Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Renan Rezende

O que é overclock?

Recommended Posts

Olá! Como eu já disse várias vezes nesse fórum, vou montar um pc gamer de entrada com o processador Ryzen 3 1200, mas uma coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha... o que é overclock? Como fazer? Quais são as vantagens e riscos? Vale a pena fazer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É aumentar a velocidade ou frequência de algo além do padrão de fabrica pré estabelecido. A vantagem é melhora no desempenho, o risco é de danificar ou diminuir a vida util do componente em questão. Ryzen é um processador já praticamente pronto pra receber OC, no caso, preparado, então vale a pena, o desempenho dele se alonga bastante com o OC, vale lembrar que precisa de uma placa-mãe com chipset B350 pra permissão do OC em Ryzen, e dependendo do OC é bom adotar uma refrigeração extra, air coolers mais fortes ou WC.

 

 

Editado por MarceloSouzaB1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complementando o que o amigo @MarceloSouzaB1 já cita, o Overclock feito em qualquer peça além de poder danificar e diminuir a vida útil do mesmo, também faz com que o equipamento exija mais energia, ou seja, se o processador tem tdp de 95W, com overclock ele poderia ir para 98W de tdp que seria o consumo extra, mas isso é só exemplo.

 

Claro que para se fazer overclock é preciso entender do assunto, mara não fazer esteira e danificar algo.

 

Vamos a um exemplo de overclock em processador:

 

Eu tenho um pc com processador intel pentium g620 de 2.60Ghz da 2ª Geração(tá antigo eu sei).

 

Se eu tiver uma placa que suporte overclock, posso fazer esse meu processador subir de 2.60Ghz para 3.00Ghz, assim ele iria trabalhar acima do valor de fábrica.

 

Também poderia fazer ele esquentar mais que ai seria recomendado um cooler melhor ou um Water Cooler para resfriar, além disso ele também pode pedir mais energia e dependendo do hardware presente na máquina, eu iria precisar de uma fonte mais potente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×