Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novo Nobreak (Short Break)


Posts recomendados

Pessoal, tenho lido muito sobre a péssima qualidade dos nobreaks, ondas senoidais etc. Mas eu tive um APC 1200 VA até há pouco, quando precisou trocar de bateria mais uma vez, após menos de 1 ano e meio. O kit original durou quase 6 anos, com quedas constantes de energia. Não estragou nenhuma fonte e nenhum componente. Pelo contrário, evitou danificar o equipamento. A luz aqui pisca muito e já me ferrei com mais de um equipamento por causa dessas piscadas feias. Nunca mais aconteceu. Atualmente tenho uma fonte EVGA 1300 W G2 Gold. Tem PFC ativo e garantia de 10 anos. Tem dois dias que teve uma piscada aqui e o anti surge protection da mobo foi ativado. Dias antes disso, em outra piscada, a fonte ativou a sua defesa e impediu que eu ligasse o PC de novo sem desconectar o cabo de energia por pelo menos 2 minutos. Então concluí que, apesar da qualidade dos nobreaks, é menos danoso ter um do que não ter. Como estudei civil, fiz o projeto e comandei a renovação da instalação elétrica. Então surtos da rede externa não são grande preocupação. Os cabos são bastante grossos e tem dois zagueiros: o DPS e o dispositivo DR, além de circuitos bem dimensionados. O chuveiro não gera TLEC no estabilizador do nobreak. Então preciso de um short break que me dê tempo suficiente para desligar o PC (em quedas longas) ou segurar as piscadas. Vi duas opções:

 

1 - https://www.kabum.com.br/produto/64458/nobreak-ragtech-easy-pro-senoidal-de-1-4-kva-trivolt-115v-c-conexao-para-bateria-4035/?tag=ragtech

 

2 - https://www.maniavirtual.com.br/nobreak-apc-back-ups-1500va-bivolt-bz1500pbi-br

 

Minha máquina tem um I5-2500 Sandy Bridge, uma Zotac GTX 970 AMP, 16 Gb de RAM. Em picos, não chega a 400W. Não sou de ficar forçando placa de vídeo com OC. Então, os dois me atendem em potência mínima requerida. Minhas questões são:

 

1 - O Ragtech parece ter uma construção barata e vagabunda, além de barulhento. No Reclame Aqui vi pessoas reclamando sobre aparelhos queimados após a sua utilização. Vi também que alguns pegaram fogo e outros simplesmente desarmavam os disjuntores da casa. Porém, vi que todos os outros têm algumas reclamações toscas e que o atendimento da Ragtech costuma ser bom. É bastante fácil de trocar a bateria.

 

2 - O APC tem fator de potência menor, não trabalha com a bateria no senoidal (não faz grande diferença no meu caso, pois ele ficaria ativo e em uso de bateria apenas tempo suficiente para desligar o PC e manter um roteador e um modem ligados). Mas tem 2 anos de garantia (Ragtech tem 1) e tive sucesso com o último que tive, sem ter precisado trocar bateria por muito mais tempo do que eu esperava, mesmo com uso intenso. O que me preocupa é frescura toda de precisar levar a uma autorizada para trocar as baterias pagando quase metade do valor de um nobreak novo.

 

Sabendo de tudo isso, gostaria de saber quais foram as experiências de vocês com os novos modelos da APC e os Ragtechs senoidais, para poder decidir qual dos dois comprar. E, desconsiderando as teorias, gostaria de saber, na prática, quais foram as experiências positivas e negativas de cada um.

 

Antes de terminar quero dizer o seguinte: Já conheço todas as desvantagens e que nenhum dos dois é o nobreak ideal para a minha configuração. Mas preciso de algo que segure essas piscadas ou que me dê uns 5 minutos para desligar o PC e continuar deixando só modem e roteador ligados.

 

@faller você continua não utilizando nobreak?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Onde você mora é 220v ou 110v?

 

Se for 220v e o nobreak for apenas para desligar a máquina a tempo eu recomendaria o ragtech 1200va 220v monovolt.

Preço bom, senoidal e acredito que não tem estabilizador interno. O único problema dele é a operação offline e a falta de engate para bateria externa.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, grievous disse:

Onde você mora é 220v ou 110v?

 

Se for 220v e o nobreak for apenas para desligar a máquina a tempo eu recomendaria o ragtech 1200va 220v monovolt.

Preço bom, senoidal e acredito que não tem estabilizador interno. O único problema dele é a operação offline e a falta de engate para bateria externa.

 

Ligo nele uma TV de plasma tb. Então 1200W fica meio apertadinho. Por isso escolhi o 1400W. Mas, apesar das especificações superiores, a Ragtech realmente entrega um bom produto, seguro e durável, como a APC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@marcellhernandes Na verdade ele fornece menos de 1200 Watts porque é Volt-Ampere.

 

1200VA com fator de potência de 0,7 logo ele consegue entregar ~840W de carga. Seu sistema exige pouca carga, se estiver rodando algo pesado deve puxar algo em torno ~250W. Já a TV eu não sei, acho que as de Plasma e LCD são um pouco mais "gastadeiras" que uma de LED por exemplo.

 

Agora quanto à qualidade do produto eu não sei te dizer, sinto muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, grievous disse:

@marcellhernandes Na verdade ele fornece menos de 1200 Watts porque é Volt-Ampere.

 

1200VA com fator de potência de 0,7 logo ele consegue entregar ~840W de carga. Seu sistema exige pouca carga, se estiver rodando algo pesado deve puxar algo em torno ~250W. Já a TV eu não sei, acho que as de Plasma e LCD são um pouco mais "gastadeiras" que uma de LED por exemplo.

 

Agora quanto à qualidade do produto eu não sei te dizer, sinto muito.

 

Mas o de 1200W da Ragtech de FP de 0,55, não 0,7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Telmo Chaise disse:

Olá

 

Leia todo este post do mestre Faller e aprenda.

 

 

 

 

Já disse que já li. E também, por experiência, sempre que ficamos sem nobreak, alguma coisa queima logo depois das piscadas. E parou de acontecer após usar o nobreak. Então entre o que ocorre na teoria e na prática, prefiro não ter nada queimado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Telmo Chaise disse:

Olá

 

Ok. Mas lembre-se que você superdimensionou sua fonte e por conseguinte terás que superdimensionar o nobreak.

Um de 2600va (considerando  FP 0,5) deve segurar esta usina de força que instalasse no teu PC.

 

Abraço e seja feliz.

Happy New Year

 

Eu instalei uma capacidade grande, sim. Mas o consumo real não vai estar nem próximo disso. Por isso, um tão enorme é desnecessário. O de 1200 VA já atendia sem falhas. Lembre-se de que 1300W é a capacidade da fonte, não o consumo do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...