Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

5 partições no HD


Wanderleirx

Posts recomendados

Meu notebook tem o HD com duas partições: uma com windows 10 e outras com meus arquivos pessoais. Estou querendo criar mais uma partição para instalar Linux mint e ter dual boot na máquina.

 

A primeira dúvida é, tem como os dois sistema ver, salvar e recuperar dados dessa partição que vai ter meus arquivos pessoais?

 

A segunda é, o Windows cria uma outra partição de 500 MB para recuperação do sistema. Quando for instalar o Linux pelo fato de meu note ter apenas 4GB de ram, acho que preciso criar uma partição para swap. Assim teria 4 partições, duas Linux e duas windows. Só que preciso de mais uma que seria a partição com meus arquivos pessoais. Li que o HDso pode ter 4 partições  primárias. Existe alguma solução para esse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O limite de 4 partições é do antigo padrão de partições MBR que era usado ate o windows 7, do windows 8 em diante o padrão são partições GPT que aceitam ate 128 partições primarias, a maior parte dos linux "modernos" aceitam HDs com particionamento GPT...

 

Mesmo no MBR da pra usar partições logicas para driblar o limite de 4 partições primarias, tipo você pode criar uma partição estendida e dento dela criar varias partições logicas para a swap e para sua partição de arquivos, ou usar a swap em arquivo no linux...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notebook com boot seguro - Uefi !?  - o disco(hd) está com tabela de partição em Gpt ?

 

então para instalação do Linux irá precisar das seguintes partições:

 

* /boot/efi  - formato Fat32  - tamanho a ser definido ( mínimo aceitável 38 MB )

 

/ - partição raíz - formato Ext4  - tamanho a ser definido

 

partição swap - sem formato - tamanho igual ou o dobro da ram

 

se quiser pode criar a partição home separada

 

/home - formato Ext4 - tamanho a ser definido

 

* Obs. algumas distros apresentam na lista a opção partição sistema efi

 

2 horas atrás, Wanderleirx disse:

A primeira dúvida é, tem como os dois sistema ver, salvar e recuperar dados dessa partição que vai ter meus arquivos pessoais?

 

 Sim., desde que ela esteja em formato Ntfs...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...