Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Leonardo Mariano

pc congelando. será a fonte?

Recommended Posts

Boa tarde, pessoal. 
Segue as configurações do meu PC:
Fonte: thermaltake tr2 600w atx 12v 2.3 (adquirida em 2012)
CPU: fx 8350 (jan de 2016)

COOLER CPU: Hypert4 coolermaster

GPU: gtx 970 mini itx galax(jan de 2016)

ram: 8gb hyper-x (jan de 2016)

placa-mãe asus m5a97 r2.0 (jan de 2016)
hd 1tb seagate (dez 2017)

Há mais ou menos meu computador começou apresentar diversos problemas. 
Começou com muitas telas azuis e arquivos corrompidos. Levei até um técnico que costumo levar meu computador, e ele disse que era um badblock no HD. Estava sem grana e fiquei esse tempo todo sem usar o computador. Entretanto, juntei uma graninha e esse mês comprei um HD seagate de 500gb popline (em uma outra loja, pois a loja que costumo levar o pc só vende HDs de 1tb e mais caros kk). Achando que o problema estaria resolvido, instalei o windows e a surpresa: o computador agora congelava. Não conseguia mover o cursor do mouse, a tela não atualizava a  hora e não era possível ligar, ou desligar o numlock. Novamentei levei a loja/técnico que sempre levo o pc e ele disse que o problema era o HD popline que foi fabricado em 2011 e foi "reciclado". Não acreditei muito na história dele e, por isso, pedi que ele fizesse uns testes. O computador ficou um dia na loja dele e, ao retornar, ele disse que havia colocado outros HDs no computador, instalado windows, drivers, jogos e nada do computador congelar. Assim, acreditei na história dele e comprei o HD de 1tb de fabricação recente. Instalei o windows, drivers, jogos... Ao abrir o CS:GO novamente um problema: quedas absurdas de FPS (repare que antigamente eu não tinha esses problemas). Fiquei chateado, pois havia gastado um dinheiro no HD novo e acabei ganhando um outro problema. Logo em seguida o computador passou a congelar novamente. Enfim... continuei fazendo testes e o problema passou a se agravar: agora os congelamentos se davam sem jogar quando eu utilizava o programa "Guitar Rig". Tive até que redigir esse tópico todo novamente porque o computador congelou. 

Enfim...

Para tentar achar o problema, instalei o MSI Afterburner e aquele RivaTurner para monitorar as temperaturas e os usos de FAN, CPU e GPU.
O que conclui foi que estaria tendo um gargalo. Minha placa de vídeo não se mantinha com uso próximo de 100%... As quedas de fps se davam a isso. Diversas vezes o uso da GPU saia de 90% e caia para 20%, enquanto a CPU se mantinha próxima de 60%-40%. (Relembro no começo de 2017 meu computador rodava todos os jogos, sem problemas e sem quedas de fps e com uso próximo de 90-100% da CPU e GPU).
Vale ressaltar que as temperaturas se mantiveram normais. CPU por volta de 55º e GPU por volta de 60º.

Então comecei a pensar em possíveis causas.

HD não era o causador dos congelamentos pois é novo e é o segundo que eu comprei.

RAM não era porque deixei aquele programa de boot rodando por 9hs seguidas e não apontou nenhum erro.
Vale lembrar que passei borracha no contato da RAM e da GPU e os problemas insistiram.
Todas as peças do computador são novas, exceto a fonte que é de 2012/2013 e em uma outra máquina que essa fonte estava presente eu fiz muitos overclocks, uma vez que minha configuração não era tão boa.

Liguei para o técnico e ele disse que achava difícil ser a fonte.
Então, ontem, levei meu pc a casa de um amigo e testei a placa de vídeo (9800gt) dele no meu computador. Joguei CSGO numa faixa aceitável de fps, sem muitos drops de fps. O uso de GPU não se manteve em 100%. Caiu bastante e se manteve por volta dos 60%.

Infelizmente não consegui testar meu processador, porque meu cooler estava instalado em cima da alavanca que libera o cooler e, assim, não consegui retirá-lo. 

A fonte eu não testei porque daria muito trabalho ligar tudo no computador dele.

 

Hoje rodei alguns programas diferentes. 
Usei o AMD OVERDRIVE e observei que assim que ativava o overclock o computador desligava.
Usei o Benchmark de GPU e a mesma coisa: o computador desligava.

Um dia desses tentei jogar CSGO e o PC desligou do nada. Simplesmente apagou até a luz de boot do pc.

Alguém tem alguma noção de que problema pode ser, ou se há alguma outra forma de testar a fonte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, esta fonte já era uma tranqueira quando comprou lá em 2012, de lá pra cá melhor é que não ficou. Fonte com chave seletora de tensão, sem PFC, sem nada.

Na dúvida, teste com outra.

 

 

Mesmo problema relatado por você. Desliga o micro do nada, etc.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×