Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Parem de indicar as fontes Corsair CX 430, CX 500 e CX 600! Indiquem as novas...


Posts recomendados

  • Coordenador
6 horas atrás, Diogo HF disse:

...minha fonte Windcase (dizia que tinha selo plus 80, mas é falso, não é uma fonte segura) por uma CX 550 da Corsair.

Você quis dizer WiseCase, certo? ;)

 

Essa questão do Selo 80 Plus é complicada mesmo. Há muita falsificação e não há controle. Contudo, você pode verificar se o produto consta realmente na lista no site da Ecova (que é a instituição responsável pelos testes): https://plugloadsolutions.com/80PlusPowerSupplies.aspx

 

É importante também ter em mente que o teste deles avalia apenas a eficiência, e de forma bem controversa (não há método científico, não há controle das condições de contorno). Uma fonte com Selo 80 Plus verdadeiro pode ser ruim, a presença dele não aponta qualidade, é apenas um indicativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Foxwalt disse:

Você quis dizer WiseCase, certo? ;)

 

Essa questão do Selo 80 Plus é complicada mesmo. Há muita falsificação e não há controle. Contudo, você pode verificar se o produto consta realmente na lista no site da Ecova (que é a instituição responsável pelos testes): https://plugloadsolutions.com/80PlusPowerSupplies.aspx

 

É importante também ter em mente que o teste deles avalia apenas a eficiência, e de forma bem controversa (não há método científico, não há controle das condições de contorno). Uma fonte com Selo 80 Plus verdadeiro pode ser ruim, a presença dele não aponta qualidade, é apenas um indicativo.

Sim, essa fonte aí. Mas agora peguei a CX 550, como indicado aqui no site. Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt
Estou para comprar uma fonte nova e estou em dúvida entre essas 3 e apesar da corsair ser a escolha da maioria vi alguns comentários ruins sobre a mesma ultimamente.

PC Yes Electro V2 500W
Corsair CX550

CoolerMaster GX550 CM Storm Edition 
A ordem de preço é esta a pcyes mais barata porém quase no mesmo preço da corsair e a coolermaster um pouco mais cara.
Minha ideia no futuro é ter uma placa b350, um ryzen 5 2600 e gtx 1060(ou uma versão que a substitua na mesma faixa de preço) então acredito que 500w já deve dar para suprir mesmo eu investindo em 4 pentes de memoria 1hd 1ssd e algumas fans 12cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LTH

 

A CS não existe mais.. Se ainda tá encontrando elas, fuja, pois já saiu de linha..

 

A Corsair tem uma linha toda nova de fontes, que tem um padrão único de cores, cinza, preto e branco..

 

https://www.corsair.com/pt/pt/Categories/Products/Power-Supply-Units/c/Cor_Products_PowerSupply_Units

 

 

Das novas, acho que só a linha VS não é DC-DC.. Todas as outras são.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Julio Maxwell A Corsair CX 550 é fonte conhecida e moderna, uma das melhores opções (se não a melhor) no segmento de entrada. Não sei que tipo de comentários ruins você pode ter lido, porque ela é uma ótima fonte para o que se destina, além de ser totalmente confiável.

 

A Cooler Master Storm também é ótima opção. Fonte de projeto moderno, com regulação DC-DC. Pouco se sabe sobre a PCYes! Electro V2, mas tudo indica que seja uma boa fonte, assim como as antecessoras foram. Seriam necessários testes ou conhecer o projeto da fonte para poder afirmar algo mais certeiro sobre ela.

 

Qualquer uma das três é confiável e te atende. Os modelos de 450W seriam ainda melhores para o seu computador considerando o encaixe na curva de eficiência.

 

@LTH Não existe motivo para trocar sua fonte. Embora os novos modelos da linha CX tenham projetos claramente superiores, os antigos também são confiáveis e cumprem muito bem sua função. Se a sua CX 600 não apresenta sinais de problemas, continue com ela.

 

Adicionalmente, nunca use estabilizador ou nobreak vagabundo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Parabéns pelas informações, realmente são muito esclarecedoras pros leigos que nem eu. 

 

Quando comprei o meu em 2012, comprei o CX 500w, que era uma das melhores opções na época, se não me engano. Agora, sabendo dessa nova linha, provavelmente comprarei alguma dessas mesmo! 

 

Agora, Foxwalt, eu vi você comentando em relação à corrente e tensão e fiquei muito confuso, porque sou realmente leigo, só sei usar o computador haha. Existe algum tópico explicando sobre? Dei uma pesquisada nos fixados e nas 5 primeiras páginas, até o momento não encontrei. (Ou você acha que esse tipo de coisa é muita informação pra quem não é da área? Pode ser que confunda mais ainda também, não sei!)

 

Valeu pessoal, como comentaram anteriormente, essa comunidade aqui é excelente. A ajuda que vocês dão é incrível! 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Olá @Carlos Augusto02, muito obrigado pelo apoio! 

 

Poderia explicar melhor o que lhe confundiu? Seriam os conceitos em si? Fique à vontade para perguntar.

 

Um computador moderno puxa quase toda a energia que usa da linha de +12V da fonte. As outras linhas são limitadas a, no máximo e exagerando, coisa de 40W a 50W. Portanto, não adianta uma fonte ter muita potência se a energia não é entregue de forma a ser utilizável pelo computador. Seria como ter uma caixa d'água cheia de gasolina e um carro a diesel na garagem.

