Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX 8320E com baixo rendimento


Posts recomendados

Bem, fazem mais ou menos um ano que montei esse PC aqui - FX 8320-e   RX 470   8GB RAM   CX500 watts    AsRock 970A 3.1 - e ando tendo muitos desapontamentos com essa build.

Tenho quedas de fps muito frequentes em jogos leves como league of legends; pubg roda a 40 fps ficando suave somente em lugares fechados e com quedas abaixo de 30.

Esse processador trabalhava a 3.5 ghz no inicio do ano por turbo padrão (de 3.2 pra 3.5), quando de repente comecou a causar desligamentos no PC. Ate então, não posso passar o clock do meu cpu de 3.2. Uso o cooler padrão, mas acho estranho no comeco do ano ele ter aguentado os 3.5. Eu já troquei pasta térmica, e já monitorei as temperaturas. O processador raramente passa de 50 C.

Então queria a ajuda de vocês para saber se fiz over errado, talvez nas voltagens, e me ajudar a atingir um clock decente para empurrar minha rx470 e deixar de parecer que tenho um i3 veio com uma gtx 550.

Estou aberto a comprar alguma peça necessária - orçamento de 300 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Davinic Ferreira disse:

Bem, fazem mais ou menos um ano que montei esse PC aqui - FX 8320-e   RX 470   8GB RAM   CX500 watts    AsRock 970A 3.1 - e ando tendo muitos desapontamentos com essa build.

Tenho quedas de fps muito frequentes em jogos leves como league of legends; pubg roda a 40 fps ficando suave somente em lugares fechados e com quedas abaixo de 30.

Esse processador trabalhava a 3.5 ghz no inicio do ano por turbo padrão (de 3.2 pra 3.5), quando de repente comecou a causar desligamentos no PC. Ate então, não posso passar o clock do meu cpu de 3.2. Uso o cooler padrão, mas acho estranho no comeco do ano ele ter aguentado os 3.5. Eu já troquei pasta térmica, e já monitorei as temperaturas. O processador raramente passa de 50 C.

Então queria a ajuda de vocês para saber se fiz over errado, talvez nas voltagens, e me ajudar a atingir um clock decente para empurrar minha rx470 e deixar de parecer que tenho um i3 veio com uma gtx 550.

Estou aberto a comprar alguma peça necessária - orçamento de 300 reais

Não se faz OC com cooler box padrão. E qual programa se esta fazendo monitoramento das temperaturas?

Para fazer OC recomendo comprar um WaterCooler Corsair Hydro (180,00 na kabum) e para o monitoramento use o AIDA64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente consigui utilizar o processador a 3.5 ghz, o turbo padrão de fabrica, fiquei jogando umas 2 horas pubg e nao travou o pc, as temp ficaram em torno de 60-65 C segundo o aida 64 e o fps melhorou muito, chegando no minimo de 50 em lugares muito abertos.

So para ter certeza eu quero usar algum  programa para estressar a cpu pra testar de verdade, recomendam qual?

 

E eu ficaria feliz se atingisse um oc de 4.2 ghz, mas isso nao seria possivel com o cooler padrão ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilize o OCCT para testes de temperatura, estresse de CPU e GPU. Utilize programas de estabilidade como SuperPI para averiguar erros matemáticos causados pelo clock e voltagens indevidas. Eu recomendo apenas overclock com tensão padrão.

Cooler padrão não vai conseguir mais que 3.7GHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus2 tensão padrão? Isso seria a voltegemm? Eu dei uma pesquisada e aumentei ela de 1.2 pra 1.3125.

Andei vendo tambem que 65 C e bem alto para esse processador, to bem inclinado a comprar o water cooler que o Reyke recomendou.

 

Com o meu setup, o obstaculo para o oc seria so a temperatura? Acham que minha mobo e fonte estão ok?

 

E o que significa clock da north bridge? Mexo nisso?

 

valeu pela a ajuda ate agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo alterar o North Bridge, pois isso irá alterar o clock de todos os periféricos conectados nele.
Realmente a temperatura está excessiva, estou acostumado com processadores que suportam até 68ºC, 72ºC; o recomendado é até 60ºC para o seu.

E sim, é a tensão. Reduza e estabilize, irá reduzir as temperaturas. Provavelmente, se não se importar muito com a vida útil, só falta um cooler melhor aí, não signifique que tenha de ser um water cooler já que os melhores coolers até ganham de water coolers básicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus2  Certo.

Amanha vou tentar reduzir a tensão. Eu gostei bastante desse OCCT que voce recomendou. conforme vou abaixando a tensão eu vou fazendo o teste stress?

 

E me fale mais desses air coolers bons que tem em mente, porém acho que me importo com a vida util, esse fx que ja durou 1 ano tem que durar mais uns 3. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria um tanto difícil de achar o artigo do Clube do Hardware, todavia eu contenho um backup: https://drive.google.com/open?id=1LdQ6S5GwpJ2jllGZQ4ppVJ_b1_oT5YiM

E essa é a série de testes novas do site, que não pode ser comparável ao meu backup já que a configuração de hardware é diferente: 



Eu não saberia te recomendar em especial um cooler, até porque demanda uma certa pesquisa dada o punhado de coolers existentes;

Deixe-me confirmar, você está rodando estável 3.4GHz com 1.3125v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus2

9 horas atrás, Mateus2 disse:


Deixe-me confirmar, você está rodando estável 3.4GHz com 1.3125v?

