Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Wanderleirx

5 partições no HD

Recommended Posts

Meu notebook tem o HD com duas partições: uma com windows 10 e outras com meus arquivos pessoais. Estou querendo criar mais uma partição para instalar Linux mint e ter dual boot na máquina.

A primeira dúvida é, tem como os dois sistema ver, salvar e recuperar dados dessa partição que vai ter meus arquivos pessoais?

A segunda é, o Windows cria uma outra partição de 500 MB para recuperação do sistema. Quando for instalar o Linux pelo fato de meu note ter apenas 4GB de ram, acho que preciso criar uma partição para swap. Assim teria 4 partições, duas Linux e duas windows. Só que preciso de mais uma que seria a partição com meus arquivos pessoais. Li que o HDso pode ter 4 partições  primárias. Existe alguma solução para esse caso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O limite de 4 partições é do antigo padrão de partições MBR que era usado ate o windows 7, do windows 8 em diante o padrão são partições GPT que aceitam ate 128 partições primarias, a maior parte dos linux "modernos" aceitam HDs com particionamento GPT...

Mesmo no MBR da pra usar partições logicas para driblar o limite de 4 partições primarias, tipo você pode criar uma partição estendida e dento dela criar varias partições logicas para a swap e para sua partição de arquivos, ou usar a swap em arquivo no linux...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Notebook com boot seguro - Uefi !?  - o disco(hd) está com tabela de partição em Gpt ?

então para instalação do Linux irá precisar das seguintes partições:

* /boot/efi  - formato Fat32  - tamanho a ser definido ( mínimo aceitável 38 MB )

/ - partição raíz - formato Ext4  - tamanho a ser definido

partição swap - sem formato - tamanho igual ou o dobro da ram

se quiser pode criar a partição home separada

/home - formato Ext4 - tamanho a ser definido

* Obs. algumas distros apresentam na lista a opção partição sistema efi

2 horas atrás, Wanderleirx disse:

A primeira dúvida é, tem como os dois sistema ver, salvar e recuperar dados dessa partição que vai ter meus arquivos pessoais?

Sim., desde que ela esteja em formato Ntfs...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Meu note tem a BIOS no modo legacy. E seu HD está formatado em MBR. Seria possível formata lo para gpt? 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais