Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock memória RAM para Ryzen


GoldStyle
Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

@Phoenyx só a ultima duvida, meu pc ficou bem instavel com as configurações que ficou , não trava nem nada , a dram voltage ficou em 1,39 tem algum problema? usar todo dia e tudo mais tem algum risco das peças se deteriorarem rápido? segue a foto do hwinfo , precisa de mais algo para ver se está tudo ok?

summary.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx o profile do DOCP aumentou sozinho, era profile para 2933 eu só mudei a frequencia e deixei o resto , vou tentar baixar pra 1,35 e ver no que da !

adicionado 24 minutos depois

@Phoenyx mudei pra 1,35 e ficou desse jeito , posso deixar assim e mexer pro resto da vida sem problemas ? kkkk

Brigadão de verdade por ter tido paciencia comigo cara !

summary.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite caro amigo @Phoenyx, vi que você teve bastante paciência com o amigo ai para sanar o problema do mesmo. Eu fiquei admirado com isso e então suponho que estou no lugar certo para que você também tire uma duvida minha e me ajude a tirar essa incerteza e ansiedade.

Bom é minha primeira postagem nesse site (forum), eu apenas olho as duvidas de outras pessoas e como são solucionadas, sou muito leigo no assunto, mas o tanto que pesquisei já estou tendo uma pequena ideia de como funcionam Overclock em memórias que por fim é o que preciso que me ajude em relação.

 Especificações da memória RAM que estou pensando em comprar:

Ela faz parte de um Kit de 64 GB (mas eu pretendo comprar apenas um pente de 8GB de um cara porque o preço está "bom" tendo em vista que a memória esta muito cara ultimamente)

 

CORSAIR DOMINATOR PLATINUN CMD64GX4M8B2800C14 http://www.corsair.com/en-us/dominator-platinum-series-64gb-8-x-8gb-ddr4-dram-2800mhz-c14-memory-kit-cmd64gx4m8b2800c14

DDR4 8GB 2800MHZ 14-16-16-36 1,35V  versão 4.23

 

Segue as dúvidas Por ela ter informações de tensão um pouco alta (não sei ao certo sou leigo no assunto) em se comparando a frenquencia não tão alta:

 

•A memoria citada com tais características tem a probabilidade de atingir uma frequência maior do que os 2800 MHz?

•Eu tenho um Ryzen 5 1600, mas pretendo fazer overclock apenas nas memorias, por esse motivo eu devo necessariamente adquirir uma placa-mãe com chip B350 e que tenha necessariamente dissipador em seus VRM ? por favor me indique uma que tenha um bom custo/benefício.

•Para eu rodar essa memória a 3200 MHz caso ela alcance, teria que ter algum tipo de resfriamento especial, e eu poderia jogar ou utilizar o computador por mais de 6 ou 7 horas sem ter algum tipo de preocupação com a memória ou placa-mãe •Como não vou fazer crossfire nem SLI, e pretendo fazer Overclock apenas na memória eu poderia optar por uma placa Micro ATX pelo preço ser mais em conta em relação a ATX ?

•Entre esse módulo e uma CORSAIR VENGEANCE LPX qual você compraria ?

 

Gratos desde já pela atenção por favor ollhe a imagem da postagem para você entender mais sobre minhas dúvidas.

 

DOMINATOR.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 6 meses depois...

Boa noite , tentei fazer um over na minha memoria e gpu pelo que li , gostaria da opnião de vcs, e tenho como fazer algum teste pra ver se esta estavel ou se posso melhor alguma coisa nos clocks ? grato 

tenho um 

Ryzen 5 2400g

placa-mãe B350GT5

fonte 430w

Viper 2x4 gb 3000mhz ddr4

1tb HD

2.png

gpu.png

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@JaoV Latências estão muito folgadas, tenta deixar como a minha lá em cima. Quanto de vdimm (tensão) você tá usando nelas? Entre 1.35 e 1.4v é seguro.

Sua memória é de 3000MHz, ativa o XMP no perfil pra leitura correta dos timings, como são chips Samsung deve funcionar no ato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JaoV

Nos APUs reduzir latência e usar memória em maiores frequência no modo dual-channel afeta mais que em outros combos.

 

Acredito que no clock 3ghz e reduzindo latência, tenha até alguns ganhos em jogos, o  @Flávio Santana Lima @Atretador também podem te ajudar por usarem Ryzen.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JaoV Nos ryzen 1 gen, recomendo você testar estabilidade do OC do processador e quando tiver o valor desejado cetar na bios pra fixar. 

 

Sobre suas rams, deve pegar os 3200 fácil. Eu uso o Ryzen calculator para cetar os sub timings e depois ajeito os timings normais e vcore.

 

Eu no meu 2700x, uso os subs calculados para a frequencia de 3400, e a minha memória está nos 3200 com OC no BCLK em 103, que aí ela sobe para os 3300. 

