Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho de Notebook no Jogo


KiYOx

Posts recomendados

Bom dia. 

 

Em dezembro de 2014 eu ganhei o notebook que eu uso até hoje, e desde que eu ganhei eu o uso para jogar LoL. Eu sempre joguei nas configurações "altas" e nos primeiros meses jogava com FPS de 120-160. Mas estou percebendo que com o passar do tempo a minha média de FPS vem decaindo, atualmente até começa a partida meio alto com uns 90 FPS, porém depois de uns 10-15 minutos eu passo a jogar com 40-50 FPS. Quando percebi que começou a cair a média de FPS, eu tentei formatar e instalar drivers, esse notebook já experimentou as versões do Windows 7, 8.1 e 10, porém não fazia diferença nenhuma. Agora vem a minha dúvida, o que está fazendo o meu FPS cair com o tempo? Os requisitos gráficos do jogo aumentaram ao ponto de reduzir meu FPS em mais 50%? Os componentes do meu notebook começaram a se degastar ao ponto de prejudicar tanto minha qualidade gráfica? Ou talvez o meu notebook precise apenas de uma limpeza interna com direito a troca de pasta térmica?

 

Espero conseguir ler a opinião de alguém kkkk. Eu estava vendo de mandar fazerem uma limpeza completa no notebook com formatação por dois motivos, primeiro que sinto que ele realmente fica quente jogando LoL ou fazendo alguma tarefa que em 2014 ele nem chegava a esquentar, segundo porque chegou em um ponto que está incomodando jogar com um FPS que é bem menor do que eu jogava. Será que essa limpeza interna+formatação vai resolver esse problema com FPS? O preço é meio salgado e se não for mudar nada eu não vejo necessidade de fazer.

 

Meu notebook é um DELL Inspiron 3437. Obrigado pra quem leu tudo e agradeço quem tentar ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente é superaquecimento. Veja com o AIDA 64 ou instale algum software de detecção durante o jogo (geralmente baseados no riva tuner).

Formatação você mesmo pode fazer, já a limpeza, se não entende nada de hardware, mande para alguém de confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, KiYOx disse:

Mas você acha que a limpeza vai resolver esse problema com FPS?

Sim, pode, porém é bom confirmar antes se realmente está aquecendo a um ponto exagerado, instale um aplicativo de monitoração e poste os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

Provavelmente é superaquecimento. Veja com o AIDA 64 ou instale algum software de detecção durante o jogo (geralmente baseados no riva tuner).

Formatação você mesmo pode fazer, já a limpeza, se não entende nada de hardware, mande para alguém de confiança.

Não sabia que superaquecimento afetava diretamente no FPS, sou leigo em informática. Vou mandar em uma assistência aqui da minha cidade, me cobraram 180 R$ para limpeza interna (cooler, troca de pasta térmica...), formatação com instalação do office, drivers, anti-vírus e backup. Acham um preço justo? Uma vez o HD do meu note queimou e lá eles trocaram e instalaram o SO por 300 R$.

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, DaniloSky disse:

Sim, pode, porém é bom confirmar antes se realmente está aquecendo a um ponto exagerado, instale um aplicativo de monitoração e poste os resultados.

Pode me recomendar um aplicativo? Eu vou fazer o teste agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KiYOx À depender da localidade e disponibilidade técnica. Não vou falar se é justo ou não os valores, até porque no meu caso eu mesmo faria isso gastando 0 centavos... rs

Sim, superaquecimento faz o CPU entrar em throttle (diminui a potência dele) para não queimar, daí seus fps caem esmagadoramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, KiYOx disse:

Não sabia que superaquecimento afetava diretamente no FPS, sou leigo em informática. Vou mandar em uma assistência aqui da minha cidade, me cobraram 180 R$ para limpeza interna (cooler, troca de pasta térmica...), formatação com instalação do office, drivers, anti-vírus e backup. Acham um preço justo? Uma vez o HD do meu note queimou e lá eles trocaram e instalaram o SO por 300 R$.

