Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Leonardo Mariano

pc congelando. será a fonte?

Recommended Posts

Boa tarde, pessoal. 
Segue as configurações do meu PC:
Fonte: thermaltake tr2 600w atx 12v 2.3 (adquirida em 2012)
CPU: fx 8350 (jan de 2016)

COOLER CPU: Hypert4 coolermaster

GPU: gtx 970 mini itx galax(jan de 2016)

ram: 8gb hyper-x (jan de 2016)

placa-mãe asus m5a97 r2.0 (jan de 2016)
hd 1tb seagate (dez 2017)

Há mais ou menos meu computador começou apresentar diversos problemas. 
Começou com muitas telas azuis e arquivos corrompidos. Levei até um técnico que costumo levar meu computador, e ele disse que era um badblock no HD. Estava sem grana e fiquei esse tempo todo sem usar o computador. Entretanto, juntei uma graninha e esse mês comprei um HD seagate de 500gb popline (em uma outra loja, pois a loja que costumo levar o pc só vende HDs de 1tb e mais caros kk). Achando que o problema estaria resolvido, instalei o windows e a surpresa: o computador agora congelava. Não conseguia mover o cursor do mouse, a tela não atualizava a  hora e não era possível ligar, ou desligar o numlock. Novamentei levei a loja/técnico que sempre levo o pc e ele disse que o problema era o HD popline que foi fabricado em 2011 e foi "reciclado". Não acreditei muito na história dele e, por isso, pedi que ele fizesse uns testes. O computador ficou um dia na loja dele e, ao retornar, ele disse que havia colocado outros HDs no computador, instalado windows, drivers, jogos e nada do computador congelar. Assim, acreditei na história dele e comprei o HD de 1tb de fabricação recente. Instalei o windows, drivers, jogos... Ao abrir o CS:GO novamente um problema: quedas absurdas de FPS (repare que antigamente eu não tinha esses problemas). Fiquei chateado, pois havia gastado um dinheiro no HD novo e acabei ganhando um outro problema. Logo em seguida o computador passou a congelar novamente. Enfim... continuei fazendo testes e o problema passou a se agravar: agora os congelamentos se davam sem jogar quando eu utilizava o programa "Guitar Rig". Tive até que redigir esse tópico todo novamente porque o computador congelou. 

Enfim...

Para tentar achar o problema, instalei o MSI Afterburner e aquele RivaTurner para monitorar as temperaturas e os usos de FAN, CPU e GPU.
O que conclui foi que estaria tendo um gargalo. Minha placa de vídeo não se mantinha com uso próximo de 100%... As quedas de fps se davam a isso. Diversas vezes o uso da GPU saia de 90% e caia para 20%, enquanto a CPU se mantinha próxima de 60%-40%. (Relembro no começo de 2017 meu computador rodava todos os jogos, sem problemas e sem quedas de fps e com uso próximo de 90-100% da CPU e GPU).
Vale ressaltar que as temperaturas se mantiveram normais. CPU por volta de 55º e GPU por volta de 60º.

Então comecei a pensar em possíveis causas.

HD não era o causador dos congelamentos pois é novo e é o segundo que eu comprei.

RAM não era porque deixei aquele programa de boot rodando por 9hs seguidas e não apontou nenhum erro.
Vale lembrar que passei borracha no contato da RAM e da GPU e os problemas insistiram.
Todas as peças do computador são novas, exceto a fonte que é de 2012/2013 e em uma outra máquina que essa fonte estava presente eu fiz muitos overclocks, uma vez que minha configuração não era tão boa.

Liguei para o técnico e ele disse que achava difícil ser a fonte.
Então, ontem, levei meu pc a casa de um amigo e testei a placa de vídeo (9800gt) dele no meu computador. Joguei CSGO numa faixa aceitável de fps, sem muitos drops de fps. O uso de GPU não se manteve em 100%. Caiu bastante e se manteve por volta dos 60%.

Infelizmente não consegui testar meu processador, porque meu cooler estava instalado em cima da alavanca que libera o cooler e, assim, não consegui retirá-lo. 

A fonte eu não testei porque daria muito trabalho ligar tudo no computador dele.

 

Hoje rodei alguns programas diferentes. 
Usei o AMD OVERDRIVE e observei que assim que ativava o overclock o computador desligava.
Usei o Benchmark de GPU e a mesma coisa: o computador desligava.

Um dia desses tentei jogar CSGO e o PC desligou do nada. Simplesmente apagou até a luz de boot do pc.

Alguém tem alguma noção de que problema pode ser, ou se há alguma outra forma de testar a fonte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, esta fonte já era uma tranqueira quando comprou lá em 2012, de lá pra cá melhor é que não ficou. Fonte com chave seletora de tensão, sem PFC, sem nada.

Na dúvida, teste com outra.

 

 

Mesmo problema relatado por você. Desliga o micro do nada, etc.

Editado por Phoenyx
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×