 

Nisso, coloquei 1.39 de tensão e CL 14 14 14 14 28, enquanto os sub timings estão todos configurados para 3400. Está bem estável no momento e com boa latência e banda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então , coloquei que nem estava la do phoenyx 16/18/18/18/36/54 , so que estava meio instavel , coloco pra jogar alguma coisa e o pc da erro e  no over dp cpu eu n ão sei porque quando coloco o valor de 3.8ghz pela bios ele automaticamente coloco pra 1.45 voltz e n consigo abaixar pela bios so aparece valores mais altos. e pelo que li e melhor fazer o clock da GFX da CPU do que da propria CPU, que o maior ganho é por ela da GPU, verdade ?

https://www.techspot.com/review/1574-amd-ryzen-5-2400g-and-ryzen-3-2200g/page6.html 

gpu.png

Sem título 1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois de tanto fuçar as configurações ficaram assim...

e acabei descobrindo que no meu caso seria melhor alocar mais 1g para a varam da CPU...

mais tarde vou testar alguns jogos e ver se esta estavel ,

deveria melhorar alguma coisa no clock da memoria latencia e tal ... ???

Muito obrigado pela ajuda !!!

1.png

2.png

3.png

4.png

5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Aproveitar o post para relatar meu caso que acho ser semelhante:

 

Meu processador é um Ryzen 5 1600x em uma Asus Prime B350, as memórias são duas DDR4 3200 da Corsair de 8gb totalizando 16gb.

 

No setup as memórias estavam funcionando normalmente em 3200hz.

 

Estava tendo um problema apenas em jogos: eventualmente começava a ter umas quedas de FPS e de repente o jogo congelava e voltava para o desktop. Isso acontecia com todos os jogos e apenas com jogos.

 

Fiz vários testes. Coloquei outra GPU, desliguei algumas fans, reinstalei drive de GPU, coloquei versões mais antigas dos drives da GPU, formatei o HD. Mesmo assim, o problema persistia.

 

Nesse final de semana suspeitei que o problema era com as memórias pois lembrei que quando montei o micro isso não acontecia e que depois que configurei as memórias para trabalhar em 3200mhz que o problema começou a acontecer.

 

Voltei a configuração padrão da placa-mãe que é em 2200mhz e 1.2v para as memórias e o PC rodou os jogos sem apresentar o problema.

 

Uso uma fonte da Corsair HX520 que comprei em 2008.

 

Gostaria de utilizar as memórias na frequência padrão delas que é 3200mhz. Será que o problema é com a fonte ou existe algo que poderia verificar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, paulohnr disse:

Aproveitar o post para relatar meu caso que acho ser semelhante:

 

Meu processador é um Ryzen 5 1600x em uma Asus Prime B350, as memórias são duas DDR4 3200 da Corsair de 8gb totalizando 16gb.

 

No setup as memórias estavam funcionando normalmente em 3200hz.

 

Estava tendo um problema apenas em jogos: eventualmente começava a ter umas quedas de FPS e de repente o jogo congelava e voltava para o desktop. Isso acontecia com todos os jogos e apenas com jogos.

 

Fiz vários testes. Coloquei outra GPU, desliguei algumas fans, reinstalei drive de GPU, coloquei versões mais antigas dos drives da GPU, formatei o HD. Mesmo assim, o problema persistia.

 

Nesse final de semana suspeitei que o problema era com as memórias pois lembrei que quando montei o micro isso não acontecia e que depois que configurei as memórias para trabalhar em 3200mhz que o problema começou a acontecer.

 

Voltei a configuração padrão da placa-mãe que é em 2200mhz e 1.2v para as memórias e o PC rodou os jogos sem apresentar o problema.

 

Uso uma fonte da Corsair HX520 que comprei em 2008.

 

Gostaria de utilizar as memórias na frequência padrão delas que é 3200mhz. Será que o problema é com a fonte ou existe algo que poderia verificar?

ativou o xmp ou definiu a frequência manualmente? também tive esse problema, aparentemente alguns jogos não conseguem lidar direito 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

infelizmente não porém minhas memorias nativamente são de 2133Mhz então eu meio que exagerei, tenta ativar o xmp e também verifique se a bios da sua placa-mãe esta atualizada 

No caso da minha placa não tem a opção XMP mas tem D.O.C.P que acredito ser a mesma coisa.

 

Coloquei nessa opção. Ela já colocou na configuração padrão da memória que é 3200.

 

Quando testei no jogo o problema voltou.

 

estou suspeitando que tem algo haver com minha fonte já que a tensão das memórias vão para 1.35v quando se coloca nessa frequência.

 

Mas queria tentar outros testes para me certificar se realmente isso antes de trocar a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Fala, pessoal. Nunca tinha feito um OC de memória na minha vida e hoje, por pura ociosidade - e depois de alguns videos no youtube lol -, acabei fazendo um.

Tive umas instabilidades (mexendo apenas no DOCP e tensão) e acabei ficando estável em 3000Mhz @ 1.25V. Eu não realizei muitos testes, apenas benchmarks no GTA V e reiniciei diversas vezes para ver se ligava de maneira usual (em outas configurações ele não conseguia fazer boot de vez em quando).

 

Lendo o tópico eu vi vcs falando de muitas coisas, inclusive dos timings, e gostaria de saber se essa configuração foi "boa" ou se corro algum risco. Me parece que foi surpreendente ficar estável aumentando tão pouco a tensão (meu kit original é 2x 8gb 2666 CL16 da HyperX).

 

image.png.c90809bbeab700514d1056249ad80b43.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...