Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mais processamento ou mais memória ?


Dyemy

Posts recomendados

Olá eu sou novo aqui, então me desculpem se quebrar alguma regra ! Mais eu sou inexperiente com tecnologia e preciso de um Notebook poderoso pra trabalhar, pois uso programas muito pesados e multitarefas, acontece que meu Notebook queimou e agora preciso de outro ! O Notebook que usava tinha processador i7-2630QM que é um quadcore com 6M de cache e 6 GB de RAM, resolvia meu problema, agora gostaria de um no mínimo igual ou superior, mais de maneira alguma inferior...então notei que o i7 custo benefício vendido atualmente é o i7-7500u me parece ser inferior, pelo menos nas configurações "como disse sou leigo, posso estar falando besteira" então gostaria de saber o que seria melhor em performance : (i7-7500u  com 16 GB de RAM) ou (i7-7700k com 8 GB de RAM) ou seja, o 7700 é um processador mais poderoso porém bastante mais caro então queria saber se um processador inferior como o 7500 se torna equivalente com mais memória ou no caso do 7700 mesmo com menos memória vai ter melhor performance ? Desde já agradeço...!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seja bem vindo ao fórum do Clube do Hardware.

 

O processador do seu notebook que queimou era um ótimo modelo e infelizmente hoje você vai ter que desembolsar uma grana para conseguir algo parecido. Todo processador de notebook da Intel terminado em U é porque ele é classificado como Ultra Low Power, ou seja, ele exige pouca carga/eletricidade para funcionar. Em contrapartida se o consumo é baixo, o desempenho também será.

Esse i7 7500U possui apenas 2 núcleos, 4 threads. Já o finado i7 2630QM possui 4 núcleos e 8 threads, sendo bem melhor que o primeiro em multitarefa e aplicações que exijam do processador.

 

Poderia informar quais programas pesados você usa, todos eles se possível? Também qual seu orçamento?

 

@Thomas Rodrigues Como você sugere qual hardware o autor deve adquirir sem nem saber qual software ele usa? Cada software possui exigências e requerimentos diferentes e nunca devemos recomendar às cegas dessa forma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se seu notebook anterior tinha um i7-2630QM + 8RAM te satisfazia, o i7 7700K vai te satisfazer mais ainda, ja que ele é superior ao seu anterior. Mas o i7 7500u tambem é superior ao seu processador anterior.

Pegue o i7 7500u com 16RAM assim você vai ter poder de processamento para suas tarefas e RAM para multitarefas.

adicionado 2 minutos depois

@grievous Me corrija se estiver errado, mas o processador tem menos núcleos, mas continua sendo mais potente que o i72630.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso Pro tools e o Soundford, internet com várias abas simultaneamente, word Excel e Adobe  também ficam sempre abertos, pois tenho criar planilhas e documentos pra enviar diariamente aos clientes, e eventualmente uso Photoshop e um editor de vídeo simples que não me recordo o nome, e sobre preço esperava gastar entre 3 e 4 mil Reais lógico que quanto menos gastar melhor rsrs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dyemy No seu caso realmente é um investimento, com um hardware melhor você trabalharia mais rápido e tendo maior retorno em menor tempo. Com esse seu orçamento eu recomendo o um Dell Inspiron Gaming 15, ele possui um processador i7 7700HQ,  8GB de RAM, GTX1050Ti e 1TB de HDD.

 

Não sei se ele tem slots de memória disponível mas se tiver eu recomendo adicionar +8GB de RAM posteriormente.

 

Veja se não encontra em algum lugar mais barato também, apenas fique atento ao modelo pois existem versões com i5 em vez de i7 e com gtx1050 em vez da gtx1050ti.

 

Você realmente precisa de um notebook? Porque com esse orçamento da para montar um computador de mesa com muito mais desempenho que esse notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dyemy Você pediu minha opinião e na minha opinião vale sim a diferença. Lembrando que benchmarks assim não representam o mundo real. Sugiro comparar processadores e componentes de notebook em um site chamado notebookcheck.

 

Eis alguns benchmarks:

 

i7 7500U

Cinebench R15 : 341

Cinebench R10 : 15362

Winrar: 2561

Geekbench 4.0 : 8070

 

i5 8250U

Cinebench R15: 549

Cinebench R10: 17505

Winrar: 3632

Geekbench 4.0 : 12100

 

i7 7700HQ

Cinebench R15 : 734

Cinebench R10 : 28724
Winrar: 4541

Geekbench 4.0 : 14009

 

Por cima dá para ver que o 7700HQ tem quase o dobro de desempenho em aplicações que fazem uso de todos os seus núcleos. Isso significa que um vídeo que demoraria 60 minutos para ser renderizado no 7500U ficaria pronto em 30 minutos no 7700HQ. Já o i5 8250U fica no mesmo barco que o 7500U, são processadores Ultra-Low Power e sacrifica desempenho para ter um consumo menor.

 

Não sei qual notebook tem o i5 8250U, assim como o com i5 7500U alguns deles conta com uma GTX1050Ti? Porque uma boa GPU pode fazer a diferença também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Uma das opções contam com GTX 1050 TI ! na mesma faixa de preço (3 mil) teríamos o Lenovo com i7 7500u de 2 núcleos e 4 threads, 4mb de cache frequência máxima 3.50 GHz e 16GB de Ram, HD de 2TB e a placa seria uma GeForce 940mx com 4GB...!!!!! A outra opção na mesma faixa de preço seria um Dell com Processador I5-8250u de 4 núcleos e 8 threads com 6MB de cache frequência máxima de 3.40 GHz e 8Gb de memória RAM, HD de 1TB  e a placa deste seria uma AMD Radeon 530 com 2 GB....!!!! E gastando r$ 1100 a mais teria um Samsung com i7 7700 HQ com 4 núcleos e 8 threads com 6MB de cache com a frequência máxima de 3.80 GHz e 8GB de memória RAM, HD de 1TB e placa seria uma GTX 1050 com 4GB...!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dyemy Quando eu te enviei o link do notebook Dell ele estava em promoção, estava saindo por ~3689 reais se eu não me engano. Agora subiu para R$4400 à vista e por esse valor já não vale a pena comprar.

 

A Geforce 940MX está anos luz atrás no desempenho de uma GTX1050Ti e a Radeon R530 então nem se fala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@grievous  Acabei encontrando uma promoção e comprando um Dell Inspiron com processador i7-7500U 8GB de RAM e placa de vídeo AMD Radeon R7 m445 4GB por r$ 2500 à vista. Consultei um técnico que tem uma grande loja em Goiânia, Ele me disse que realmente não é o melhor processador, mas mesmo sendo dual core ainda se torna superior ao meu antigo i7-2630QM por ter melhorado arquitetura na sétima geração ! Disse também que a placa não é das top mas só de ser uma placa dedicada de 4GB já deixa o sistema Livre para aproveitar melhor a memória RAM de 8GB que somado com o processador i7-7500U, dá um bom conjunto e consegue cumprir com muito mais desempenho, Todas as tarefas que eu já fazia no antigo...e por esse preço foi um presente...!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...