Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ferro de solda comprar


retrogamer

Posts recomendados

a marca vale o investimento? eles enferrujam muito o cano metalico? se for possivel trocar as pontas então fica mais interessante do q trocar o ferro todo

 

40W é bom para soldar coisas pequenas em placas tipo capacitores, reguladores resistores? 40w pode danificar a placa e trilha se encostar o ferro quente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, retrogamer disse:

Como evitar q a ponta estrague junto com os parafusos q seguram ela?

Isso depende da peça lateral e da qualidade da ferramenta. Excesso de força e ferramentas de R$1,99 são um veneno para qualquer equipamento.

 

1 hora atrás, retrogamer disse:

40W é bom para soldar coisas pequenas em placas tipo capacitores, reguladores resistores? 40w pode danificar a placa e trilha se encostar o ferro quente? 

Solda qq coisa de eletrônica. Sobre a trilha, a operação deve ser rápida para não descolar o cobre (danos a cola).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O q seria essa peça lateral? oxida os parafusos junto com a ponta e o cano inteiro por causa do calor? aqui na minha cidade tem muito ferro de solda da Hikari

 

rapída tipo quanto tempo no maximo sem causar dano nenhum a placa?

 

 

para um kit basico e para iniciantes o q mais você aconselha a comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, retrogamer disse:

ferro da Hikari é bom e duravel ou ruim?

Sim. Se cuidar bem deles, vai durar bastante e é um excelente custo-benefício.

São baratos e sempre acha peça de reposição como as pontas em qualquer esquina.

Tenho um desses de 30W com quase 17 anos de uso, comprei em 2001. O outro de 60W está funcionando desde 2003 e o de 40W Faz uns 8 anos que comprei.

Nunca troquei as resistências, cabos e o cabo está perfeito. Troquei somente as pontas 1 ou 2 vezes em cada um.

 

1 hora atrás, retrogamer disse:

para um kit basico e para iniciantes o q mais você aconselha a comprar alem do ferro e estanho? ou se eu comprar mais q isso estarei apenas gastando dinheiro?

Um sugador de solda vai bem.


Ferro de solda é uma ferramenta relativamente barata, pelo que se pode fazer com ela em eletrônica, é uma das ferramentas que não pode faltar em hipótese alguma. Por isso acho que não tem muito o que ficar procurando, pesquisando e etc.

 

Se é para uso amador, basta comprar um que não seja tão caro como uma estação de solda e que não seja tão ruim como esses xing ling de 1,99 que vendem por aí. Algo intermediário são esses da Hikari mesmo. Como eu disse acima, estou contente com eles.

 

13 horas atrás, retrogamer disse:

40w pode danificar a placa e trilha se encostar o ferro quente? 

Isso depende mais da qualidade da placa do que do ferro. Já vi placas onde a solda não derrete e as trilhas se soltam, em outros casos, e também já vi a trilha fritar usando um ferro de 60W (porque no momento não tinha outro) e não aconteceu nada com a placa.

 

13 horas atrás, retrogamer disse:

40W é bom para soldar coisas pequenas em placas tipo capacitores, reguladores resistores?

Sim. Só que pra componentes grandes demoram um pouco pra solda derreter.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim. Se cuidar bem deles, vai durar bastante e é um excelente custo-benefício.

São baratos e sempre acha peça de reposição como as pontas em qualquer esquina.

Tenho um desses de 30W com quase 17 anos de uso, comprei em 2001. O outro de 60W está funcionando desde 2003 e o de 40W Faz uns 8 anos que comprei.

Nunca troquei as resistências, cabos e o cabo está perfeito. Troquei somente as pontas 1 ou 2 vezes em cada um.

 

Um sugador de solda vai bem.

 


Ferro de solda é uma ferramenta relativamente barata, pelo que se pode fazer com ela em eletrônica, é uma das ferramentas que não pode faltar em hipótese alguma. Por isso acho que não tem muito o que ficar procurando, pesquisando e etc.

 

Se é para uso amador, basta comprar um que não seja tão caro como uma estação de solda e que não seja tão ruim como esses xing ling de 1,99 que vendem por aí. Algo intermediário são esses da Hikari mesmo. Como eu disse acima, estou contente com eles.

 

Isso depende mais da qualidade da placa do que do ferro. Já vi placas onde a solda não derrete e as trilhas se soltam, em outros casos, e também já vi a trilha fritar usando um ferro de 60W (porque no momento não tinha outro) e não aconteceu nada com a placa.

 

Sim. Só que pra componentes grandes demoram um pouco pra solda derreter.

