Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando com memórias alternativas


lorranb

Posts recomendados

Olá a todos!

Possuo um desktop Lenovo Thinkcentre M90p - Core I5 650 - MOBO IQ57N.

Recentemente comprei um pente de memória RAM de mesma capacidade e frequência daquela que é padrão do computador, alterando somente a marca, totalizando 8GB de RAM (a placa-mãe suporta até 32GB.) Contudo não funcionou devido ao problema que irei esclarecer abaixo, então eu resolvi troca-la por um outro modelo de mesma configuração, alterando novamente a marca. Estou agora com a memória padrão Lenovo e uma HyperX, ambas de 4GB e 1333mhz.

O problema que persiste mesmo após a troca da memória é o seguinte:

quando inicio o PC já com os 2 pentes aparece na tela a mensagem "Found Unconfigured Intel (r) Me. Continue unconfiguration Y/N". Se opto por Y o pc entra em loop em uma tela com a mensagem "Intel (r) ME unconfiguration in progress" e após um tempo reinicia e volta pra mesma tela. Se opto por N, o ícone de inicialização do Windows 10 é exibido por alguns segundos e o PC instantaneamente reinicia. Já realizei Clear CMOS, já atualizei a BIOS e me certifiquei de que a memória é compatível com o sistema e está funcionando. Com o pente antigo sozinho o PC funciona normalmente, porém com o pente novo, sozinho ou não, este problema é constante. Na BIOS é informado que realmente há 8GB de RAM disponíveis.

Peço desculpas pelo tamanho do texto mas queria explicar o problema o mais detalhadamente possível. 

Se puderem me auxiliar ficarei muito grato pois já levei o computador na assistência técnica e todos me falaram somente o que eu ja sei...

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Computadores assim fornecidos pela Dell, Hp, Lenovo, etc costumam utilizar patentes próprias ou serem mais frescos em relação ao hardware.

 

No seu caso provavelmente seja que a memória apesar de reconhecida não seja suportada pelo sistema e que apenas determinadas memórias homologadas pela Lenovo funcionem com a sua placa-mãe. Nessas horas você deve procurar uma memória idêntica a que vem dentro do seu PC, utilizar a de outras marcas pode acarretar em problemas como este que você está passando.

 

Na lista de memórias compatíveis fornecida pela Lenovo consta umas memórias doidas lá: 

 

(Desça ate encontrar o seu computador, existem 2 versões de thinkcentre m90p, uma que usa memória de notebook e outra de PC) https://support.lenovo.com/br/pt/solutions/migr-75423

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é cara, esse foi a primeira coisa que me veio à mente, mas conheço outras pessoas que tem o mesmo computador ou de modelos bem parecidos que conseguem rodar qualquer memória sem problemas. 

Me falaram em outro fórum que esse bloqueio pode estar sendo feito pelas configurações do tal Intel (R) AMT, vou ver o que posso fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@lorranb É uma caixinha de surpresas cara.

 

Pode ser que uma versão ou modelo possua maior compatibilidade que o seu. Eu já comprei um pente de memória para um servidor Dell que possuo, exatamente a mesma memória que estava instalada nele e ele não permitiu o uso.

 

Depois de ler o manual vi que ele só aceita upgrade de memória aos pares.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 21/12/2017 às 19:47, BiGMac disse:

Mesma frequência e mesma capacidade nunca foram sinônimos de compatibilidade.

 

Chipsets h55 e 57 possuem limitação no reconhecimento dos chips de memórias. Os pentes de 04gb devem ter, obrigatoriamente, 8 chips em cada lado do modulo.... totalizando 16 chips por modulo.

Eu estava a beira do suicidio e este post de quase 4 anos me salvou, deus abençoe, vou atras de minha memória compatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...