Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque ligar o PC sem cooler, deixa ele mais rápido que o flash?


HebertCL

Posts recomendados

Eu tirei o cooler do meu PC, ai quando coloquei de volta, eu esqueci de ligar ele na placa-mãe, só percebi depois que liguei e o PC ficou silencioso, mas, o que me chamou a atenção é que o PC ligou na velocidade da luz, ate a animação ficou mais rapida, acho que vencia um SSD em uma disputa de quem ligava primeiro (e uso um HD), alguém sabe dizer porque isso aconteceu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, HebertCL disse:

Eu tirei o cooler do meu PC, ai quando coloquei de volta, eu esqueci de ligar ele na placa-mãe, só percebi depois que liguei e o PC ficou silencioso, mas, o que me chamou a atenção é que o PC ligou na velocidade da luz, ate a animação ficou mais rapida, acho que vencia um SSD em uma disputa de quem ligava primeiro (e uso um HD), alguém sabe dizer porque isso aconteceu?

Isso não faz o mínimo sentido lógico, mas não faz isso vai estragar a placa-mãe e o processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@José Nildo de M. Pereira  5 segundos é exagero também, a duração dependeria do uso e a quanto tempo o CPU iria manter a temperatura alta;
Mas respondendo a pergunta, ligar pc com ou sem cooler ate onde eu sei não é para fazer diferença de desempenho, visto que o uso de cooler não afeta processamento, leitura ou velocidade, é apenas para garantir que o CPU não atinga altas temperaturas, dissipando o calor gerado pela energia.

Acredito que foi acaso, mas nada diretamente ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe do Couto Lopes disse:

@José Nildo de M. Pereira  5 segundos é exagero também, a duração dependeria do uso e a quanto tempo o CPU iria manter a temperatura alta;
Mas respondendo a pergunta, ligar pc com ou sem cooler ate onde eu sei não é para fazer diferença de desempenho, visto que o uso de cooler não afeta processamento, leitura ou velocidade, é apenas para garantir que o CPU não atinga altas temperaturas, dissipando o calor gerado pela energia.

Acredito que foi acaso, mas nada diretamente ligado.

Eu respondi essa pergunta com base em uma experiencia propria, só por curiosidade, liguei um AMD Athlon sem o cooler e o processador queimou em cerca de 5 segundos. Quando respondi considerei que o PC estava sem dissipador, se ele estiver com um dissipador, dependendo do uso pode durar de 5 a 10 minutos, mas ligar um PC sem cooler é "suicidio"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A explicação para esta dúvida, foi feita pelo saudoso @Gabriel Torres na série mitos do hardware:

 

Ele explica sobre uma função existente em CPUs atuais que desliga a máquina quando chega em certa temperatura evitando com que o CPU queime, vale a pena assistir, ele explica também sobre Athlon e Pentium 4, explica de onde veio esse mito que CPU AMD esquentam muito etc.

 

Ele desmistificou mesmo, muito bem explicado, geralmente quem não entende culpa logo o processador sem analisar outros fatores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, José Nildo de M. Pereira disse:

Eu respondi essa pergunta com base em uma experiencia propria, só por curiosidade, liguei um AMD Athlon sem o cooler e o processador queimou em cerca de 5 segundos. Quando respondi considerei que o PC estava sem dissipador, se ele estiver com um dissipador, dependendo do uso pode durar de 5 a 10 minutos, mas ligar um PC sem cooler é "suicidio"

Nossa, 5 segundos, mas ele não estava ligado antes? tinha overclock no athlon?

Era uma placa-mãe de qualidade?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Felipe do Couto Lopes disse:

Nossa, 5 segundos, mas ele não estava ligado antes? tinha overclock no athlon?

Era uma placa-mãe de qualidade?

 

A placa-mãe era vagabunda, e ele tinha overclock, porém realmente os athlons e durons esquentam muito, se não me engano, um athlon sem sistema de resfriament pode chegar a cerca de 200°C sem overclock, um athlon tunderbird pode chegar a 300°C

Segue um vídeo em um americano compara algumas CPUs da intel e da amd (um deles é um athlon), ele ta rodando um jogo e durante a execução ele remove o cooler

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 minutos atrás, José Nildo de M. Pereira disse:

A placa-mãe era vagabunda, e ele tinha overclock, porém realmente os athlons e durons esquentam muito, se não me engano, um athlon sem sistema de resfriament pode chegar a cerca de 200°C sem overclock, um athlon tunderbird pode chegar a 300°C

Segue um vídeo em um americano compara algumas CPUs da intel e da amd (um deles é um athlon), ele ta rodando um jogo e durante a execução ele remove o cooler

 

 

Aí você quer usar um processador de 15 anos atrás pra validar o que disse?

 

Menos..

 

Depois destes casos aí (e dos Pentium 4), tanto os processadores Intel como os AMD possuem proteção contra superaquecimento e desligam quando a temperatura atinge um determinado valor.

 

300°C é capaz de fundir o plástico do PCB do processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...