Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
miguelogin

Trabalhando com RAID em notebook

Recommended Posts

Estou com um notebook aqui com um HD de 465GB e um SSD de 29.8GB

A única tela de configuração do notebook é essa (anexo)

Andei fuçando e consegui criar uma disco RAID-0 de 60GB e instalei um sistema. Mas não consigo criar acima de 60GB. Alguém conhece melhor esses RAID? Originalmente o notebook tinha +400Gb de memória.

O notebook é um ultrabook QBEX ATLAS MOBILE 5000 (eu sei... uma *****)

20171221_152417.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

para utilizar raid 0 os dois discos precisam ser iguais.

O ideal para o seu notebook era instalar o sistema operacional e programas no SSD e demais informações armazenar no HD.

Compartilhar este post

Link para o post

você está fazendo raid de discos de diferente tamanho... valerá o menor tamanho.

Compartilhar este post

Link para o post

É eu meio q descobri isso na minhas pesquisas, deve ser por isso q da 60GB 30 do SSD e 30 do HDD certo?
Mas antes este mesmo notebook funcionava com bem mais armazenamento que 60gb e com esses mesmos dispostivos

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não com RAID.... Se tu fizer RAID, estará limitado ao menor dos hds. Ou, não era raid

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
agora, miguelogin disse:

É eu meio q descobri isso na minhas pesquisas, deve ser por isso q da 60GB 30 do SSD e 30 do HDD certo?
Mas antes este mesmo notebook funcionava com bem mais armazenamento que 60gb e com esses mesmos dispostivos

Agora você tera que deletar o seu volume de raid e apos isso transformar os discos em discos non-raid (opções 2 e 3)

• Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ai eu não sei @ilkyest. Não consigo acessar nenhum tipo de bios. Quando inicio o note ele só me permite entrar nesse Intel Rapid Storage.

adicionado 3 minutos depois

@felipecardoso9 Só que dessa forma ele não inicia o Windows nen me permite bootar um pendrive.
Ele fica desligando e ligando com essa tela (anexo)

20171221_153530.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pra explicar melhor

RAID 0 - divide os arquivos pela metade (para fins leigos) e armazena cada metade em um hd.

RAID 1 - espelhamento. Faz uma cópia do arquivo em cada HD

RAID 5 - semelhante ao zero, mas com melhorias na recuperação de arquivo

RAID 10 - raid 1+0

JBOD - Just a bunch of disk. O sistema lê como um HD apenas... e a controladora vai 'jogando' os arquivos, como se fossem gavetas

RAID 0, problema: metade de nada é nada. HD der pau, tu perde tudo

RAID 5, quase o 0, mas com uma chance um pouco maior de recuperar (um pouco maior)

adicionado 1 minuto depois
5 minutos atrás, miguelogin disse:

Ai eu não sei @ilkyest. Não consigo acessar nenhum tipo de bios. Quando inicio o note ele só me permite entrar nesse Intel Rapid Storage.

@felipecardoso9 Só que dessa forma ele não inicia o Windows nen me permite bootar um pendrive.

Tu tá sem sistema algum instalado... simples assim... Ele tenta a BIOS padrão, tenta a RAID, e não consegue. Desabilite esse intel rapid storage...e "seja" feliz...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, miguelogin disse:

20171221_153530.jpg

E se apos fazer o passo 2 e 3 você fazer o passo 4 para recuperar as informações do volume dos discos?

adicionado 1 minuto depois

@ilkyest valeu pela informação, só tinha conhecimento ate o RAID1 rs
Tenho RAID 0 no meu pc da assinatura e ate agora nao tive nenhum problema, se eu soubesse na época que montei teria testado o RAID 5.

Tem alguma diferença de desempenho ou é apenas "menos pior" no quesito perca de arquivo?

Compartilhar este post

Link para o post

@felipecardoso9 Na verdade agora consegui bootar, apos realizar os passos 2 e 3, troquei o pendrive de USB, já estou instalando o sistema e ele parece ter reconhecido os tamanho normal do dispositivos. Assim que terminar de instalar dou meu parecer completo.

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, miguelogin disse:

@felipecardoso9 Na verdade agora consegui bootar, apos realizar os passos 2 e 3, troquei o pendrive de USB, já estou instalando o sistema e ele parece ter reconhecido os tamanho normal do dispositivos. Assim que terminar de instalar dou meu parecer completo.

Faz como eu disse, utilize o SSD para o S.O e programas e deixe o HD para demais arquivos.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Era o que eu iria sugerir... SSD vai voar no SO

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

valeu moçada, deu certo!!!!
:tw_glasses::tw_heart:
Bem simples até. Nunca tinha nen visto RAID na vida, ai estranhei as coisas.
Agora vou tentar arrumar um celular brickado, fim de ano em família da nisso. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais