Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Marcio Luiz Vieira

Over em Asus P5Q Deluxe + Quad Core Q9400 (gargalo com a VGA)

Recommended Posts

Olá amigos. Peço ajuda aos colegas para fazer um over estável nesse conjunto P5Q DL + Q9400 stock clock 2,66 Ghz. Desmontei a máquina recentemente e limpei tudo e repassei a pasta térmica e ele está apresentando ótimas temperaturas.

CONFIGURAÇÂO: Asus P5Q deluxe

Intel Core 2 Quad Q9400 2.66 GHZ

8 Gb ram Gskill (Estão com um pequeno over)

SSD Sandisk 128 GB

VGA GTX 660 TI com pequeno over

Fonte Corsair TX 550 w

Cooler: Hyper TX3 EVO

& 7  fans de 120 mm refrigerando o gabinete.

 

Agradeço a quem puder me ajudar, pois tenho quase certeza de que está havendo 'gargalo' entre a VGA e o processador,.

 

Muito grato, Marcio.

cdh.jpg

cdh1.jpg

cdh11.jpg

cdh112.jpg

cdh1122.jpg

cdh11222.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa placa-mãe é boa de overclock pelo que pesquisei.

 

Antes de tudo baixa os utilitários OCCT e Core temp.

 

1- Entra na bios e restaura para o modo padrão.

2- Novamente acessa a bios, trava o pci-e em 100, desabilita o estado C1E, trava o multiplicador no máximo, salva e reinicia.

3- Olha o vcore, anota em um papel, agora seleciona ele manualmente, seta as memórias em 533 mhz, aumenta a rotação das fans ao máximo, salva e reinicia.

4- Vamos ao overclock: sobe o fsb para 343, salva e reinicia se entrar no windows roda o OCCT por 10 minutos com o core temp aberto, não pode passar de 70 ºC.

 

4.1 Posta esse primeiro resultado aqui no fórum, o OCCT gera o log.

 

5- Se der erro ou travamento, vai na bios e aumenta o vcore de 0.025 em 0.025, por exemplo: se o vcore por 1.200, aumenta para 1.225 se for 1.150, aumenta para 1.175.

 

Se NÂO der erro ou travamento, vai na bios e aumenta o fsb de 10 em 10, no caso, de 343, para 353, depois 363 sempre seguindo o passo 4, 4.1 e 5 com bastante cautela.

 

Nos dois casos você terá que rodar o OCCT com o core temp aberto e fazer este mesmo procedimento e sempre atento para as temperaturas não passarem de 70 ºC.

 

 

 

CUIDADO!!!!

Não é recomendável passar o vcore de 1.300, após isto pode danificar o CPU ou placa-mãe.

 

O overclock é por sua conta e risco, nós não nos responsabilizamos por qualquer problema que ocorrer, é tentativa erro, acerto.

 

O meu palpite é que este CPU na faixa dos 3.3 ghz vai "soltar" a vga.

 

 

 

Editado por OCCT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×