Um preço salgado até pelo serviço feito, porém como São Roque é interior de SP não tem como fujir disso.

 

3 minutos atrás, KiYOx disse:

Pode me recomendar um aplicativo? Eu vou fazer o teste agora.

Recomendo utilizar o MSI Afterburner para monitorar a utilização, FPS e temperatura dentro do jogo:

 

 

adicionado 1 minuto depois

PS: Não recomendo a instalação de Anti-vírus, as vezes só atrapalha e deixa o computador mais lento, utilize o nativo do windows Defender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Phoenyx disse:

@KiYOx À depender da localidade e disponibilidade técnica. Não vou falar se é justo ou não os valores, até porque no meu caso eu mesmo faria isso gastando 0 centavos... rs

Sim, superaquecimento faz o CPU entrar em throttle (diminui a potência dele) para não queimar, daí seus fps caem esmagadoramente.

Eu não tenho experiência e nem as ferramentas adequadas pra tentar fazer isso em casa kkkk. Aqui na minha cidade não existem muitos lugares para esse tipo de serviço, e nesse caso (se realmente for essa a solução) eu prefiro enviar pra uma loja confiável mesmo custando um pouco mais caro e que faça tudo completo. Eu uso muito o notebook, trabalho com ele e muitas vezes fico usando em casa, no total uma média de 12 horas por dia com ele ligado, então acho que depois de 3 anos de uso ele esteja precisando de uma manutenção interna mesmo.

 

Fiz o teste por alguns minutos durante a partida quando descobri como fazer. Vejam os resultados na imagem e me digam o que acham.

stabilitytest.png

stabilitytest1.png

stabilitytest2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu levei na assistência e na hora que eles foram fazer o backup eles disseram que o HD tinha bad blocks e que o melhor seria trocar ele. Eu disse que não dava pra trocar e que era só pra fazer o que tava programado e eles toparam. Acham que 5 bad blocks poderia estar prejudicando o desempenho do meu notebook? E por eu ter recusado a troca do HD, acham que eles podem fazer algo no notebook para dar problema posteriormente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se a perca de desempenho é somente no lol e mais nenhum outro jogo, sim, o HD pode estar morrendo.

Você tinha que ter passado o HDTune se suspeitava de badblocks, pra gente ver se tá crítico ou não.

 

Quanto a idoneidade deles, só quem pode julgar é você. Eu tô achando que você tá estragando muitos HDs em pouco tempo... rs Ou é mal uso, muitas quedas e pancadas, ou sei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkk Realmente, até tomei um susto quando ele falou do HD. Mas eu nem suspeitava que pudesse ter esse problema, já que troquei no início do 2016. Eu realmente baixo, instalo e desinstalo muita coisa, mas acho que não seja esse o problema. E sobre o desempenho, eu só jogo LoL no notebook, então não tenho como comparar. O jeito é esperar o note ficar pronto e ver como ficou, é pra ficar melhor do que já tava de qualquer forma, se ficar pior aí nem sei o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei meu notebook no técnico, agora não está mais esquentando ou fazendo barulho, mas um problema que tava acontecendo antes piorou de vez agora. Antes de mandar pro técnico, meu notebook tava com dificuldade com redes wifi, tinha que estar praticamente no mesmo cômodo pra ele ficar com sinal bom e poder usar. Porém agora ele não tá achando nenhuma rede wifi ... Já tentei reinstalar o driver mas não mudou nada, será que a placa de rede WLAN deu pau? O que eu posso fazer para arrumar ou existe alguma outra solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu decidi abrir aqui a parte  que tem a placa de wireless, era só um parafuso pra abrir, bem facinho. Abri e vi que os 2 conectores da antena estavam desconectados, agora resolveu, valeu a dica aí. Existe alguma maneira de resolver sobre os bad blocks? Eu sei que é um problema de hardware, mas não tem como evitar que aumente o número de bad blocks? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...