 

 

1 Se você tem um hikari a 17 anos entaosao muito duraveis mesmo, o q vi tem resistencia de Mica

 

2 quais cuidados para o ferro e ponta durarem e nao oxidar?

 

3 sugador de solda sao todos iguais independente da marca ou tem aqueles melhores e mais duraveis? quero escolher um sugador duravel

 

4 aqueles suportes para ferro de espiral sao bons ou apenas desperdicio de dinheiro ja q o ferro ikari vem com um suporte metalico?

 

5 um de 40w para soldar placa de snes é bom ou ruim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, retrogamer disse:

2 quais cuidados para o ferro e ponta durarem e nao oxidar?

Não ficar chacoalhando eles pra tirar o excesso de solda, simplesmente limpe a ponta numa palha de aço.

Sobre oxidar, se fala do corpo do ferro, é impossível. A não ser que seja aqueles feitos de porcelana, mas estes são caríssimos.

Não se preocupe com isso, não faz diferença. O mais importante é deixar a ponta sempre com estanho para ficar aderente ao componente a ser soldado.

8 minutos atrás, retrogamer disse:

3 sugador de solda sao todos iguais independente da marca ou tem aqueles melhores e mais duraveis?

Depende da marca/modelo e tem de vários preços e tamanhos. Eu recomendo da AFR, o modelo "Ouro" é mais em conta e funciona bem.

É importante sempre usar a proteção de silicone/teflon, pois sem ela a ponta acaba derretendo.

 

12 minutos atrás, retrogamer disse:

1 Se você tem um hikari a 17 anos entaosao muito duraveis mesmo, o q vi tem resistencia de Mica

Sim, todos tem.

 

12 minutos atrás, retrogamer disse:

4 aqueles suportes para ferro de espiral sao bons ou apenas desperdicio de dinheiro ja q o ferro ikari vem com um suporte metalico?

São úteis pra não sair derretendo a mesa, ou algo que estiver ali dando sopa na bancada. O suporte que vem com o ferro é meio "vagabundo", na época que comprei os meus ainda não vinham com eles. Acabou que eu tenho um suporte que eu mesmo fiz.

14 minutos atrás, retrogamer disse:

5 um de 40w para soldar placa de snes é bom ou ruim?

Bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, retrogamer disse:

o corpo do ferro oxida e os parafusos também? a ponta é fácil trocar

Pra tirar a ponta basta afrouxar o parafuso por a outra e apertar.

17 minutos atrás, retrogamer disse:

palha de aço nao tira a proteção q a ponta venha a ter para corrosao?

Não é pra ficar esfregando igual se faz com panelas, é só uma passada pra tirar aquela solda que já queimou a pasta.

 

19 minutos atrás, retrogamer disse:

sugador bom e duravel a ponta tem q ser feita de silicone/teflon?

Não, esses que eu citei é de plástico mesmo. A capinha de silicone se compra separado, é barato.
Esses que já vem com a ponta de teflon no próprio bico não recomendo, pois se rasgar tem que trocar o bico todo e as vezes não se encontra pra vender.

22 minutos atrás, retrogamer disse:

tem os de corpo plastico ou metalico?

Melhor de metal, os de plástico empenam, ressecam quebram e é quase o mesmo preço, não compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o corpo do ferro oxida e os parafusos também?

 

seria melhor usar um tecido para remover a sujeira da ponta?

 

para q serve a capinha de silicone? aumenta a vida do sugador?

 

nas lojas aqui tem para vender um hikari corpo de aluminio mas a ponta é de teflon no qual você nao recomendou, os outros com ponta normal sao de plastico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, retrogamer disse:

o corpo do ferro oxida e os parafusos também?

Depois de muito tempo sim, mas é normal. É por causa do calor. 

 

2 horas atrás, retrogamer disse:

seria melhor usar um tecido para remover a sujeira da ponta?

Não sei. Nunca tentei pra ver se da certo. 

2 horas atrás, retrogamer disse:

para q serve a capinha de silicone? aumenta a vida do sugador?

 

A segunda pergunta responde a primeira. 

2 horas atrás, retrogamer disse:

os outros com ponta normal sao de plastico

Compra um desse e põe a capinha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 Para quem usa o ferro e sugador de tempos em tempos quando precisar ele dura muito?

 

2 quando o parafuso estragar é possivel substituir por outro igual?

 

3 o ferro hikari q vi tem aberturas no cabo metalico para ventilação e mtos outros q vejo aqui nao tem

 

4 É normal em um ferro de solda novo ao colocar estanho pela primeira vez q liga ele e com ele quente o estanho escurecer em alguns pontos e soltar fumaça pela ponta do ferro e o cano de ferro dele ficar com uma coloração leve laranja quando liga ele pela primeira vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...