Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FPS baixo e pouco uso CPU, GPU e RAM


Posts recomendados

Prezados,

 

Acabei de montar um desk e estou com um problema de desempenho para jogos.
CS: Benchmark tudo no low e nvidia em desempenho - média 130 fps.

LOL: tudo low e nvidia em desempenho - média 120 fps.

 

placa-mãe: Asus Prime A320M-K/BR

Placa de Vídeo: EVGA GeForce GTX 1050TI

Processador: AMD Ryzen 5 1400

Memória RAM: Micron Ballistix Sport 8GB DDR4 2400MHz (1x8GB)  

HD: SSD 120Gb Kingston (apenas 35% utilizado)

Fonte: Fonte Corsair CX Series 550W 80 Plus Bronze

Monitor: TV Samsung 32''

 

Rodei um programa pra verificar o uso da CPU, RAM e GPU durante o game e os número estão bem baixos (ver foto).

Alguém já teve algum problema do tipo ou sabe a solução?

 

PS1: Já fiz todas otimizações do windows 10.

PS2: De acordo com o slim drivers todos os drivers estão atualizados.

PS3: Placa de vídeo esta com última versão também.

 

Obrigado pela atenção.

 

 

IMG_2057.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seja bem vindo ao fórum do Clube do Hardware.

 

Seu sistema está balanceado, não era para estar acontecendo isso. Nunca devemos utilizar programas do tipo driver updater, você não tem como saber o que está sendo instalado de fato e se ele detectar algum componente erroneamente causará problemas de instabilidade, tela azul, etc.

 

Sugiro baixar todos os drivers direto do site de cada fabricante, AMD para o chipset da placa-mãe, Nvidia para a gpu, Asus para drivers de rede/outros. Depois desinstale todos os drivers do seu PC, remova o slimdrivers, utilize o DDU (Display Driver Uninstaller) para remover os drivers de vídeo em modo de segurança. Reinicie o PC.

 

Agora instale os drivers na seguinte ordem:
1 - Chipset

2 - Nvidia

3 - Demais drivers

 

Veja se nota alguma diferença depois disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous

3 horas atrás, grievous disse:

Seja bem vindo ao fórum do Clube do Hardware.

 

Seu sistema está balanceado, não era para estar acontecendo isso. Nunca devemos utilizar programas do tipo driver updater, você não tem como saber o que está sendo instalado de fato e se ele detectar algum componente erroneamente causará problemas de instabilidade, tela azul, etc.

 

Sugiro baixar todos os drivers direto do site de cada fabricante, AMD para o chipset da placa-mãe, Nvidia para a gpu, Asus para drivers de rede/outros. Depois desinstale todos os drivers do seu PC, remova o slimdrivers, utilize o DDU (Display Driver Uninstaller) para remover os drivers de vídeo em modo de segurança. Reinicie o PC.

 

Agora instale os drivers na seguinte ordem:
1 - Chipset

2 - Nvidia

3 - Demais drivers

 

Veja se nota alguma diferença depois disso.

Primeiramente muito obrigado.

 

Fiz tudo isso e descobri que o chipset da asus estava desatualizado em relação o site da amd, porém o problema persistiu.

 

o mais bizarro de tudo é que às vezes eu início o jogo e o fps está em 250, porém isso é 1 vez em 100, 99% das vezes tá com fps relativamente baixo pro meu setup.

 

e o problema não é temperatura, monitoro isso constantemente e não passa de 50C

 

ha a possibilidade do problema ser por eu usar uma tv como “monitor”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous fiz alguns testes e o consumo de cpu e gpu só aumentam quando eu boto todas configurações no high.

tem alguma maneira de forçar o uso desses equipamentos quando a configuração está no low?

pois mesmo a média de fps ficou a mesma independente da qualidade da resolução 

adicionado 1 minuto depois

@Steeveantonichen está para desempenho 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous mas não é estranho o jogo ficar com mesmo desempenho tanto em low quanto high? Ao meu ver o batente máximo de uso da cpu e gpu deveriam ser o mesmo para ambos os casos. E então o jogo ter desempenho melhor no low.

 

existe alguma configuração que limite o desempenho do jogo?

 

eu formatei o computador e reinstalei todos os drivers, porém o erro persiste :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se formatado o problema persiste, poder ser alguma cfg de bios que esteja limitando alguma peça/slot/energia. Ou então a fonte n tá suprindo legal a energia, embora ache que seja menos provável porque é uma Corsair CX.

 

Já tentou instalar algum jogo pesado, tipo PUBG,  BF1 e monitorar (tanto no low qt ultra)? É porque eu n jogo CS GO nem LoL então n sei muito bem qual a utilização de GPU neles. Mas a lógica diz que qd você joga com tudo no Low (ainda mais em jogos antigos e leves como CSGO e LoL), você tá facilitando as coisas pra sua GPU, então ela n vai pegar 100% de utilização. Qt mais fácil pra sua GPU, mais o gargalo vai pra CPU. Se em vídeos no YT a galera com uma cfg igual a sua pega FPS maiores, então pode ser algum limitador de frames ligado, tipo Vsync ou algo assim, ou então o lance da bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Pires Só pra esclarecer, esses testes que fez na CPU e GPU, você monitorou apenas a porcentagem de uso ou também a frequência(Mhz), pois isso também é muito importante. Digo isso pois recentemente atualizei o driver da GTX 960 para a versao 388.31 para poder testar o BF1, e tanto nele, quanto principalmente no 4 a GPU demorava estabilizar e ficar normal como era no 373.06, apresentando temperaturas baixas, uso em 100% e Mhz pegando no máximo 800(por padrão ela pega 1392). Pra resumir, recomendo monitorar isso caso ainda não o tenha feito, caso estiver estranho também, recomendo desinstalar o driver de vídeo atual com o DDU no modo de segurança e buscar um driver mais antigo, talvez fique melhor

Use a busca manual por aqui 

 

Lembrando também que Vsync é uma ferramenta delimitadora de desempenho, verifique se está desativado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Luis Pires disse:

YouTube conseguem mais que o dobro de fps que eu com a mesma config.

vsync desabilitado e bios atualizadas.

nao sei mais o que pode ser

Mas tu foi na bios com calma olhar as cfgs uma a uma pra ver se n tinha alguma coisa ligado/desligado/limitando desempenho de alguma peça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...