Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen R5 1600 ou Core i5 7500?


Posts recomendados

Vou finalmente comprar o meu primeiro computador e queria uma dica.

 

Estava vendo em fóruns de pessoas pedindo dicas de qual PC iria comprar e tudo mais. Me deparei com alguns dizendo que vale mais a pena pegar um Ryzen do que um i5.

 

Bom vai 2 configurações e o preço delas ai:

 

1 - Ryzen R5 1600                                    - 815

2 - Gigabyte AB350 Gaming 3 AM         - 365

3 - Asus GeForce GTX 1070 8gb          - 1550

4 - 8GB 2400 DDR4 Crucial Ballistix     - 300

5 - 1Tb HD Western Digital 5400RPM   - 175 

6 - EVGA ATX 80 Plus White 500w       - 145 

7 - Gabinete que eu ver na hora de 150 - 200 reais  

   

TOTAL : +-3600

 

---------------------------------------------------------------------

 

1 - i5 7500                                               - 650 

2 - Asus Prime B250m-Plus                    - 320
3 - Asus GeForce GTX 1070 8gb           - 1550

4 - 8GB 2400 DDR4 Crucial Ballistix      - 300

5 - 1Tb HD Western Digital 5400RPM    - 175 

6 - EVGA ATX 80 Plus White 500w        - 145

7 - Gabinete Corsair Spec-Alpha            - 250
     
TOTAL : 3390

 

Detalhe que esse preço é no Paraguai galera!

 Eai? Qual eu pego?

 

O com i5 esta mais barato e pelo que eu vi em testes de comparação, seu desempenho nos jogos é melhor em um jogo outra hora o desempenho é melhor com o R5. Mas no geral, pelo que eu vi o i5 é melhor em mais jogos. O com o Ryzen passaria um pouco da minha cota de 3500 mas daria para apertar.

 

A true da true é que o i5 7600k esta 735, ou seja o preço final seria de 3475. Ainda menor do que o Ryzen.

 

Eu provavelmente não faria oc no processador, ou estudaria bem antes de fazer qualquer coisa ( leigaço ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Governador Pensativo O Ryzen 5 1600 é uma escolha muito superior. Combinaria muito bem com a GTX 1070. Contudo, ainda provavelmente perderia por pouco na média de frames para o Core i5 de 7ª Geração. E por que optar pelo Ryzen, se ele fornece uma média de FPS menor? Vamos lá:

 

1) Os processadores Ryzen, apesar de perderem sim na média (por pouco), mantêm taxas de frames mais estáveis. Isso ocorre porque o Core i5 de 7ª Geração, com apenas 4 núcleos, pode bater 100% de uso em jogos CPU bound e ter drops bem mais significativos, enquanto o Ryzen vai manter uma porcentagem de uso mais baixa e ter fôlego sobrando para evitar quedas em cenas de muita ação/física pesada. A diferença na taxa média você não percebe, enquanto os drops de FPS ficam claros.

2) Por sofrerem menos quedas de FPS e terem disponibilidade de uso livre, os Ryzen são mais viáveis para uso com placas de vídeo de maior desempenho, como a GTX 1070 que você quer comprar.

3) Processadores Ryzen são destravados para overclock. Aumentar o clock deles é muito fácil e pode ser feito mesmo com cooler box, reduzindo ou mesmo eliminando a diferença na média de FPS em que eles perdem para o Intel, que é travado.

4) O Ryzen é muito, mas muito superior ao Core i5 de 7ª Geração em tarefas de múltiplos núcleos (como renderização e streaming). 

5) O Ryzen esquenta menos.

6) O Ryzen gasta menos energia.

7) A AMD anunciou que vai manter suporte à plataforma até 2020. Ou seja, você vai ter amplo caminho de upgrades.

8) A 7ª Geração da Intel já está morta. A 8ª já está aí. Seu único caminho de upgrades seria um Core i7 7700 ou Core i7 7700K, que não tendem a reduzir muito de preço e são péssimas opções de compra frente aos processadores mais modernos (tanto AMD quanto da própria Intel).

9) Menor custo.

