Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com a tensão em uma rede trifásica 220 V.


Posts recomendados

Pessoal, bom dia.

Estou com um problema em uma casa que tem alimentação trifásica de 220 V. Está dando as seguintes tensões.

Fase AB: 1 V - Fase AC: 218,9 V - Fase BC: 218,2 V

Pensei que tinha rompido uma fase, mas quando meço de fase para neutro da as seguintes tensões:

Fase A p/ Neutro. 130,8 V

Fase B p/ Neutro: 130,5 V

Fase C p/ Neutro: 121,6 V

 

Alguém sabe me explicar o que pode ter acontecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso o resultado do teste solicitado pelo colega acima seja positivo, ou seja, há a circulação de corrente entre as Fases A + Neutro e B + Neutro, existe uma hipótese bizarra de esta casa não estar sendo alimentada por uma rede trifásica "real", mas sim por uma bifásica com alguma derivação de uma destas fases para um terceiro condutor fase em algum ponto antes do local onde você está fazendo suas medições, dando a ilusão de que você tem aí um sistema trifásico!

Seria algo mais ou menos assim:

1. Da rua, entra no seu relógio/padrão/medidor 4 fios, sendo o que chamaremos aqui de Fase A, Fase B, Fase C e Neutro. Isso você consegue inspecionar visualmente.

2. Depois que os fios entram na casa, em algum ponto, o fio da Fase A (ou da B ) deixa de existir, seja lá por que motivo. Ele pode estar rompido ou simplesmente solto dentro de um conduíte, por exemplo.

3. Depois deste ponto, em algum outro lugar, alguém foi lá no fio da Fase B e puxou uma derivação dele para seu quadro de distribuição em um fio separado, como se ele fosse a Fase A verdadeira. Ou seja, você não tem a Fase A chegando no seu quadro, embora haja ali uma fase de 127V (Fase B)!

 

Neste cenário acima, realmente ocorreria exatamente o que você descreveu no tópico: Medições entre Fase A + Fase B dariam 0V (ou 1V no máximo, já que você está medindo na verdade a Fase B com ela mesma!), entre A + C exatamente o mesmo valor de entre B + C (ou valores extremamente próximos, comprovando que A e B são a mesma fase), entre A + Neutro também idêntico a B + Neutro (mais uma vez, A e B são a mesma fase "real"!), e finalmente entre C + Neutro uma tensão bem diferente das outras pois a Fase C é de fato uma outra fase.

 

Não deixe de responder ao tópico caso seu problema tenha sido resolvido, compartilhando com os demais membros do fórum qual foi a solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...