Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador reiniciando sozinho do nada


Posts recomendados

Primeiramente feliz ano novo a todos, bom vamos lá, meu computador começou a reiniciar a pouco tempo, desconfio que seja incompatibilidade, não faz muito tempo que eu adicionei 4gb de memória no meu computador que já tinha 4gb assim totalizando 8gb. As duas memórias tem as mesmas características, mesma tensão 1.5v, mesmo timing 9-9-9-24, mesma velocidade (1333mhz) e mesma quantia de ram (4gb) e marca (kingston) mas não são o mesmo modelo e uma é mais antiga e maior enquanto essa que adicionei a pouco tempo é mais moderna e menor.

Antes do computador começar a reiniciar sozinho (não da tela azul, é como se apertasse o botão do reset sem apertar), o windows estava reconhecendo apenas 4gb de ram, nas propriedades do computador (windows 10) aparecia 8,00GB de Ram (4,00 utilizável), parece que pouco depois que o windows voltou a reconhecer 8,00GB de ram começou a reiniciar.

 

Será que seria incompatibilidade entre as memórias?

 

Detalhes adicionais:

Modelos das memórias:

O velho Kingston 9905458-026.A00LF

O novo pente Kingston KVR13N9S8/4.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zeus123

Boa noite e feliz ano novo pra você também!

 

Então, como você não falou quais testes já fez, o mais básico, já tentou retirar e colocar as memórias novamente? Ou mesmo trocar os slots?

Acho que se for o caso, não vai fazer diferença, mas vá nas propriedades do Meu Computador > Configurações Avançadas do Sistema > Inicialização e recuperação > Configurações > Falha do sistema, e desmarque a caixa "Reiniciar automaticamente".

 

Não fez nenhuma outro upgrade ou atualização do sistema? Está com o windows e drivers atualizados?

 

Att,

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Breaker disse:

@Zeus123

Boa noite e feliz ano novo pra você também!

 

Então, como você não falou quais testes já fez, o mais básico, já tentou retirar e colocar as memórias novamente? Ou mesmo trocar os slots?

Acho que se for o caso, não vai fazer diferença, mas vá nas propriedades do Meu Computador > Configurações Avançadas do Sistema > Inicialização e recuperação > Configurações > Falha do sistema, e desmarque a caixa "Reiniciar automaticamente".

 

Não fez nenhuma outro upgrade ou atualização do sistema? Está com o windows e drivers atualizados?

 

Att,

Então esqueci de mencionar que quando estava com 8GB (apenas 4GB utilizável segundo o windows) eu troquei os pentes de slots e voltou a ficar com os 8gb utilizáveis digamos assim, eu fiz vários upgrades recentemente, adicionei primeiro um HD Seagate Barracuda de 1TB no começo do ano passado, no meio do ano passado troquei a fonte de energia por uma EVGA 430 Watts 80 Plus White e troquei uma XFX 9600GT por uma MSI GTX 1050 TI 4GB logo em seguida, por ultimo adicionei mais os 4GB aos meus 4GB que já tinha assim totalizando os 8GB foi ai que começou a dar problemas.

Mas os problemas só começaram mesmo quando eu adicionei os 4GB de Ram totalizando os 8GB.

Queria utilizar algum programa para testar as memórias tipo Memtest, só não uso o Memtest porque tem que ter o PRO para testar 3,5GB ou mais e como não tenho cartão de crédito.

O Windows está atualizado, vou verificar o restante dos drivers já adianto que o da Nvidia está atualizado.

Desativei o "reiniciar automaticamente".

 

EDIT: Os drivers estão atualizados, porém achei estranho não ter driver do Chipset nem mesmo no site da Asus (placa-mãe asus m5a78l-m lx/br).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Zeus123 Faça um teste de memória, sugiro o memtest86. Deixe rodando uma noite toda e veja se encontra algo.

 

Sugiro atenção com essa placa-mãe e esse processador. É muito comum pessoas terem instabilidade ao utilizar um processador da linha FX com ela, ainda mais com overclock. Atualize a BIOS para a versão mais recente, remova o overclock e desative o Turbo Boost. Veja se a instabilidade permanece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 01/01/2018 às 02:17, grievous disse:

@Zeus123 Faça um teste de memória, sugiro o memtest86. Deixe rodando uma noite toda e veja se encontra algo.

 

Sugiro atenção com essa placa-mãe e esse processador. É muito comum pessoas terem instabilidade ao utilizar um processador da linha FX com ela, ainda mais com overclock. Atualize a BIOS para a versão mais recente, remova o overclock e desative o Turbo Boost. Veja se a instabilidade permanece.

O que eu fiz foi remover um dos dois pentes de memória, o que gerou lentidão porém estabilidade e não reiniciou mais o computador, então comprei um HyperX Fury 8GB DDR3 1866MHZ e esta estável, não reinicia mais e ficou um pouco mais rápido do que quando tinha 2x4GB 1333MHZ e ganhei alguns FPS em jogos. Desabilitei o Turbo Boost do processador e setei manualmente pra 4.0GHZ que é a velocidade que o turbo boost deveria alcançar mas chegava somente a 3.9GHZ e agora está tudo estável.

 

Agora está com overclock automático no FX-4300, na HyperX 8GB DDR3 1866MHZ (tendo em vista que o máximo que a asus m5a78l-m lx/br é 1333MHZ e em modo overclock 1866MHZ) e na MSI GTX 1050 TI OC. Será que essa placa-mãe com o chipset 760G vai explodir se eu subir o clock do FX-4300 para 4.2GHZ?

Lembrando que eu nunca vi relatos de pessoas reclamando dessa placa-mãe com FX-4300, só com FX-6300 pra cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...