Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Foxwalt

Parem de indicar as fontes Corsair CX 430, CX 500 e CX 600! Indiquem as novas...

Recommended Posts

6 horas atrás, Diogo HF disse:

...minha fonte Windcase (dizia que tinha selo plus 80, mas é falso, não é uma fonte segura) por uma CX 550 da Corsair.

Você quis dizer WiseCase, certo? ;)

Essa questão do Selo 80 Plus é complicada mesmo. Há muita falsificação e não há controle. Contudo, você pode verificar se o produto consta realmente na lista no site da Ecova (que é a instituição responsável pelos testes): https://plugloadsolutions.com/80PlusPowerSupplies.aspx

É importante também ter em mente que o teste deles avalia apenas a eficiência, e de forma bem controversa (não há método científico, não há controle das condições de contorno). Uma fonte com Selo 80 Plus verdadeiro pode ser ruim, a presença dele não aponta qualidade, é apenas um indicativo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Foxwalt disse:

Você quis dizer WiseCase, certo? ;)

Essa questão do Selo 80 Plus é complicada mesmo. Há muita falsificação e não há controle. Contudo, você pode verificar se o produto consta realmente na lista no site da Ecova (que é a instituição responsável pelos testes): https://plugloadsolutions.com/80PlusPowerSupplies.aspx

É importante também ter em mente que o teste deles avalia apenas a eficiência, e de forma bem controversa (não há método científico, não há controle das condições de contorno). Uma fonte com Selo 80 Plus verdadeiro pode ser ruim, a presença dele não aponta qualidade, é apenas um indicativo.

Sim, essa fonte aí. Mas agora peguei a CX 550, como indicado aqui no site. Abraços!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Foxwalt
Estou para comprar uma fonte nova e estou em dúvida entre essas 3 e apesar da corsair ser a escolha da maioria vi alguns comentários ruins sobre a mesma ultimamente.

PC Yes Electro V2 500W
Corsair CX550

CoolerMaster GX550 CM Storm Edition 
A ordem de preço é esta a pcyes mais barata porém quase no mesmo preço da corsair e a coolermaster um pouco mais cara.
Minha ideia no futuro é ter uma placa b350, um ryzen 5 2600 e gtx 1060(ou uma versão que a substitua na mesma faixa de preço) então acredito que 500w já deve dar para suprir mesmo eu investindo em 4 pentes de memoria 1hd 1ssd e algumas fans 12cm.

Compartilhar este post

Link para o post

Meio tarde para mim, uso um Corsair CX600, comprado há 3 anos atrás. Utilizo ele no conjunto: H270m. i7 7700 (sem k) + Cryorig H7, 2x8 gb 2400 MHz XPG Adata; GTX970; 2 HDD 7200 rpm; 4 case fan. É recomendável eu trocar a fonte? 

Compartilhar este post

Link para o post
36 minutos atrás, LTH disse:

É recomendável eu trocar a fonte? 

Se ela não estiver apresentando problemas, não..

Esse modelo de fonte foi lançado no ano passado.. Não dá pra se culpar por não comprar algo, que nem existia à época, certo?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria As novas fontes com regulação DC-DC também se aplicam as linhas semi modulares e modulares? No meu próximo upgrade, pretendo adquirir uma RM650X ou TX650M e me deparo com CS650M. TX650M e CS650M, a diferença seria semelhante as novas fontes das linhas CX?

Compartilhar este post

Link para o post

@LTH

A CS não existe mais.. Se ainda tá encontrando elas, fuja, pois já saiu de linha..

A Corsair tem uma linha toda nova de fontes, que tem um padrão único de cores, cinza, preto e branco..

https://www.corsair.com/pt/pt/Categories/Products/Power-Supply-Units/c/Cor_Products_PowerSupply_Units

Das novas, acho que só a linha VS não é DC-DC.. Todas as outras são.. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Julio Maxwell A Corsair CX 550 é fonte conhecida e moderna, uma das melhores opções (se não a melhor) no segmento de entrada. Não sei que tipo de comentários ruins você pode ter lido, porque ela é uma ótima fonte para o que se destina, além de ser totalmente confiável.

