Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com BIOS e Placa de vídeo


voodoo.

Posts recomendados

placa-mãe - ASUS prime B250M-K

Placa de vídeo - Galax Geforce gtx 1060 6gb

Processador - Intel core i5 7400

Fonte - EVGA 750W 

SO - Windows 10 pro 64 bits.

 

Saudações, comprei uma placa da ASUS e estou enfrentando um problema de configuração da bios, pois estou usando uma placa de video offboard(galax geforce gtx 1060 6gb) e a bios não salva a configuração de vídeo primário. 


1 - Quando eu inicio o computador, a placa-mãe não reconhece a placa de vídeo. A placa-mãe fica soltando bips(1 longo e 2 curtos, referentes ao adaptador de video).
2 - Ligo o computador pela placa de vídeo offboard, o boot é normal e consigo entrar na bios e alterar o primary display para PCIE. Após isso eu salvo as configurações, reinicio o computador, tiro o cabo vga da placa onboard e ligo o cabo HDMI da placa offboard. O computador reconhece a placa de vídeo na inicialização do sistema e ocorre tudo certo. Porém, quando desligo e ligo ou reinicio o computador ele volta para a 1 etapa( a placa-mãe não reconhece a placa de vídeo e fica 'bipando' novamente), e quando refaço a 2 etapa as configurações de primary dislpay voltam para cpu graphics(não salvando as alterações anteriores).
3 - Como rotina padrão de inicialização de sistema eu estou ligando o cabo vga na placa onboard sempre que preciso ligar o computador e retiro assim que ele termina a inicialização. A placa de vídeo está funcionando normalmente, estou rodando jogos pesados e até fiz alguns benchmarks para verificar se está tudo certo e rodou tudo tranquilo.

 

Procedimentos que eu já realizei e não adiantaram:

- Checar manual da placa-mãe(procurei muito e só achei manuais de atualização de BIOS e semelhantes no site da ASUS, outros só dão informações simples de clear CMOS etc, nada de informações completas de configuração da BIOS).

- Atualização da BIOS.

- Atualização dos drivers de vídeo.

- Desabilitar Placa de vídeo onboard pelo SO.

- Checar alimentação da placa-mãe, placa de vídeo(todos os cabos e componentes do computador estão devidamente encaixados, reconhecidos, com drivers atualizados e funcionando).

 

Informações extras que podem(ou não) ser relevantes:

- O monitor que estou usando para ligar o HDMI da placa de vídeo na verdade não é um monitor, é uma TV samsung.

- A placa-mãe só reconhece o cabo VGA onboard e dá boot se o mesmo estiver ligado em um monitor(no caso estou tendo que ligar um monitor externo toda vez que preciso ligar o pc).

 

De fato isso tudo tem sido um problema, como já disse eu consigo usar o computador normalmente, tudo está funcionando normal. Só essa dor de cabeça toda vez que preciso ligar o computador que está difícil... Desde já agradeço o suporte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...