Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

porque os processadores são estão caros?


Posts recomendados

duvida yahoo mas eu gostaria de saber com quem entende, porque existe tanta diferença entre o preço de processadores? o custo de fabricação é muito diferente assim para justificar o preço? e a minha pior duvida é porque os processadores não são maiores? assim poderiam processar mais, pergunto isso baseado em 2 ram de 4gb funcionam melhor que 1 ram de 4gb, porque nao 2 processadores em uma placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo que estou vendo, os processadores baixaram bastante de preço com a concorrência dos novos Ryzen. O processador praticamente comanda tudo no pc. Ele é o cérebro do computador.

Existem processadores grandes, mas são mais caros. Veja o threadripper. Nesse caso vai depender muito da litografia. Uma litografia mais refinada permite por mais transistores em um espaço menor, diminuindo o tamanho do processador e o consumo elétrico. 

Existem placas-mãe com 2 processadores, muito comuns em servidores. O processador threadripper é um exemplo de 2 processadores dentro de um, aumentando a quantidade de núcleos.

2 RAMs de 4GB não necessariamente funcionam melhor do que um. Depende muito do tipo de acesso que os processadores fazem dela. O threadripper por exemplo se vai melhor com quad channel (acho que é quad) do que em single channel pelos testes que vi. Processadores da Intel geralmente não mostram diferenças com o modo de operação da memória. Existe um artigo sobre dual channel.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não entendi bem suas colocações mas vamos la...

 

1) O Preço é baseado nos recursos que são disponibilizados... A intel tem processadores de 200 reais até 4000...  o processo de fabricação é o mesmo de qualquer um... se nos testes estiver tudo funcionado ele é um i7.. se não estiver funcionando uma parte da memoria cache, ele vira um i5 e por ai vai... (isso a grosso modo)...

 

2) Na verdade você quer processadores menores e não maiores.. processadores menores tendem a ser mais eficiente em termos de energia.

 

3) Não.. 2 pentes de 4Gb não necessariamente funcionam melhor que 1 de 8Gb... e hoje em dia os processadores são multicores (2,4,8 16 cores), Então eles já tem mais de processador na placa-mãe.. cade core é equivalente a 1 processador isolado, só que na mesmo chip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...