 

A Corsair CX 450, por exemplo, oferece 37,4A na linha de +12V. A Corsair CX 500 oferece 38A. Fazendo a conta que indiquei acima, lembrando que P = V x I, cada fonte seria capaz de entregar:

1) Corsair CX 450:
   P = 12V x 37,4A + 50W = 498,8W
   
2) Corsair CX 500: 
   P = 12V x 38A + 50W = 506W

 

Conclui-se que ambas as fontes seriam, portanto, de potência semelhante. A diferença é que a CX 450 tem um projeto bem mais moderno e eficiente, com regulação DC-DC. O problema dela seria a presença de um único conector para placas de vídeo, já que a CX 500 possui dois.

 

Acontece que outras variáveis também estão envolvidas nisso daí. Por exemplo, a temperatura em que a fonte foi rotulada. Perceba que, com o aumento da temperatura, mais difícil fica para a fonte trabalhar e, consequentemente, sua capacidade e eficiência são reduzidas.

 

Por sinal, você não precisa trocar a sua CX 500. Ela é boa fonte.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt obrigado eu pela ajuda!

 

Eu não tinha entendo a relação entre a corrente e a tensão, mas dei uma olhada em alguns artigos do site e compreendi melhor. Assim, a corrente só se aplica à linha de +12V? As outras linhas ficam com uma corrente de 1A ou ficam sem? 

 

Mas agora ficou bem mais claro como é feito o cálculo da energia das fontes. Antes eu via 12V e a corrente e não entendia nada, mas agora já sei como calcular!

 

Em relação à minha fonte, eu até poderia manter ela, mas a questão é que eu usei a vida toda ela no estabilizador, pois não sabia que o uso dele acabava por zoar a fonte. Sempre via nas lanhouses os pcs com estabilizador, ai pensei que era essencial, mas ai acabei descobrindo que não kkk. 

 

Brigadão! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 22/07/2018 às 10:54, sssbbb disse:

Grato pela resposta. Pena que eu soube só agora, pois não faço nem planejo fazer SLI. 

A fonte é boa e você pode usar. Só não faz muito sentido pelo excesso de potência, que acaba por reduzir um pouquinho a eficiência devido ao encaixe piorado na curva. Além disso, tem o preço mais alto, né? ;)

 

Para mais informações, recomendo a leitura do seguinte tópico:

 

20 horas atrás, Carlos Augusto02 disse:

@Foxwalt obrigado eu pela ajuda!

 

Eu não tinha entendo a relação entre a corrente e a tensão, mas dei uma olhada em alguns artigos do site e compreendi melhor. Assim, a corrente só se aplica à linha de +12V? As outras linhas ficam com uma corrente de 1A ou ficam sem? 

 

Mas agora ficou bem mais claro como é feito o cálculo da energia das fontes. Antes eu via 12V e a corrente e não entendia nada, mas agora já sei como calcular!

 

Em relação à minha fonte, eu até poderia manter ela, mas a questão é que eu usei a vida toda ela no estabilizador, pois não sabia que o uso dele acabava por zoar a fonte. Sempre via nas lanhouses os pcs com estabilizador, ai pensei que era essencial, mas ai acabei descobrindo que não kkk. 

 

Brigadão!

Todas as linhas possuem uma corrente associada. A tensão na linha, multiplicada pela respectiva corrente, fornece a potência capaz de ser entregue na devida linha. Contudo, como os computadores "modernos" (já faz muito tempo isso) extraem quase tudo o que precisam da linha de +12V e não são capazes de extrair muita potência das demais linhas, não adianta fazer uma soma simples, já que não corresponderá à realidade.

 

Sempre que for calcular a potência de uma fonte, multiplique a corrente na linha +12V pela respectiva tensão. A isso você soma 40W a 50W, já exagerando, que corresponde ao máximo que teoricamente poderia ser puxado das demais linhas pelo computador. Você ficará surpreso ao perceber a quantidade de fontes que prometem entregar uma potência e demonstram de todo o tamanho, na etiqueta, que não conseguem fazer tal coisa... Para mais informações, leia meu artigo:

 

Se sua fonte aparenta estar normal, pode continuar usando. Ligue direto na tomada ou em um bom filtro de linha com DPS, como modelos da Clamper ou Upsai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Em 19/08/2018 às 09:24, Junior Rios disse:

desculpe a ignorância o que significa DC-DC? E qual vantagem :confused:

De forma simples, a fonte usa componentes eletrônicos, invés de transformadores, pra gerar as linhas menores, de +5V e +3.3V.. É um processo mais eficiente que o antigo, chamado de "regulação agrupada".

 

 

14 horas atrás, Anderson S. disse:

E a linha VS, também de etiqueta branca? Tenho uma VS400 há pouco menos de um ano, quanto tempo deve durar?

Até dar problema..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
19 horas atrás, Anderson S. disse:

E a linha VS, também de etiqueta branca? Tenho uma VS400 há pouco menos de um ano, quanto tempo deve durar?

Apenas acrescentando: a linha VS, apesar da etiqueta semelhante à da nova linha CX, é completamente diferente. A linha VS está em um patamar inferior, embora seja também boa fonte.

 

Se você não ligá-la em estabilizador ou nobreak vagabundo, vai durar bastante tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...