista, tem que ser no carrinho é ele quem vai disparar a leitura do RFID.

 

Um modo de fazer isso é...

 image.png.7e5d2c5983dafa4252b11e9f289a5edb.png

 

Quando a tag (vulgo carrinho) passar pelo leitor, você sabe que ele deu uma volta... o leitor tem que estar posicionado para conseguir ler a pista inteira e somente numa direção...

 

Posso sugerir até outra forma de fazer... você pode colocar 1 reed-switch por pista e 1 imã por carrinho. Você consegue saber que o carrinho da pista 1 está na frente por exemplo... Quando o reed-switch fecha ou abre, vai gerar um pulso na leitura do pic/avr/transistor e você sabe que ele passou por ali naquele momento.

 

image.png.e2a947f1e8f64a162aa809a00514cab9.png

 

y213-reed-switch-magnetic-field-open-det

 

Sugeri o imã porque não sei se o campo magnético dos motorzinhos pros carrinhos andarem geram campo suficiente pra acionar o reed-switch, se gerar, e acionar, menos mal... da pra fazer só com eles mesmos

 

1 hora atrás, Ex Inferis disse:

tem que programar?

Dependendo e como você quer exibir... sim

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa... agora SIM, começamos a conversar rsrsrs

Muito obrigado.

 

Só tem um detalhe... 

essa segunda opção que falou, seria mais para uma pista ANALOGICA, onde os carros

não trocam de fenda. Isso eu consegui resolver até usando um app de celular.

 

meu problema é maior, porque meu sistema é DIGITAL.

ou seja, os carros TROCAM de trilha entende?

O carro 1 não corre só na trilha dele, ele tambem pode correr na trilha do carro2, e vice versa.

 

Então tem que ter "algo" que identifique ao sistema o carro1,2,3,4,5,6... e o "leitor" saiba

qual carro passou ali na linha de chegada. Senão irá contar tudo errado.

 

Por isso até agora, só achei isso de RFID para ler algo individual de cada carro.

A pista é larga, tem 20cm de largura. o Leitor tem que ficar por cima mesmo, como você desenhou,

e tem que conseguir ler algo que passou rápido embaixo dele... TAG, IR, sei la...

 

a pista layout teste é essa:

003.jpg

 

os carros a serem identificando um a um são esses por enquanto:

007.jpg

 

 

Obrigado por estar ajudando.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nostalgia de quando era criança kkkkkkkkkkk deu até vontade de ter uma dessas ai novamente

 

Acho que o RFID entra melhor então :P achei que era cada um em uma pista... dai fica melhor dessa forma aqui:

 

image.png.26a4cab47ae3f18b3aa967f856229a50.png

 

coloca tipo "uma ponte" na largada e o leitor rfid posicionado emcima dela... Eu sugiro você colocar sensores de IR pra quando o RFID identificar antes da passagem o IR detectar que o carro realmente passou ou não...

 

Vamos supor assim, o carrinho está chegando e a antena do RFID identificou que ele está ali, mas realmente não passou na linha... você pode adicionar um IR na linha de chegada...

 

image.png.d743b8566b303aa873ba03302aaa5ad0.png

 

A Ideia ali é:

O LED fica apontado para o transistor, quando algo passar na frente do LED/Transistor, eles deixam de enviar o pulso ao PIC/AVR/Transistor nisso você pode identificar que algo passou pela frente e usar o RFID para identificar o que passou...

 

Ou seja...

 

Passou no sensor 1: Faz a leitura do RFID para saber o que passou... logo após quando passar pelo segundo sensor, confirma que realmente o carrinho passou ali, pois pelo formato da pista parece que o carrinho pode cair ou ser derrubado por outro... :P dai a ideia de 2 sensores

 

Talvez seja neura minha kkkkk mas acho que funciona... talvez outra pessoa ai auxilie melhor nisso...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aaaaaacho que é neura rsrsrsrs

na reta, ou linha de chegada, eles não caem rsrsrs 

 

estarão retos ali, no maximo um do lado do outro.

Não sei se isso ajuda em algo... mas cada carro já tem um CHIP que o identifica na pista, até para o monte de recursos (importados) que a pista tem.

 

cada carro tem um chip desse:

https://www.slotcarcorner.com/d132-digital-chip-decoder-p1734.html

 

será que tem como algum leitor LER esses chips???

Embaixo desse chip (nao mostra na foto do site), tem um LED, ou emissor eu imagino...

Então se tiver como LER o proprio chip do carro, ta resolvido.

 

E ae??? tem como saber o que o chip transmite e tambem conseguir receber o sinal dele? Ler ele? rsrsrs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ex Inferis ,

 

Acho que vai ter problemas com os tags via RFID, pois os carrinhos irão passar em uma velocidade alta , o que diminui muito o tempo que o sensor tem para fazer a leitura de forma positiva.

 

E o fato de os carrinhos poderem trocar de pista complica bastante, tornando inútil um sensor óptico ou magnético simples.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Ex Inferis disse:

não existe nenhum "leitor" que possa ler o que os chips estão enviando???

Pode até existir mas você tem que saber o que, como, por qual meio tais chips enviam o sinal. Aquele link não diz nada.

Depois captar, entender, decodificar e aplicar no seu sistema

 

Uma ideia lôca (pra variar) é adptar um sensor ótico numa passagem e nos carrinhos algo como mini espelhos com alguma distância entre si. Tipo assim: carrinho 1=1 espelho= refletiu 1 (uma) vez. Carrinho 2=2espelhos=refletiu 2 vezes .. carrinho x=x espelhos = relfetiu x vezes. Infra vermelho ou laser penso que respondem com certa velocidade boa. Obviamente algo inteligente vai ter que administrar isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe, expliquei mal.

vou comprar o acessório oficial mesmo dessa Pista. É uma central de controle nova, e nela já tem essa

questão do contador de voltas para os 6 carros.

 

Eu até achei muita coisa legal pra celular, que utiliza a camera para ler cores dos carros,

outro que mede se algum tanto de pixel passou pelo local e marca a volta, muita coisa legal mesmo.

 

Mas tudo para pistas analogicas, que os carros não trocam de fenda.

E como não vi nada "simples" para tentar fazer, o que eu gostaria muito, me rendi.

 

Compro a central nova pelo ebay, pagarei uma facada nisso e na taxa BR, mas é o que dá...

Ter uma pista enorme, carros, mas não saber quem ganhou uma corrida, não parece muito util :(

 

Novamente obrigado a todos.

Segue segundo video de teste da Pista, que irá para fase de maquete agora.

Dodge Charger e MadMax interceptor:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...