Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Com que frequência preciso limpar os componentes do meu PC?


Posts recomendados

Bom gente,eu não sei se estou criando isso na área correta mas não encontrei nenhuma área propriamente para "limpeza  de computador" então resolvi postar por aqui. Se eu estiver fazendo lambança,peço encarecidamente que movam esse tópico para a área apropriada.

 

O "problema" é o seguinte :

 

Vendi meu pc montado em 2014 e montei um novo para mim. O último sempre vivia sempre cheio de poeira , e isso me incomodava bastante (mas só fui me dar conta disso 2 anos depois).

 

Resolvi , então , que esse meu pc de agora montado será limpado a cada mês para não ficar acumulando poeira. Ou pelo menos a cada 3 meses.

 

Minha dúvida é : 

 

Peças sensíveis e que possuem coolers (e até os próprios coolers) podem ser limpos de que maneira? 

Spray de ar comprimido seria uma boa ou teria algum outro spray que pode ser utilizado ? Sei que após um tempo,pelo menos para aonde coloca-se pasta térmica (VGA e CPU) tem que utilizar alcool isopropílico para limpar a área corretamente para aplicação de nova pasta térmica ,então acredito que isso é um item que entrará na minha lista de compras.

 

Trás algum malefício ao PC limpar a cada mês? 

 

Fico no aguardo de uma resposta e agradeço muito a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não tem necessidade alguma limpar o PC em um intervalo de tempo tão pequeno assim. É a mesma coisa que você lavar o carro, dar uma volta com ele e quando chegar em cada lavar novamente porque pegou poeira do vento.

 

Uma limpeza anual já é o suficiente. Se você montou seu PC agora, só volte a limpa-lo no final do ano que vem. Nessa limpeza anual você pode trocar a pasta térmica, remover toda a poeira dos coolers, dissipadores e filtros de ar com um pincel de cerdas macias.

 

Falando em filtros de ar, se o seu gabinete tiver alguns deles, ajuda um bocado. No meu gabinete todas as entradas de ar possuem filtros, isso ajuda muito a bloquear a entrada de poeira. Também é recomendável que seu gabinete fique em cima de uma mesa, se deixar no chão a probabilidade de entrar poeira é bem maior, já que fica bastante sujeira acumulada ali.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, gustavodbg disse:

Não tem necessidade alguma limpar o PC em um intervalo de tempo tão pequeno assim. É a mesma coisa que você lavar o carro, dar uma volta com ele e quando chegar em cada lavar novamente porque pegou poeira do vento.

 

Uma limpeza anual já é o suficiente. Se você montou seu PC agora, só volte a limpa-lo no final do ano que vem. Nessa limpeza anual você pode trocar a pasta térmica, remover toda a poeira dos coolers, dissipadores e filtros de ar com um pincel de cerdas macias.

 

Falando em filtros de ar, se o seu gabinete tiver alguns deles, ajuda um bocado. No meu gabinete todas as entradas de ar possuem filtros, isso ajuda muito a bloquear a entrada de poeira. Também é recomendável que seu gabinete fique em cima de uma mesa, se deixar no chão a probabilidade de entrar poeira é bem maior, já que fica bastante sujeira acumulada ali.

Meu gabinete é um aero 500,tirando a parte traseira,tem esses filtros de ar sim.Pensei justamente em coloca-lo em alguma bancada pra não ficar pegando poeira do chão,mas por possuir um monitor e uma tv,fica bem complicado conciliar os três (mas vou tentar).

spray de ar comprimido não seria melhor que esses pinceis pra fazer a limpeza(e mais fácil)?

5 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Só não deixa ficar igual nos exemplos abaixo. De resto, não precisa limpar direto não. Tenho equipamentos rodando aqui há 6 anos sem nenhuma intervenção do tipo, nem pra troca de pasta térmica. 

computador-sujo-2.jpg

09151213926576.jpg

pra chegar nesse estado só se passasse 10 anos sem limpeza kkkk

 

Muito obrigado pelas respostas,pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, João Victor M.D.C disse:

spray de ar comprimido não seria melhor que esses pinceis pra fazer a limpeza(e mais fácil)?

Mais fácil, com certeza. Eu pessoalmente, nunca usei e "não acho muita graça" em usar eles. Prefiro ter mais trabalho e limpar no pincel mesmo.

 

Já trabalhei em uma assistência técnica onde eles usavam a "maravilhosa técnica" de compressor de ar. Limpa rápido? Sim. Mas a pressão que o ar faz sobre os componentes era enorme, por isso que eu sempre prefiro fazer manualmente mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, grievous disse:

Tem um soprador de ar que eu acho muito bom, não é tão forte quanto um compressor mas já da para o gasto. O nome dele é MasterSux (nome horrível) e funciona como aspirador também, custa ~R$150.

 

MASTERSUX.1.jpg

 

Tem também a versão de 220v.

esse é seguro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, grievous disse:

@João Victor M.D.C Sim, é um aspirador/jateador de ar. A força dele é baixa se comparado ao um compressor mas já é o suficiente para remover a poeira do PC.

Mas esse jateador de ar não joga ar quente não? 

Ar quente danifica os circuitos,né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, grievous disse:

@João Victor M.D.C O ar que sai dele no começo é frio e depois fica morno mas nunca quente. A temperatura não chega nem perto da de um secador de cabelo por exemplo.

Anotei o nome aqui .

Daqui uns 5 meses quando eu me livrar das dívidas que fiz pra ter esse pc ( XDDDDD) vou comprar esse jateador de ar.

Muito obrigado pela ajuda (achei até meio caro pra ser sincero ;P)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, grievous disse:

@João Victor M.D.C Um compressor de ar compacto custa 3x ou até 4x mais.

eu to ligado,é bem caro compressor de ar,por isso pensei naqueles sprays próprios pra essas limpezas (vi um vídeo gringo em que o cara fazia isso pra limpar a vga)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...