 

 

 

Então, reforçando o que está há tempos sendo dito na mídia especializada por aí: não compre um Core i5 de 7ª Geração. Quem compra esses processadores não está por dentro do mercado. Se você quer processador Intel, vá logo para a 8ª Geração (as placas-mãe logo devem popularizar e diminuir de custo). Por agora (ou mesmo depois) o Ryzen manda muito bem em custo x benefício.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No momento é mais negócio comprar o Ryzen porque a Intel já descontinuou a sétima geração, a oitava geração não é compatível com as placas-mãe da sétima além do kit (da oitava) ser muito caro. A AMD prometeu manter o chipset AM4 até 2020.

 

Se você comprar esse PC Intel hoje estaria preso à sétima geração, se precisasse de um processador melhor só poderia comprar o i7 7700 que é muito caro e esse preço não abaixa com o passar do tempo. O Ryzen 1600 tem mais desempenho que o i5 7500 e em alguns cenários até mais que o i5 7600k. Se você procurar por benchmarks/reviews que mostram apenas a média de FPS os i5 7500/7600 parecem na frente porém eles engasgam uma hora ou outra causando quedas de FPS, enquanto os Ryzen que entregam uma média um pouco menor porém sempre constante, o que é importante na hora de jogar.

 

Alguns jogos pesados já estão colocando os i5 de 4 núcleos pra trabalhar 100% enquanto um Ryzen 1600 (com seis núcleos e doze threads) ainda consegue levar com folga. Caso precise de um pouco mais de desempenho você pode fazer overclock no Ryzen e ter uma sobrevida também. (Um ryzen 1200 (de R$300) com overclock tem mais desempenho que um i5 7400 (de R$700))

 

No mais eu recomendo ou ir de r5 1600 ou ver o preço de um kit Core i5 8400 com placa-mãe z370 se cabem no seu bolso.

 

Esse HD de 1 TB a 5400RPM vai ser bem lento, tente pegar pelo menos um de 7200RPM.

 

Sugiro pegar pelo menos uma Corsair CX500 no lugar dessa EVGA aí.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 minutos atrás, grievous disse:

Sugiro pegar pelo menos uma Corsair CX500 no lugar dessa EVGA aí.

A Corsair CX 500 já seria superior, mas geralmente não é boa compra. Isso porque a CX 550 costuma ser encontrada com preço muito próximo.

 

A CX 500 faz parte de uma linha já descontinuada no exterior. A CX 550 faz parte da nova linha. E não é pelos supostos 50W extras que ela é superior, mas sim pelo projeto bem melhor.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra acrescentar mais ainda no que os colegas acima falaram, tem esse tópico também:

 

E também reforço a opinião do grievous sobre o HD, vê se tem como encaixar a graninha pra um 7200RPM.

 

As promoções do Ryzen 7 1700 também o deixaram próximo do preço desse R5 que você está de olho. Não valeria a pena montar o pc por aqui aos pouquinhos ou pelo menos pegar uma e outra peça por boas promoções aqui e o resto lá?

https://www.cissamagazine.com.br/processador-amd-ryzen-7-1700-30ghz-cache-20mb

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt @grievous  Entendo. Pelo jeito vou de Ryzen mesmo. Em questão de fps é quase a mesma coisa, não tem o gargalo do processador 100% e a longo prazo um upgrade seria mais barato.

 

Vou mudar o HD sim e vou ver o que faço em relação a fonte lá, se o preço for similar eu troco.

 

@Juli C. Essa promoção desse Ryzen esta insana mesmo, o problema é que vou comprar tudo no Paraguai e a vista para sair mais barato :/, vai ver no Paraguai role uma promoção insana assim ou aquele descontinho de 50% huahua.

 

Obrigado a todos vocês, me ajudaram bastante \0/ .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Bom, espero que não precise mesmo kkkk. A meta é por mais 1 pente de 8gb mas não sei se é necessário, ou um ssd.

adicionado 5 minutos depois

@RS Faria Infelizmente vou deixar essas promoções, kk. Vou para o Paraguai de qualquer jeito em Assunção e compraria na fronteira na volta para Mato Grosso. Eu realmente não to afim de comprar peças separadas, melhor comprar tudo junto a vista e mais com o desconto que derem. 

 

Fora que eu não precisaria comprar windows, mas não conta pra ninguém kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...