Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicador de Tensão de Bateria


Posts recomendados

Estou tentando fazer funcionar este circuito aqui: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/7046-indicador-de-tensão-para-bateria-ou-fonte-art1153 para baterias de 6V (no meu caso 5,8V). Troquei os zeners pois o led verde não acendia. Coloquei o zener de 4,7V no lugar do zener de 6,2V e no lugar do zener de 4,7V eu coloquei um zener de 2,7V. Os resistores eu mantive os mesmos recomendados para baterias de 6V. O que acontece agora, é que o led amarelo acende antes do led verde apagar e o led vermelho acende depois do led amarelo apagar. Queria saber como faço pra resolver isso.

Edit: comecei a simular o circuito no Proteus, e vi que independente dos zeners que eu colocar, sempre vai ter uma tensão em que o led amarelo e vermelho vão ficar apagados juntos (na transição do led amarelo pro led vermelho) e uma tensão em que o led verde e o led amarelo vão ficar acesos juntos. Queria saber como fazer para sempre ter apenas um led aceso e que a solução fosse barata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O LM339 tá R$1,00 no ML. O zener 2V7 e os leds você já tem. Fiz um cálculo para 10mA de corrente nos leds, dependendo do led que estiver usando talvez R6 = R7 tenham que mudar de valor. O máximo que esse comparador aguenta é 20mA, já no talo. Não abuse.

 

adicionado 5 minutos depois

Tem vários modelos de comparadores, qualquer um serve desde que:

- a tensão mínima de alimentação seja 4V ou menos (esse é a partir de 2V) e a máxima 7V ou mais (esse é de 36V).

- A corrente máxima da saída suporte o seu led.

Sem título.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...