A Cooler Master Storm também é ótima opção. Fonte de projeto moderno, com regulação DC-DC. Pouco se sabe sobre a PCYes! Electro V2, mas tudo indica que seja uma boa fonte, assim como as antecessoras foram. Seriam necessários testes ou conhecer o projeto da fonte para poder afirmar algo mais certeiro sobre ela.

Qualquer uma das três é confiável e te atende. Os modelos de 450W seriam ainda melhores para o seu computador considerando o encaixe na curva de eficiência.

@LTH Não existe motivo para trocar sua fonte. Embora os novos modelos da linha CX tenham projetos claramente superiores, os antigos também são confiáveis e cumprem muito bem sua função. Se a sua CX 600 não apresenta sinais de problemas, continue com ela.

Adicionalmente, nunca use estabilizador ou nobreak vagabundo.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Foxwalt Obrigado. Sim, cheguei a ler sobre estabilizadores em CdH, atualmente uso um filtro de linha iclamper 5

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Era q eu estava procurando, vou investir na nova linha de fontes CXs!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelas informações, realmente são muito esclarecedoras pros leigos que nem eu. 

Quando comprei o meu em 2012, comprei o CX 500w, que era uma das melhores opções na época, se não me engano. Agora, sabendo dessa nova linha, provavelmente comprarei alguma dessas mesmo! 

Agora, Foxwalt, eu vi você comentando em relação à corrente e tensão e fiquei muito confuso, porque sou realmente leigo, só sei usar o computador haha. Existe algum tópico explicando sobre? Dei uma pesquisada nos fixados e nas 5 primeiras páginas, até o momento não encontrei. (Ou você acha que esse tipo de coisa é muita informação pra quem não é da área? Pode ser que confunda mais ainda também, não sei!)

Valeu pessoal, como comentaram anteriormente, essa comunidade aqui é excelente. A ajuda que vocês dão é incrível! 

• Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá @Carlos Augusto02, muito obrigado pelo apoio! 

Poderia explicar melhor o que lhe confundiu? Seriam os conceitos em si? Fique à vontade para perguntar.

Um computador moderno puxa quase toda a energia que usa da linha de +12V da fonte. As outras linhas são limitadas a, no máximo e exagerando, coisa de 40W a 50W. Portanto, não adianta uma fonte ter muita potência se a energia não é entregue de forma a ser utilizável pelo computador. Seria como ter uma caixa d'água cheia de gasolina e um carro a diesel na garagem.

A Corsair CX 450, por exemplo, oferece 37,4A na linha de +12V. A Corsair CX 500 oferece 38A. Fazendo a conta que indiquei acima, lembrando que P = V x I, cada fonte seria capaz de entregar:

1) Corsair CX 450:
   P = 12V x 37,4A + 50W = 498,8W

2) Corsair CX 500: 
   P = 12V x 38A + 50W = 506W

Conclui-se que ambas as fontes seriam, portanto, de potência semelhante. A diferença é que a CX 450 tem um projeto bem mais moderno e eficiente, com regulação DC-DC. O problema dela seria a presença de um único conector para placas de vídeo, já que a CX 500 possui dois.

Acontece que outras variáveis também estão envolvidas nisso daí. Por exemplo, a temperatura em que a fonte foi rotulada. Perceba que, com o aumento da temperatura, mais difícil fica para a fonte trabalhar e, consequentemente, sua capacidade e eficiência são reduzidas.

Por sinal, você não precisa trocar a sua CX 500. Ela é boa fonte.

• Curtir 1
  • Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post

@sssbbb É a CX-750w de etiqueta verde?

Compartilhar este post

Link para o post

@sssbbb Acredito que é a linha mais recente de 750w @Foxwalt sabe dizer?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@sssbbb @GabrielLP14 Essa fonte é da linha nova, mas só faz sentido comprar para Crossfire ou SLI.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Foxwalt disse:

@sssbbb @GabrielLP14 Essa fonte é da linha nova, mas só faz sentido comprar para Crossfire ou SLI.

@Foxwalt Grato pela resposta. Pena que eu soube só agora, pois não faço nem planejo fazer SLI. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Foxwalt obrigado eu pela ajuda!

