Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX 8300 Reconhecendo apenas 4 núcleos ? É Correto ?


Luan Kaique

Posts recomendados

31 minutos atrás, Luan Kaique disse:

Fala pessoal.

Então meu FX 8300 Só reconhece 4 núcleos no gerenciador de tarefas isso é correto ?

Meu sistema:

placa-mãe mATX M5A78L-M LX/BR

Processador fx 8300

8GB Ram DDR3 1600 Mhz

Será que posso fazer algo para reconhecer os outros 4 núcleos ?

ss.png

Não, não é normal,mais para uma melhor explicação converse com o suporte da Microsoft o Answer Desk e o suporte da placa-mãe eles poderão solucionar com muito mais precisão 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Está certo.

Lá em baixo você vê "Processadores lógicos: 8"

Windows 10 já reconhece como núcleo cada módulo do FX. E cada módulo possui 2 threads.

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, DiegoSouzaC disse:

Não, não é normal,mais para uma melhor explicação converse com o suporte da Microsoft o Answer Desk e o suporte da placa-mãe eles poderão solucionar com muito mais precisão 

É claramente normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Math.Pi disse:

Está certo.

Lá em baixo você vê "Processadores lógicos: 8"

Windows 10 já reconhece como núcleo cada módulo do FX. E cada módulo possui 2 threads.

adicionado 0 minutos depois

É claramente normal.

Não sabia que o Windows reconhecia assim, mais achei sacanagem mas fazer o que.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade não tem nada errado, o FX-8300 é da microarquitetura Piledriver (segunda geração da família Bulldozer).

 

O que acontece é que nessa família específica de processadores, dois cores trabalham em conjunto compartilhando determinados recursos, como estágios iniciais do pipeline, a FPU, o cache L2, etc, isso é, um módulo.

Cada módulo desses processadores é formado por 2 cores x86, o que a AMD chama de "x86 integer cores", e o Windows reconhece o módulo como 1 único core, mesmo que ele seja formado por 2 cores, e ali no gerenciador de tarefas você pode ver que há 4 núcleos, porém 8 processadores lógicos, essa implementação de multithreading da AMD é chamada de CMT (Clustered Multithreading).

 

Isso também se aplica as APUs A4/A6/A8/A10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Na realidade não tem nada errado, o FX-8300 é da microarquitetura Piledriver (segunda geração da família Bulldozer).

 

O que acontece é que nessa família específica de processadores, dois cores trabalham em conjunto compartilhando determinados recursos, como estágios iniciais do pipeline, a FPU, o cache L2, etc, isso é, um módulo.

Cada módulo desses processadores é formado por 2 cores x86, o que a AMD chama de "x86 integer cores", e o Windows reconhece o módulo como 1 único core, mesmo que ele seja formado por 2 cores, e ali no gerenciador de tarefas você pode ver que há 4 núcleos, porém 8 processadores lógicos, essa implementação de multithreading da AMD é chamada de CMT (Clustered Multithreading).

 

Isso também se aplica as APUs A4/A6/A8/A10.

 

Isso prejudica o desempenho da CPU de alguma forma? núcleos individuais funcionam melhor que o CMT? ou é só questão do windows receonhecer mesmo? só pra complementar..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, MarceloSouzaB1 disse:

 

Isso prejudica o desempenho da CPU de alguma forma? núcleos individuais funcionam melhor que o CMT? ou é só questão do windows receonhecer mesmo? só pra complementar..

 

 

 

No nível mais baixo, sim, essa microarquitetura da AMD foi problemática, devido o compartilhamento de recursos, como a FPU, em determinados cenários o processador pode criar um gargalo, principalmente em games; visto que esses não são tão otimizados para escalar o desempenho multicore. Entretanto, quanto ao Windows, é só a maneira como ele reconhece mesmo.

 

Entretanto esse gargalo no acesso a recursos compartilhados pode ser suprimido, com clocks mais altos o FX tem seu charme, rs. Lá pelos 4.0 GHz+ o processador tem um rendimento maior, mas ainda sim, devido ao baixo IPC da microarquitetura, a eficiência não é tão alta.

 

Para todos os efeitos, com o Ryzen isso não acontece, apesar dele ser construído na filosofia do Core Complex (CCX), os núcleos do Ryzen de fato são mais independentes que os do FX e demais processadores das famílias Bulldozer/Piledriver/Steamroller/Excavator.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 28/12/2017 às 23:20, Amanda Gonçalo disse:

Na realidade não tem nada errado, o FX-8300 é da microarquitetura Piledriver (segunda geração da família Bulldozer).

 

O que acontece é que nessa família específica de processadores, dois cores trabalham em conjunto compartilhando determinados recursos, como estágios iniciais do pipeline, a FPU, o cache L2, etc, isso é, um módulo.

Cada módulo desses processadores é formado por 2 cores x86, o que a AMD chama de "x86 integer cores", e o Windows reconhece o módulo como 1 único core, mesmo que ele seja formado por 2 cores, e ali no gerenciador de tarefas você pode ver que há 4 núcleos, porém 8 processadores lógicos, essa implementação de multithreading da AMD é chamada de CMT (Clustered Multithreading).

 

Isso também se aplica as APUs A4/A6/A8/A10.

bom dia,estava vendo a discucao sobre os núcleos e treads,o meu Fx8300 com uma MB GA-78LMT-USB3.0, ja atualizei bios e tudo mais mas no meu so aparece 3 núcleos e 4 processadores logicos, como posso resolver isso,me ajudem por favor

fx8300.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Felipe Kamogawa disse:

bom dia,estava vendo a discucao sobre os núcleos e treads,o meu Fx8300 com uma MB GA-78LMT-USB3.0, ja atualizei bios e tudo mais mas no meu so aparece 3 núcleos e 4 processadores logicos, como posso resolver isso,me ajudem por favor

fx8300.jpg

 

Seu caso é diferente dos demais. Dê um reset de BIOS. Veja no MSCONFIG se a opção de quantidade de núcleos está desmarcada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa contagem de três núcleos e quatro processadores lógicos é esquisitona, mas como o colega acima disse, tente dar um reset de BIOS.
Outra coisa seria checar diretamente na BIOS se todos os núcleos estão ativos, coisa e tal. Mas essa placa-mãe não é muito boa para o FX, pois o chipset dela é da série 700, que até funciona com o FX, mas é um suporte realmente precário.
O mais indicado ao FX é o 970 ou 990FX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...