Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a ordem correta para instalar os drivers e programas após uma formatação ?


Foxp2

Posts recomendados

Ola pessoal, tudo certo

 

Então, eu sempre tive duvidas acerca da pós formatação, onde o windows inicia pela primeira vez e tal, de vez em quando isso me da a impressão de um S.O mal instalado... Enfim, tentarei ser o mais breve e claro possível.

O problema é que não sei ao certo qual/que tipos de drivers/programas instalar primeiro, com qual sequencia e tal...(Creio que para um pleno funcionamento os drivers e dlls(C++) vem primeiro), mas não tenho certeza da ordem correta para se instalar... Também não sei qual a melhor forma para adquiri-los (Baixar diretamente de algum site ou usar programas como Driver Booster). E por ultimo, esse Win update é uma boa alternativa para esse processo inicial ou não? Sei que depois ele será necessário, mas não faço ideia se nesse caso ela mais ajudará ou atrapalhara, pois se você não o desativa, ele acaba baixando e instalando atualizações automaticamente (pelo menos no caso do Win10, que é pra onde pretendo ir)

 

Resumindo, para um novato cheio das duvidas como eu, qual a melhor forma para proceder após uma formatação ?

E se não for pedir muito, estou aceitando alguns tutoriais detalhados também... Dessa vez quero me dedicar e fazer as coisas com calma pra não ter erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxp2

Olá, bem após a formatação, utilize o driver booster e deixe o windows update instalar as futuras atualizações.

 

É simples, não precisa fazer muita coisa, se algum driver no caso instalar algum dispositivo externo, e não estiver disponível, verifique no site do fabricante e faça a atualização.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mr. Dopler disse:

Olá, bem após a formatação, utilize o driver booster e deixe o windows update instalar as futuras atualizações.

Nesse caso logo após formatar o recomendável seria desativar o Win update e atualizar todo o necessário D.B correto? Reativando o Update após concluído o processo

 

5 minutos atrás, Mr. Dopler disse:

É simples, não precisa fazer muita coisa, se algum driver no caso instalar algum dispositivo externo, e não estiver disponível, verifique no site do fabricante e faça a atualização.

Não entendi, como assim instalar um dispositivo externo? 

shaushus desculpa a noobice, é que só quero deixar tudo 100%

 

valeu a ajuda parceiro o/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxp2

6 horas atrás, Foxp2 disse:

Nesse caso logo após formatar o recomendável seria desativar o Win update e atualizar todo o necessário D.B correto? Reativando o Update após concluído o processo

Não precisa desativar não, só deixa atualizando.

 

6 horas atrás, Foxp2 disse:

Não entendi, como assim instalar um dispositivo externo? 

shaushus desculpa a noobice, é que só quero deixar tudo 100%

Caso instale algo externo (celular/pendrive) ele não reconheça, talvez ele mostre o driver que não instalou ai é só pesquisá-lo e instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Dopler Ah entendi, achei que desativar o update seria melhor para não causar nenhum tipo de conflito nas instalações de ambos programas, bem como no uso do HDD e internet. Ainda assim, é recomendável desativar o update só enquanto baixo e instalo pelo Driver Booster, pra agilizar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aprendi que os melhores drivers PARA o Windows são os DO Windows. Como meu PC é meio velhinho, não existe nada que o W10 já não tenha. Se na própria instalação ficar faltando algum dispositivo, com certeza o Update vai achar como importante ou recomendado. Aí já faz a atualização toda que quiser. Depois costumo instalar os programas, por ordem de mais utilizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ordem é:

 

1 - Drivers (se necessário, já que o Windows instalada os melhores disponíveis (exceto se usar placa de vídeo dedicada como Nvidia ou AMD)).

2 - Windows Update, que atualizará o Windows e se necessário os drivers, mesmo no critério acima das placas de dedicadas.

3 - Programas diversos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Dopler @Walter C. Catelan @ciro-mota

Obrigado a todos que ajudaram até agora, consegui uma boa base, irei proceder com a formatação.

...Só há um problema, não tenho ideia de como instalar um tal Driver "Intel SATA Preinstal", la no site diz que precisar usar algum pen driv ou algo assim(Print)... será que precisa ser inciado a partir de um bootavel?

Print de como fica a pasta dos driver já extraídos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você for iniciante eu sugiro isso.

Fazer instalação do windows desconectado de qualquer internet, seja por cabo ou wifi (isso faz a formatação terminar mais rápido :P).

Instalar o driver de vídeo (em alguns raros casos vai precisar instalar o driver do adaptador ehternet).

 

Conecte na internet, se for windows 8.1 ou inferior, configure o windows update para procurar atualizações mas não instalar automático, deixe ele rodando e assim que ele terminar decida qual driver instalar ou meta em automático e nem se preocupe com isso. Dá para ir usando o PC de boas enquanto isso (instalar um firefox, steam ,etc).

 

Se for windows 10 nem se preocupe com o windows update, no máximo vá em "configurações -> update -> opções avançadas" e configure o horário de instalar as atualizações e desative o upload das atualizações. Só usar o PC soosegado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota @Correr

Obrigado a todos que comentaram, já estou usando o Win 10 a alguns dias e está tudo bem

Estava cheio das duvidas porque o 10 é um pouco diferente do 7(que no começo realmente precisa de vários drivers e updates), o 10 se encontra mais atualizado, houve casos de quando ia instalar certo driver ele já possuía versão atualizada nativamente.

 

Pra resumir o processo : Não retirei o cabo de rede, em cerca de 20 min já estava no desktop preparando os drivers a serem instalados; comecei a instalação deles pelo chipet, SATA Raid, Audio, Lan, VGA(Hd Graphics) e por último o da VGA definitiva (Nvidia), reiniciando o computador a cada driver instalado, mesmo quando não se pedia. Lembrando que antes de tudo desativei o Win update e defender, como recomendam no tópico da instalação limpa. Após ter instalado esses drivers ainda abri o gerenciador de dispositivos, e clicando na aba "Dispositivos de sistema" procurei drivers automaticamente para todos aqueles que possuíam a palavra "Intel", tinha atualização para 5 deles, pra garantir reinicie uma vez pra cada um. Posteriormente verifiquei se havia mais drivers dessa e outras abas(como os periféricos por ex). Feito isso fui instalar os programas que faço uso(Adobe Reader, Navegadores, Steam etc). Ao final re-ativei o Win update, que instalou uma att do Intel Graphics, Adobe reader e algumas do Windows.

 

No mais é isso, valeu mesmo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...