Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Impasse na escolha da profissão


Posts recomendados

Olá, estou criando esse tópico com o objetivo de iniciar uma certa discussão sobre a área de TI como profissão. Terminei o ensino médio semana passada, e decidi não entrar na faculdade ano que vem, pois quero fazer um curso preparatório para o vestibular e ter um pouco mais de tempo para decidir minha carreira. Desde o primeiro ano, queria entrar para a área de TI, pois gosto muito da parte de programação e gestão na área de tecnologia, por isso, troquei a escolha de Ciência da Computação por Sistemas de Informação (ambas em faculdade pública, UTFPR), que pela grade curricular, tem mais matérias voltadas para a administração, e não apenas para programação. Porém, quando comecei a pesquisar como funciona o mercado de TI e a opinião daqueles que trabalham na área, uma grande dúvida surgiu, pois grande parte das pessoas que trabalham com TI reclamam que a área não tem bons salários em relação a quantidade de trabalho a ser feito, tendo casos de falta de vaga. Mas moro em uma cidade grande - Curitiba - que não chega a ser uma São Paulo, mas tem várias vagas na área pelo que pesquisei. Isso me fez pensar se eu não gostaria de ir para outra área, e coloquei Engenharia Civil como meu segundo plano, pois matemática e física não são problemas para mim. Todavia, pesquisei sobre a parte de gestão na área de TI e descobri algumas certificações, como a SAP, que são voltadas para a área de gestão e tem bons salários. Outro ponto que me agrada na área de TI (pode ser uma visão ilusória também), é o fato de ter mais chances de ir trabalhar fora do país do que em engenharia. Agora estou com essa dúvida, pois vejo muitas pessoas falando que não é preciso de faculdade para a área de TI, que precisa buscar por si só a informação, e meu plano desde o inicio era vincular a faculdade com os estudos por fora, mas tem a questão dos estágios e empregos, que no começo só querem saber de programadores e cargas horárias extensas, dificultando muito as chances de se conseguir chegar na parte de gestão. Como sei que tem várias pessoas com experiência aqui, gostaria que vocês me ajudassem. Agradeço desde já pela atenção.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, eu faço Sistemas de Informação na UFF e antes de decidir qual curso fazer, tive as mesmas dúvidas que você, e escolhi SI exatamente por ter matérias voltadas para a área de ADM. Mas a questão é a seguinte, tem muita gente na área que reclama da quantidade de trabalho do salário e etc... Além de ter pesquisado bastante antes de escolher o meu curso, baseio o que eu vou te dizer agora pela minha vivência, eu diria que TI é a carreira do futuro, hoje em dia todas as empresas, praticamente, já precisam de profissionais de TI, daqui a alguns anos essa necessidade será ainda maior. Quanto aos salários e a quantidade de trabalho, isso é mt relativo, sempre tem gente que acaba "se dando mal" como também tem quem "se de bem". Se você mora em cidade grande é mt mais fácil de achar uma boa empresa pra trabalhar, diferentemente de uma cidade pequena. Eu por exemplo, antes de ir pra UFF estudei em uma instituição federal em uma cidade pequena e la as ofertas de emprego nessa área realmente são menos valorizadas. Uma dica a mais que eu posso te dar, para pra pensar a respeito dessas empresas aqui: Google, Facebook, Microsoft e Apple, você tem que concordar que elas são umas das maiores do mundo certo? E qual a área delas? Qual a demanda de profissionais que elas mais precisam ?

Então meu amigo se você gosta, entra de cabeça que só depende de você !

 

obs: Desculpe os eventuais erros de português e qualquer dúvida pode manda uma msg pra mim que eu respondo.

 

Forte abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...