 Eu diria que sim. O unico problema que pode ter seria a temperatura que chegou a 65C depois de algumas horas jogando.

Agora vou tentar abaixar a tensão e vou testanto aqui no OCCT, recomenda quanto tempo de stress test?

 

Ah! E teria problema eu ir mexendo na tensão pelo amd overdrive pra nao precisar ficar reiniciando o pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Davinic Ferreira disse:

Eu diria que sim. O unico problema que pode ter seria a temperatura que chegou a 65C depois de algumas horas jogando.

Agora vou tentar abaixar a tensão e vou testanto aqui no OCCT, recomenda quanto tempo de stress test?

 

Ah! E teria problema eu ir mexendo na tensão pelo amd overdrive pra nao precisar ficar reiniciando o pc?

Veja a temperatura de CPU, pelo Overdrive.. Pra CPU FX é o mais recomendado.. Guia "Status de CPU"..

 

O ideal em OC é fazer pela BIOS..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria  Eu usava esse overdrive para checas as temps, mas sempre foram muita baixas. Agora por exemplo no status da cpu que mostra núcleo por núcleo, esta falando que as temp estão em 10 C:

 

image.thumb.png.e528920820516eefb41a01cc392f6dbc.png

 

Ja no OCCT e no aida, esta 51

E eu testei uns 2 min no OCCT o clock em 3.5 com a tensão de 1.2750 e deu certo, eu devo testar mais tempo, nao?

 

Edit1: fiquei de olho na temperatura no OCCT enquanto fazia o stress test com a tensão de 1.25. Fiquei so 2 minutos porque a temp chegou a 67C !! Vou tentar abaixar mais a tensão.

 

Edit2: conjelou o video em 3 min de stress test a 3.5 ghz e 1.2125 de tensão e temp a 65 C. 

O que eu acho estranho e que no comeco do ano o pc veio com o turbo ativado que automaticamente aumenta quando necessario o clock de 3.2 pra 3.5 e nunca tive problemas. Existe algum meio de reduzir a velocidade do cooler do cpu? talvez eu tenha mexido nisso sem querer. E a pasta termica foi trocada a uns 3 meses (a mais barata, nao sei se faz diferenca).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Davinic Ferreira disse:

Eu usava esse overdrive para checas as temps, mas sempre foram muita baixas. Agora por exemplo no status da cpu que mostra núcleo por núcleo, esta falando que as temp estão em 10 C:

 

image.thumb.png.e528920820516eefb41a01cc392f6dbc.png.

Ja no OCCT e no aida, esta 51

E eu testei uns 2 min no OCCT o clock em 3.5 com a tensão de 1.2750 e deu certo, eu devo testar mais tempo, nao?

Ele não dá a temperatura, ele dá a margem térmica da CPU, ou seja, a distância que a CPU está do seu limite.. Se reparar, com o PC parado, a margem aumenta..

 

10ºC de margem, com todos os núcleos em 100%, em 3.5GHz @ 1,2V.. Não tem muto espaço pra OC, ao meu ver.. Ainda mais com cooler box..

 

 

5 horas atrás, Davinic Ferreira disse:

Edit1: fiquei de olho na temperatura no OCCT enquanto fazia o stress test com a tensão de 1.25. Fiquei so 2 minutos porque a temp chegou a 67C !! Vou tentar abaixar mais a tensão.

 

Edit2: conjelou o video em 3 min de stress test a 3.5 ghz e 1.2125 de tensão e temp a 65 C. 

O que eu acho estranho e que no comeco do ano o pc veio com o turbo ativado que automaticamente aumenta quando necessario o clock de 3.2 pra 3.5 e nunca tive problemas. Existe algum meio de reduzir a velocidade do cooler do cpu? talvez eu tenha mexido nisso sem querer. E a pasta termica foi trocada a uns 3 meses (a mais barata, nao sei se faz diferenca).

Se tá instável ainda, ou é a própria temperatura ou falta de Vcore.. Como é cooler box, aposto no primeiro..

 

Pasta térmica influi sim.. Num sistema com OC, isso é uma coisa que você não economiza, pois precisa de algo bom pra ajudar na transferência de calor do chip, pro cooler.. E elas tendem a ressecar, nessas condições..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O turbo do processador é desativando núcleos, normalmente um turbo desativa metade dos núcleos, dando uma margem boa de temperatura e reduzindo o estresse físico; o seu overclock é com todos os núcleos.
Meu i7 870 tem clock padrão de 2.93GHz dos quais o turbo de 3.6GHz é com apenas 1 núcleo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sabia dessa!

Cara, então creio que agora preciso escolher o cooler.

Gostaria de uma recomendacao de alguem ja experiente, porque nao entendo muito pra escolher o melhor. Fiquei interessado no water cooler que foi dito, mas penso que ele tiraria um espaco de cooler no meu gabinete que esta full. @Mateus2, voce disse que existem aircoolers melhores que waters basicos, o preco deles seria maior por isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poste a requisição neste setor: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/155-refrigeração-e-superaquecimento/

Detalhe que o cooler que estou te apresentando, é basicamente inútil em custo benefício e espaço ocupado.


Esse aqui é o melhor cooler a ar já testado pelo site, concorrendo direto com o Corsair H100 refrigeração líquida, ambos R$500 novos, todavia não verifiquei suporte à sua placa-mãe/soquete: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...