Eu não tinha entendo a relação entre a corrente e a tensão, mas dei uma olhada em alguns artigos do site e compreendi melhor. Assim, a corrente só se aplica à linha de +12V? As outras linhas ficam com uma corrente de 1A ou ficam sem? 

Mas agora ficou bem mais claro como é feito o cálculo da energia das fontes. Antes eu via 12V e a corrente e não entendia nada, mas agora já sei como calcular!

Em relação à minha fonte, eu até poderia manter ela, mas a questão é que eu usei a vida toda ela no estabilizador, pois não sabia que o uso dele acabava por zoar a fonte. Sempre via nas lanhouses os pcs com estabilizador, ai pensei que era essencial, mas ai acabei descobrindo que não kkk. 

Brigadão! 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 22/07/2018 às 10:54, sssbbb disse:

Grato pela resposta. Pena que eu soube só agora, pois não faço nem planejo fazer SLI. 

A fonte é boa e você pode usar. Só não faz muito sentido pelo excesso de potência, que acaba por reduzir um pouquinho a eficiência devido ao encaixe piorado na curva. Além disso, tem o preço mais alto, né? ;)

Para mais informações, recomendo a leitura do seguinte tópico:

20 horas atrás, Carlos Augusto02 disse:

@Foxwalt obrigado eu pela ajuda!

Eu não tinha entendo a relação entre a corrente e a tensão, mas dei uma olhada em alguns artigos do site e compreendi melhor. Assim, a corrente só se aplica à linha de +12V? As outras linhas ficam com uma corrente de 1A ou ficam sem? 

Mas agora ficou bem mais claro como é feito o cálculo da energia das fontes. Antes eu via 12V e a corrente e não entendia nada, mas agora já sei como calcular!

Em relação à minha fonte, eu até poderia manter ela, mas a questão é que eu usei a vida toda ela no estabilizador, pois não sabia que o uso dele acabava por zoar a fonte. Sempre via nas lanhouses os pcs com estabilizador, ai pensei que era essencial, mas ai acabei descobrindo que não kkk. 

Brigadão!

Todas as linhas possuem uma corrente associada. A tensão na linha, multiplicada pela respectiva corrente, fornece a potência capaz de ser entregue na devida linha. Contudo, como os computadores "modernos" (já faz muito tempo isso) extraem quase tudo o que precisam da linha de +12V e não são capazes de extrair muita potência das demais linhas, não adianta fazer uma soma simples, já que não corresponderá à realidade.

Sempre que for calcular a potência de uma fonte, multiplique a corrente na linha +12V pela respectiva tensão. A isso você soma 40W a 50W, já exagerando, que corresponde ao máximo que teoricamente poderia ser puxado das demais linhas pelo computador. Você ficará surpreso ao perceber a quantidade de fontes que prometem entregar uma potência e demonstram de todo o tamanho, na etiqueta, que não conseguem fazer tal coisa... Para mais informações, leia meu artigo:

Se sua fonte aparenta estar normal, pode continuar usando. Ligue direto na tomada ou em um bom filtro de linha com DPS, como modelos da Clamper ou Upsai.

Compartilhar este post

Link para o post

E a linha VS, também de etiqueta branca? Tenho uma VS400 há pouco menos de um ano, quanto tempo deve durar?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 19/08/2018 às 09:24, Junior Rios disse:

desculpe a ignorância o que significa DC-DC? E qual vantagem :confused:

De forma simples, a fonte usa componentes eletrônicos, invés de transformadores, pra gerar as linhas menores, de +5V e +3.3V.. É um processo mais eficiente que o antigo, chamado de "regulação agrupada".

14 horas atrás, Anderson S. disse:

E a linha VS, também de etiqueta branca? Tenho uma VS400 há pouco menos de um ano, quanto tempo deve durar?

Até dar problema..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
19 horas atrás, Anderson S. disse:

Apenas acrescentando: a linha VS, apesar da etiqueta semelhante à da nova linha CX, é completamente diferente. A linha VS está em um patamar inferior, embora seja também boa fonte.

Se você não ligá-la em estabilizador ou nobreak vagabundo, vai durar bastante tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais