Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queimei meu Multímetro Brasfort 8522


Vitor P

Posts recomendados

Cara, a culpa nunca é do instrumento... É sempre do usuário.

Comece a ter por hábito, sempre que, depois de usar o multímetro, colocá-lo numa faixa de medida de altas tensões. Dessa forma, caso você se descuide, o risco de danos ao aparelho e bem menor.

E desculpe, eu não tenho um multimetro desse modelo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que a culpa foi minha, estava sendo irônico, me senti uma mula... Mas o seletor de alguns poderiam ser melhores sim, só por uma seta de outra cor daria um contraste melhor, só sei que da próxima vez vou pintar ou marcar.
O multímetro ta ligando, mas os valores estão desregulados, na faixa ohm ele começa a subir sozinho... enfim.

Será que usando um trimpot posso descobrir o valor?

Colocando ele no máximo e diminuindo aos poucos, e então, se estabilizar, meço e coloco um resistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Vitor P disse:

Não há informação no manual,

Meu voto continua sendo pra frequencímetro. Se for testar, não aplique + que 5V nele

Falha relativamente grave do fabricante que superestima o conhecimento técnico do cliente.

 

e tem +...

P.ex. penso que ao mencionar apenas 'conector para medir transistores' e 'leia o valor no visor' é muito vago pois custa pouco adicionar informações complementares.

off topic 1/2 on

nestas décadas no ramo, me lembro vagamente que precisei medir o hfe do transistor uma vez ou menos...

 

Em 15/12/2017 às 21:19, Vitor P disse:

culpa do  seletor ambíguo..

e também da visão embaçada de décadas no ramo o que pode parecer ambíguo mas já me ocorreu (recentemente...) : por segundos a fio achei que tinha achado um diodo em curto... é .. alegria de pobre dura pouco kk

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@LMolinari Muito menos! O multímetro sai por menos de 11 Reais e ainda vem com uma bateria de 9V que custa em torno de 20 Reais!!!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682733911-multimetro-digital-dt830b-garantia-nfe-portatil-profissional-_JM

Bateria:

https://www.lojamatel.com.br/produto/bateria-9-volts-duracell-mn1604b1/892/

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Vitor P disse:

"sinal digital"

Perdi um tempinho,p rocurei rapidamente e só uma réles menção de menos de 1 segundo de sinal digital aos 52 segundos. Não vi como medir e qual diferença/vantagem entre medir com vcc mesmo. Apesar de que alguma maneira que desconheço no momento pode ser útil, mas ,,,... fraquíssimo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é pelo preço.

Fiz alguns testes, era um resistor de poucos ohms, acho que vou conseguir chegar bem próximo. As outras escalas, mesmo as de resistências, funcionam com uma ampla tolerância aos valores. Parece que R6 é especificamente para a faixa 2000. 

Obrigado pelas dicas e pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um chute posso dizer que esse resistor é de 900ohm. Vou pela lógica de que está ligado em série com um resistor de 100R está ligado em série com ele formando um divisor de tensão por 10.

As escalas de multímetros usam vários divisores por 10, é comum encontrar resistores de 9, 90, 900, 9k e etc sempre ligados a resistores de 1, 10, 100, 1k e etc.

E ainda tomei por base a foto de outro multímetro que consertei e postei a foto outro dia, a marca é diferente, mas é possível encontrar os resistores ligados da mesma maneira. Veja no canto esquerdo da imagem:

Tente trocar o resistor, o mais difícil vai ser encontrar um pra comprar. Talvez um potenciometro de 1K ajustado pra 900R resolve.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...