Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Black Fox

Falha Grave Ubuntu 17.10

Recommended Posts

O Ubuntu 17.10 tem o seu download suspenso !!

 



O Ubuntu 17.10 ainda é utilizado por muitas pessoas, e alguns problemas já eram conhecidos em alguns fóruns pelo mundo e redes sociais.

Devido a isso, a Canonical parou de recomendar o download do Ubuntu 17.10 mesmo que o botão volte a ficar disponível. Agora a versão recomendada é o Ubuntu 16.04 LTS que também passou pelo o mesmo problema, mas foi corrigido com mais urgência por ser uma versão LTS e afetar diretamente os usuários que usam a versão em ambientes de produção.

 



Para tentar amenizar o erro no Ubuntu 17.10, a Canonical esta fazendo testes e por hora desabilitou o driver da Intel SPI no Linux Kernel 4.13 que é a versão distribuída junto com o Ubuntu 17.10. Uma nova versão do Linux Kernel será gerado pela Canonical, que na verdade é chamado de Ubuntu Kernel, e não foi informada nenhuma data para o lançamento da correção.

Inicialmente, o problema afetava os computadores da Lenovo, ele corrompe a BIOS e pode deixar o computador inutilizável, a menos que o usuário tenha conhecimento suficiente para resolver o problema, o que é bem difícil, ou que ele troque a placa-mãe, o que seria uma forma mais rápida.

 

-> Erro Ubuntu 17.10

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é bug do kernel. Parece que qualquer distribuição que habilite CONFIG_SPI_INTEL_SPI_PLATFORM está colocando seus usuários em risco. Mas a opção nem existe na configuração do kernel do Arch, que é mais novo do que o do Ubuntu 17.10. :huh::huh: Da onde saiu?

 

Off-topic: acho linda essa história de "Ubuntu Kernel"... :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM

 

Quando se fala em Linux, sabe-se que é uma referência ao Kernel e que uma distro seria o kernel + uma DE + um gestor de aplicativos ( synaptic, pacman, yast....etc) .... enfim!!

 

Mas., em todas as distros o kernel sempre será o mesmo ou digamos no Ubuntu pode ser compilado de uma forma, no fedora de outra, no arch de outra, etc..... ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No que diz respeito aos programas que rodam sobre ele, é o mesmo kernel. Expõe ao espaço de usuários as mesmas interfaces. O que muda, sim, é a configuração, quais drivers são habilitados, entre outros ajustes.

 

Descobri porque CONFIG_SPI_INTEL_SPI_PLATFORM nem aparece na configuração do kernel do Arch: depende de CONFIG_MTD_SPI_NOR, que está desativado. O Fedora também não ativa CONFIG_MTD_SPI_NOR e, portanto, não corre risco.

 

Provavelmente o driver (intel-spi-platform) foi escrito por desenvolvedores da Intel, que fizeram besteira. E a Canonical se ferrou por ativá-lo na configuração do "Ubuntu Kernel" :huh:.

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×