Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Osciloscópio Analógico Instrutherm Oa 220 - 20Mhz sem o traço na tela


Ir à solução Resolvido por Alexandre Roman,

Posts recomendados

Pessoal, estou com um problema muito estranho nesse osciloscópio, ele está sem o traço na tela... eu abri ele e fiz uma procura por componentes queimados e não achei nada, então eu fiquei fuçando em busca de soldas frias e ele tem um CI LM741 provavelmente corresponde a fonte chaveada e quando eu encostei a chave de fenda no pino 2 do CI o traço apareceu na tela, alguém sabe o que pode ser isso...?! Quando a chave de fenda fica encostada no pino 2 do CI o osciloscópio funciona perfeitamente, todos os controles atuam: horizontal, vertical, brilho, foco etc... quando eu tiro a chave de fenda o traço some da tela porém o filamento do tubo está sempre aceso... Eu não consegui encontrar o esquema eletrico em lugar nenhum, mandei um e-mail para a Instrutherm e eles me responderam dizendo que não enviam o esquema de seus instrumentos, fica o alerta ai pra vocês se decidirem adquirir esse produto...

 

Alguem sabe o que pode ser essa anomalia...?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Só mais um palpite! Troque esse operacional LM741 Ele deve ser responsável pela varredura vertical do osciloscópio, ou pela parte desse circuito pois ele não é indicado para trabalhar com frequências superiores a 1,5Mhz, Como o aparelho é de 20Mhz, essa b0sT@ de CI (Tenho birra desse ci pois nunca consegui zerar o off-set dele :mad:) deve controlar o sincronismo vertical, ou o tempo de "tubo emitindo"  Frequência vertical do aparelho!...

Verifique também os componentes em torno dele!....

Desculpe-me o vocabulário impróprio!

 

PS: Esse CI não é usado em chaveamento de fontes, ele é muito instável para essa função.

 

[Off Tópic On] Detesto esse CI! (Tirei nota baixa no laboratório por causa dele em 1982!) e ele foi desenvolvido praticamente no mesmo ano que nasci! :bravo:!!!!!!....[Off tópic End] Hehehe!!!!....

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Bcpetronzio disse:

desenvolvido praticamente no mesmo ano que nasci!

+off semi on...

Eu cheguei a pegar um dos 1ºs na palma da mão. Quase nem coube kk. (sério)

 

Em 02/01/2018 às 22:49, Alexandre Roman disse:

Instrutherm e eles me responderam dizendo que não enviam o esquema de seus instrumentos, fica o alerta ai pra vocês se decidirem adquirir esse produto...

Ah sim.. considere isso como proteção do patrimônio intelectual. Só quis comentar isso pra que este alerta não sirva como fator de decisão pois é direito do fabricante ok?

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, não falem tão mal do 741, são pau para toda obra, A indústria Aero Espacial utiliza ele em quase tudo e são bem confiáveis. Eu criticaria mais os projetos. 741 é como automóvel, você pode comprar ele pelado ou com ar condicionado, direção hidráulica, anti ruido, som.......mas ainda é o mesmo automóvel..

Mas vamos ao divertimento. Um osciloscópio é semelhante a uma TV com características próprias. Enquanto a varredura de uma TV é fixa. no Osciloscópio você tem uma uma base de tempo variável e calibrada que determina o tempo em que o o feixe atravessa a tela, isso para que você consiga ver o que está medindo (quanto maior a frequência do sinal em medição, mais rápido o feixe deve cruzar a tela). esta varredura vai para a deflexão que ao invés de bobinas utiliza placas eletrostáticas, duas para o horizontal e duas para o vertical, que no osciloscópio é só um amplificador de boa qualidade com controle de ganho calibrado..

Bom, não sou um mestre em osciloscópios mas já reparei alguns. Vou colocar o que já encontrei com este sintoma.

O mais comum é falha ou inibição da varredura. Quando só não tem varredura, fica um ponto no meio da tela ou uma linha de cima para baixo com a amplitude do sinal que está entrando no vertical.. Pelo que vi, no teu caso somem os traços dos dois canais então não é só falta da varredura. Uma falha que faça uma das placas do horizontal tender ao VCC fará o feixe sumir da tela. Também podemos ter uma inibição da varredura como a Isadora colocou e aí o trigger, manual ou automático,  que sincroniza o sinal com a varredura par que a imagem fique parada na tela, pode estar com problema.

Se faltar alta tensão também fará sumir a imagem.

Quando acontece em um canal apenas, pode ser falha no controle de ganho vertical, levando uma das placas ao VCC.

Outra falha que encontrei, e que é raríssima, é fuga entre filamento e catodo e aí tem que alimentar o filamento com uma fonte isolada do GND.

Quanto a esquema, realmente é uma dificuldade.  Tente comparar com outros fabricantes, muitos são parecidos e alguns chegam a ser cópia fiel de outras marcas.

Como você  está encostando  a chave de fenda no terminal 2 de um operacional e libera a varredura, levante este circuito, tem pouca coisa aí (dois pinos de alimentação, entrada inversora e não inversora, terminal de saída, alguma realimentação e em alguns casos dois terminais para controle de offset) barbada. Como o terminal 2 é uma entrada, a chave de fenda é uma antena injetando sinal num circuito de alta impedância.

bom divertimento

bcmt

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Resolvido...! Então pessoal, primeiramente muito obrigado pelas dicas... era mesmo o danado do LM741 com o pino 3 em curto, ao que eu pesquisei esse CI está configurado nesse osciloscópio como um Monitor de Tensão bem ao lado do transformador da fonte chaveada... Eu demorei pra substitui-lo porque moro em cidade pequena e pra conseguir as coisas só pelos correios ou esperando a oportunidade de viajar... 

 

Um abraço a todos ai...!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...