Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Mateus Eduardo

Indicador de Tensão de Bateria

Recommended Posts

Estou tentando fazer funcionar este circuito aqui: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/7046-indicador-de-tensão-para-bateria-ou-fonte-art1153 para baterias de 6V (no meu caso 5,8V). Troquei os zeners pois o led verde não acendia. Coloquei o zener de 4,7V no lugar do zener de 6,2V e no lugar do zener de 4,7V eu coloquei um zener de 2,7V. Os resistores eu mantive os mesmos recomendados para baterias de 6V. O que acontece agora, é que o led amarelo acende antes do led verde apagar e o led vermelho acende depois do led amarelo apagar. Queria saber como faço pra resolver isso.

Edit: comecei a simular o circuito no Proteus, e vi que independente dos zeners que eu colocar, sempre vai ter uma tensão em que o led amarelo e vermelho vão ficar apagados juntos (na transição do led amarelo pro led vermelho) e uma tensão em que o led verde e o led amarelo vão ficar acesos juntos. Queria saber como fazer para sempre ter apenas um led aceso e que a solução fosse barata.

Editado por Mateus Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu fiz um com microcontrolador e outro com   amplificador operacional  como comparador de tensão , tem muita coisa explicando na  internet talvez  você se saia melhor!

Compartilhar este post

Link para o post

@Mateus Eduardo , tem um circuito que faz a mesma coisa e é bem mais simples. Foi publicado no Beabá da Eletrônica do saudoso professor Bêda Marques. Montei umas duas vezes anos atrás para 12 e 6V e deu certo...

A2.JPG.04a1b1245566094c124900139fe0734b.JPG

Fonte: Beabá da eletrônica nº13, pág 90

Compartilhar este post

Link para o post

O LM339 tá R$1,00 no ML. O zener 2V7 e os leds você já tem. Fiz um cálculo para 10mA de corrente nos leds, dependendo do led que estiver usando talvez R6 = R7 tenham que mudar de valor. O máximo que esse comparador aguenta é 20mA, já no talo. Não abuse.

adicionado 5 minutos depois

Tem vários modelos de comparadores, qualquer um serve desde que:

- a tensão mínima de alimentação seja 4V ou menos (esse é a partir de 2V) e a máxima 7V ou mais (esse é de 36V).

- A corrente máxima da saída suporte o seu led.

Sem título.gif

Editado por Sérgio Lembo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais