Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falha Grave Ubuntu 17.10


Black Fox

Posts recomendados

O Ubuntu 17.10 tem o seu download suspenso !!

 



O Ubuntu 17.10 ainda é utilizado por muitas pessoas, e alguns problemas já eram conhecidos em alguns fóruns pelo mundo e redes sociais.

Devido a isso, a Canonical parou de recomendar o download do Ubuntu 17.10 mesmo que o botão volte a ficar disponível. Agora a versão recomendada é o Ubuntu 16.04 LTS que também passou pelo o mesmo problema, mas foi corrigido com mais urgência por ser uma versão LTS e afetar diretamente os usuários que usam a versão em ambientes de produção.

 



Para tentar amenizar o erro no Ubuntu 17.10, a Canonical esta fazendo testes e por hora desabilitou o driver da Intel SPI no Linux Kernel 4.13 que é a versão distribuída junto com o Ubuntu 17.10. Uma nova versão do Linux Kernel será gerado pela Canonical, que na verdade é chamado de Ubuntu Kernel, e não foi informada nenhuma data para o lançamento da correção.

Inicialmente, o problema afetava os computadores da Lenovo, ele corrompe a BIOS e pode deixar o computador inutilizável, a menos que o usuário tenha conhecimento suficiente para resolver o problema, o que é bem difícil, ou que ele troque a placa-mãe, o que seria uma forma mais rápida.

 

-> Erro Ubuntu 17.10

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso é bug do kernel. Parece que qualquer distribuição que habilite CONFIG_SPI_INTEL_SPI_PLATFORM está colocando seus usuários em risco. Mas a opção nem existe na configuração do kernel do Arch, que é mais novo do que o do Ubuntu 17.10. :huh::huh: Da onde saiu?

 

Off-topic: acho linda essa história de "Ubuntu Kernel"... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM

 

Quando se fala em Linux, sabe-se que é uma referência ao Kernel e que uma distro seria o kernel + uma DE + um gestor de aplicativos ( synaptic, pacman, yast....etc) .... enfim!!

 

Mas., em todas as distros o kernel sempre será o mesmo ou digamos no Ubuntu pode ser compilado de uma forma, no fedora de outra, no arch de outra, etc..... ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No que diz respeito aos programas que rodam sobre ele, é o mesmo kernel. Expõe ao espaço de usuários as mesmas interfaces. O que muda, sim, é a configuração, quais drivers são habilitados, entre outros ajustes.

 

Descobri porque CONFIG_SPI_INTEL_SPI_PLATFORM nem aparece na configuração do kernel do Arch: depende de CONFIG_MTD_SPI_NOR, que está desativado. O Fedora também não ativa CONFIG_MTD_SPI_NOR e, portanto, não corre risco.

 

Provavelmente o driver (intel-spi-platform) foi escrito por desenvolvedores da Intel, que fizeram besteira. E a Canonical se ferrou por ativá-lo na configuração do "Ubuntu Kernel" :huh:.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...