Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD M.2 - informações sobre compatibilidade


Posts recomendados

Pessoal, bom dia! Primeiramente me desculpem pelo tamanho do tópico!

Preciso de uma luz para um problema que estou enfrentando, comprei a cerca de 2 semanas um Notebook Samsung Odyssey I7 com 16GB de Ram | Modelo: NP800G5M-XG3BR

 

Não sei se abri no tópico correto já que meu problema é referente a compatibilidade de SSD com o notebook.

 

Bom, logo no primeiro dia já comecei a ter sérios problemas com lentidão no equipamento, a maior parte do tempo de uso a utilização da HD fica em 100% transformando qualquer atividade simples em uma péssima experiência, não me atentei no momento da compra que o HD era 5400rpm, mas enfim.... cheguei a realizar vários tutoriais na internet para desativar Superfetch, Windows Search, desativar paginação de disco mas nada resolve.

 

Decidi então comprar uma SSD, este notebook possui suporte para SSD M.2, vou deixar algumas fotos do slot que tirei do equipamento para ficar mais fácil de me ajudar, procurei no bendito manual da Samsung sobre o tipo e modelo do SSD suportado e não existe absolutamente nada no manual, é.... não existe! Entrei em contato com o suporte da Samsung e a única informação que tive foi: "Este notebook possui suporte para SSD M2 senhor...".

 

Ok... é PCI ou é SATA? Modelo 2260 ou 2280? Procurei no próprio soquete se existia alguma numeração ou alguma referência de qual SSD é compatível, uma das atendentes da Samsung (suporte) me falou que era SATA, outros falaram que não tinham esta informação, sim liguei várias vezes na tentativa de resolver isso...

 

Pelo que entendi das SSDs M.2 o que muda de um tipo para o outro é o tamanho - 2260 = 6cm / 2280 = 8cm, peguei uma régua e medi o tamanho do slot e cheguei na conclusão que o modelo compatível é a 2280.

 

Se alguém conhece esse notebook e puder me ajudar eu agradeço muito, pois preciso urgente de uma SSD para parar de passar raiva, assim como se tiverem dicas ou sugestões para resolver o problema do HD 100 como dica de qual a melhor custo x benefício para uma SSD. Vale a pena comprar uma de 256gb ou 500gb? A diferença de preço é até grande, trabalho com desenvolvimento de sistemas para web e gosto muito de jogar.

 

Agradeço a paciência e a ajuda desde já ;)

P_20171214_194448.jpg

P_20171214_194231.jpg

P_20171214_194342.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kelvin Brito Esse Not suporta SSD M.2 2280, tive um cliente que pediu pra instala um SSD M.2 nesse Not, comprei um da Crucial 120GB.

 

Agora a questão de quantos GB é necessário, ai é com você, depende a necessidade, se você quer rapidez em tudo terá de pegar um de 240GB +, se quiser apenas inicialização rápida do sistema um 120GB ja basta. E questão de marcas pegue a que melhor lhe agradar, mas verifique a questão de Leitura e Gravação do SSD M.2, recomendo 500MB/s / 500MB/s +,tanto em leitura e gravação.

 

E uma dica, não busque esses tutoriais na internet de disco 100%, nunca desabilite o Superfetch, ou qualquer Serviço do Windows.

Esses Serviços servem para melhorar o desempenho do Windows, não para prejudicar.

Busque sempre verificar o HD primeiro com programas que mostram a sua "saude" como o CrystalDiskInfo, e faça um ScanDisk, com a ferramenta do próprio Windows no seu HD, so para ter certeza que não setor defeituoso.  

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kelvin Brito Vou tentar te ajudar enquanto outros usuários mais informados não solucionam seu problema, ok?

 

Se eu não me engano os hds com 5400 rpm são o padrão dos notebooks pois esquentam menos que os de 7200 rpm.

Ainda assim, não acho normal essa lentidão que você está relatando (tudo bem que pode ser apenas uma expectativa elevada que você tinha que foi frustrada). Você rodou algum programa pra verificar se seus componentes estão 100%? O próprio Windows tem uma ferramenta pra isso, só não lembro o nome dela, dê uma pesquisada sobre.

 

Posso estar falando besteira, mas é possível instalar ssd sata3 em notes? Porque se for é uma opção melhor do que um m.2, pois estes esquentam mais e temperatura é um problema real quando falamos de notebooks. Então se possível, troque seu ssd m.2 por um sata3, um Samsung 850 EVO, por exemplo (eu tenho e é excelente, boot do Windows em menos de 10 segundos).

 

Sobre capacidade do ssd depende única e exclusivamente do seu uso. Se você pretende botar apenas o Windows e alguns poucos programas então um de 250gb vai te atender. Caso precise de mais espaço vá no de 500gb mesmo.

 

19 minutos atrás, Kelvin Brito disse:

A diferença de preço é até grande, trabalho com desenvolvimento de sistemas para web e gosto muito de jogar.

Não acho que ssd vai te dar grande ganho nessas duas tarefas. Em jogo só influencia no tempo de load, e absolutamente nada em questão de fps. Pra desenvolvimento acredito que seja o mesmo caso... Seu servidor de aplicação usa muito mais memória ram do que memória principal (mais uma vez posso estar enganado, claro).

 

P.s.: O usuário Matheus (acima) postou a resposta agora que estava finalizando a minha, e acho que ele foi mais útil que eu. Ainda assim vou postar porque digitei demais pra apagar tudo... kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Kelvin Brito disse:

Bom dia Mateus, muito obrigado por estas informações, acredito que vou comprar uma de 500gb mesmo pra deixar alguns jogos na SSD para um loading mais rápido e ter um pouco mais de performance em games de mundo aberto rs.

 

Sabe me dizer se é PCI ou SATA? Obrigado :)

Modelo M.2 PCI

 

E você também pode colocar nesse Slot a Memória Intel Optane.

São bem mais caras. Mas o boost é maior, porém não é para armazenamento de arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus9991

Sua resposta foi tão útil quanto a do Mateus, vou dar mais uma pesquisada também sobre questão de desempenho, se realmente não tiver diferente para aplicações/jogos uma 254gb me atende, hoje na verdade já atende no meu notebook antigo que é um pouco mais fraco que este novo.

 

Sobre o sata 3 eu não sei se suporta, esse é um dos pontos que estou tentando descobrir. A que você está se referindo é a que estou enviando em anexo? Pois parece que a entrada não é compatível com a minha placa.

 

Mais uma vez agradeço o retorno :thumbsup:

28697007_1SZ.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Kelvin Brito disse:

@Mateus9991

Sua resposta foi tão útil quanto a do Mateus, vou dar mais uma pesquisada também sobre questão de desempenho, se realmente não tiver diferente para aplicações/jogos uma 254gb me atende, hoje na verdade já atende no meu notebook antigo que é um pouco mais fraco que este novo.

 

Sobre o sata 3 eu não sei se suporta, esse é um dos pontos que estou tentando descobrir. A que você está se referindo é a que estou enviando em anexo? Pois parece que a entrada não é compatível com a minha placa.

 

Mais uma vez agradeço o retorno :thumbsup:

28697007_1SZ.jpg

 

Esse modelo de SSD é o Sata, o seu  é o M.2 PCIE

 

Edit: o Not que eu troquei não era M.2 PCIE, era o SATA, esse seu notebook é um pouco diferente do que eu peguei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus9991

Maravilha Mateus, muito obrigado mesmo, agora consigo comprar o certo e não ter mais dores de cabeça, é complicado quando o próprio suporte de uma empresa gigante não tem essa informação em mãos...

 

Você recomendaria uma Samsung 960 EVO?

Achei esta no ML por R$ 1354,00 (Muito barato comparado a sites como Kabum, Extra etc) = https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-929208529-ssd-m2-samsung-960-evo-500gb-nvme-3200mbps-pcnotebook-_JM?source=gps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Kelvin Brito disse:

@Mateus9991

Maravilha Mateus, muito obrigado mesmo, agora consigo comprar o certo e não ter mais dores de cabeça, é complicado quando o próprio suporte de uma empresa gigante não tem essa informação em mãos...

 

Você recomendaria uma Samsung 960 EVO?

Achei esta no ML por R$ 1354,00 (Muito barato comparado a sites como Kabum, Extra etc) = https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-929208529-ssd-m2-samsung-960-evo-500gb-nvme-3200mbps-pcnotebook-_JM?source=gps

 

Recomendo e muito esse SSD(modelo correto).

 

Tem diversos Notebooks que tem Slot M.2 tanto Sata quanto PCIE, que não fala no Manual do produto ou no site do fabricante, e o suporte do fabricante é quase sempre inútil nessa questão, nunca sabem responder de forma 100% correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus9991

Bom, acredito que o caso está resolvido então :wiggle:

Vou só dar uma pesquisada direito nessa SSD, está muiiiitooo mais barato, da aquele medo....

 

Bom, agraço muito vocês que ajudaram, @Gabriel Merlo Ferreira vou dar uma pesquisa sobre esse recurso do windows para ver se consigo ao menos diminuir esta utilização, o processo que consome quase tudo está escrito apenas System e quando abro o Chrome a coisa também fica séria rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Kelvin Brito disse:

@Mateus9991

Mateus, te atrapalhando mais uma vez rs

 

Essa SSD que te mandei no Link é compatível então com esse Samsung Odyssey?

O pessoal do anúncio tem loja física e vou dar uma olhada pessoalmente, o preço está bom. valeu

 

Sim é compatível esse SSD M.2 PCIe com o Samsung Odyssey.:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kelvin Brito

Qualquer modelo M.2 2280 será compatível (SATA ou PCI), desde que o seu notebook esteja com a última versão de BIOS instalada. O mesmo vale para os concorrentes dele, o Dell 7567 e Acer VX. 

 

Quanto a questão de performance, qualquer um deles trará grandes ganhos em relação ao HD. No caso dos PCI, que usam protocolo NVMe, as altas taxas de gravação e leitura nem sempre vão ser traduzidas em grandes aumentos de desempenho no uso cotidiano. A menos que você seja fanático por resultado de benchmark, o desempenho para tarefas do dia a dia vai ser muito parelho entre M.2 SATA e M.2 PCI, aí vale mais a pena procurar por tempo de garantia e TBW maiores pelo menor preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu tenho o Samsung Odyssey i7 8gb e comprei a Evo 960 250gb (Mesmo motivo, HD horrível) e a bios não esta reconhecendo o ssd, mas quando faço o boot pelo win10 do HD normal a bendita esta lá. Comprei por ser ambos produtos samsung mas a BIOS é muito limitada eu não consigo fazer nada... não sei mais o que fazer! Suporte da Samsung é horrível... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Fala pessoal, beleza? Desculpem-me por desenterrar este tópico mas é que acabei de entrar pro clube odyssey e constatei que o todos constaram, o HDD do Odyssey é uma porcaria. Sabendo disso, estou indo pro Paraguay na sexta e trarei um M2 pro meu "Ody". Vi em páginas anteriores um brother questionado sobre esse M2 e gostaria de saber se ele é compatível, e como a grana está curta não posso errar até porque, um tiro no joelho é melhor que o HDD que vem nesse note. Só preciso saber, qual deles é compatível ou não com meu note. Desde já agradeço.

WDS240G1G0B_01.jpg

hd_crucial_ssd_m2_mx300_275gb_75821_550x550.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 12/15/2017 às 18:47, Leonardo Lazo disse:

Pessoal, eu tenho o Samsung Odyssey i7 8gb e comprei a Evo 960 250gb (Mesmo motivo, HD horrível) e a bios não esta reconhecendo o ssd, mas quando faço o boot pelo win10 do HD normal a bendita esta lá. Comprei por ser ambos produtos samsung mas a BIOS é muito limitada eu não consigo fazer nada... não sei mais o que fazer! Suporte da Samsung é horrível... 

Boa noite pessoal,

estou com o mesmo problema, instalei o SSD EVO 960, clonei o Win com app da Samsung, acesso o ssd pelo Win mas quando acesso a BIOS pra escolher o boot não aparece o SSD, será que preciso atualizar o firmware ou o que?

 

Desde já muito obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 15/12/2017 às 10:53, Joao Paulo Ferraz disse:

@Kelvin Brito

Qualquer modelo M.2 2280 será compatível (SATA ou PCI), desde que o seu notebook esteja com a última versão de BIOS instalada. O mesmo vale para os concorrentes dele, o Dell 7567 e Acer VX. 

 

Quanto a questão de performance, qualquer um deles trará grandes ganhos em relação ao HD. No caso dos PCI, que usam protocolo NVMe, as altas taxas de gravação e leitura nem sempre vão ser traduzidas em grandes aumentos de desempenho no uso cotidiano. A menos que você seja fanático por resultado de benchmark, o desempenho para tarefas do dia a dia vai ser muito parelho entre M.2 SATA e M.2 PCI, aí vale mais a pena procurar por tempo de garantia e TBW maiores pelo menor preço.

Boa tarde Kelvin, então qualquer M.2 2280 é compatível? Tenho um Samsung Expert X41, to querendo colocar um M2.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde Vinicius,

Recebi a notificação de uma nova mensagem neste fórum que criei em dezembro de 2017 e obviamente vou ajudar, lembro que estava na dúvida de qual ssd seria compatível com o Odyssey, o suporte da Samsung não sabia responder e a galera do fórum deu uma força :), então vamos lá.

 

O Odyssey possui uma entrada para SSD's M.2, a que comprei possui as seguintes características:

 

Marca: Samsung

Linha: 960 EVO Series

Modelo: MZ-V6E500

Versão: 960 evo

Capacidade: 500 GB

Tecnologia interna: SSD

Interfaces: PCIe 3.0, NVMe 1.2

Aplicações: Notebook

Localização: Interno

Fator de forma: M.2 2280

 

Eu paguei na época R$ 1275,99 e utilizo ela até hoje, como usei o slot M.2 para esta SSD continuei com a HDD de 1T que veio junto ao notebook.

Não me arrependo de forma alguma da compra dessa SSD, pois a que vem no Odyssey (e na maioria) é uma HDD de 5.400 rmp que precisa ter muita paciência para aguentar os altos picos de utilização de disco.

 

Quando for adquirir não se esqueça que deve ser M.2 2280, este foi o compatível com meu Odyssey I7 16gb. Se eu puder ajuda em algo mais só avisar ;). Abraço!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Kelvin!

Depois de ler seu comentário optei pela Samsung Evo 970 de 250GB por R$640,99 no ML. Achei o investimento de certa forma baixo pelo que o Evo 970 é capaz de entregar, vai chegar junto com o Odyssey 1060 na semana que vem e não me situei em relação ao parafuso que prende a placa.. Usei o userbenchmarck.com pra comparar uma WD Green de 299,00 uma Kingston A1000 por 419,00  NVMe e a Evo.. sem comparação  o custo benefício de uma Samsung Evo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...