Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe não inicializa / RAM


Posts recomendados

Olá.

 

Montei um desktop que estava parado a algum tempo, instalei um HD Toshiba de 1Tb. Já estava instalado um pente de 4gb em um dos slots. No primeiro dia, funcionou muito bem, sem travar. Funcionou como novo. Hoje, no segundo dia, quando liguei ele, ele não inicializou. Troquei o HD por um de 500gb Samsung e inicializei pela ISO que eu tinha criado pelo aplicativo da própria Microsoft, mas de outro computador, com Windows 10 Single Language. Não funcionou. Ele começou a botar, e desligou. Troquei então o pente por outro DDR3 também de 4gb. Não funcionou. Tentei com os dois pentes, um em cada slot, alternei eles, e ainda não funcionou. Então tirei o pente n° 1, e recoloquei o n°2 (removi e encaixei o mesmo pente no mesmo slot). Funcionou! Reinstalei a ISO, funcionou normal. Só que quando eu desligo o PC, tenho que substituir um pente pelo outro (utilizando apenas o slot 2) para que ele inicialize. 

Sei que não é problema do pente, nem da BIOS, pois já a atualizei. Me parece ser problema nos slots, ou alguma configuração que não consegui descobrir o que é. 

 

Dados: 

placa-mãe Gigabyte GA-H81M-H Socket 1150,

Pentes Kingston DDR3 4gb (ambos os que estou alternando),

HD 500gb 7.200 Samsung,

Processador i3 4150 (4ª geração, clock de 3,5GHz),

Fonte ATX 200W,

Windows 10 Single Language x64.

 

Já efetuei o diagnóstico de memória do Windows, não reconhece nenhum erro em nenhum dos pentes.

O HD de 1tb, depois que removi, ele fica fazendo um "cleck-cleck" sem funcionar. Não consigo mais acessar ele por esse PC.

 

Aguardo possíveis soluções.

 

Att.

 

Johann.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Aparentemente esse HD pifou. Substitui por um de 160gb e adicionei um de 500gb. Essa placa tem 4 entradas SATA, sendo duas dela SATA2. Adicionei também um CD-ROM. 

 

Um detalhe que não mencionei: agora os dois slots estão funcionando. porém tenho que ficar alternando os pentes de slots (trocar "um pelo outro", mas mantendo dois pentes).

 

Já quanto aos slots, não creio que a unidade zero esteja pifada, já que ambos os pentes são reconhecidos pelo sistema. Quando removo qualquer um dos dois, o computador reconhece RAM de 4gb, já com os dois, não importa a ordem, ele reconhece 8gb.

 

Essa placa não tem o jumper do CMOS (ou não consegui localizá-lo), então removi a bateria por 30 segundos e a recoloquei. Não adiantou. Usei o DriverPack Solution, e resolveu... Mas não por muito tempo. Depois que liguei pela 3ª vez, isso no 3º dia, não inicializou. Mesmo procedimento: abrir o gabinete, inverter os pentes... Funcionou! Passei novamente o DriverPack Solution, ele atualizou dois drivers, sendo um placa de áudio e não me recordo qual outro. Desliguei e liguei para testar duas vezes. A primeira funcionou sem ter de inverter os pentes. Já na segunda... Não deu...

 

Perguntei a um técnico da área, e ele acredita que não seja um defeito de hardware. E a suspeita que eu tenho é o Windows 10.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...