Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX-8300 instabilidade à partir de 3.7Ghz


Posts recomendados

Boa noite pessoal!

 

Eu estou tentando aumentar o clock do meu FX-8300 (3.3Ghz em stock), e que o fabricante alega que 4.2Ghz seja seu turbo core máximo.

 

Minha MOBO é a Gigabyte GA 970 DS3P (minha config completa está na descrição do MEU PC)

 

No AMD Overdrive é dada a opção padrão de boost até 3.6Ghz (até essa frequência funciona perfeitamente), podendo alterar o multiplicador para mais performance. Porém qualquer coisa que eu coloque acima disso me traz instabilidade (travamentos, alteração do esquema de cores do windows, etc). Já desativei as opções de turbo boost na MOBO para tentar fazer tudo manualmente pelo Overdrive mas o resultado é sempre o mesmo.

 

Além disso, na minha BIOS todas as opções de alterar multiplicador/tensão estão bloqueadas, porém em já vi outras pessoas com a mesma configuração fazendo o overclock pela BIOS sem nenhum problema. Sendo assim, fico sem entender o que há de errado com a minha config. Alguém faz ideia do que pode ser?

 

OBS: eu não faço questão de conseguir o overclock, apenas queria tentar pra ver o que mais consigo extrair desse processador e acabei esbarrando nesse problema, que acabou me despertando uma grande curiosidade do porquê de não conseguir mais que 3.6Ghz. Se eu chegasse em 3.9Ghz já ficaria bem feliz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A tecnologia AMD Turbo Core funciona elevando o clock dos núcleos em uso até 4.2Ghz e não de todos os 8 ao mesmo tempo igual você está tentando fazer. Sua placa-mãe não possui muitas fases de alimentação (apenas 4+1) no VRM e eu não aconselharia continuar com esse overclock num FX8300 (125W de TDP). Essa tecnologia depende da qualidade e capacidade do VRM de entregar energia ao processador, se ele for "fraco" não deve conseguir conseguir o boost máximo.

 

A placa-mãe recomendada para overclock nesse processador seria uma com 8+2 fases, existe uma lista de placas-mãe recomendadas no fórum overclockers.net que você pode estar dando uma olhada.

 

Talvez se você retirar o overclock e ative o turbo core tenha mais desempenho uma vez que dificilmente uma aplicação ou jogo usará todos os 8 núcleos do seu processador, assim aqueles que estiverem sendo utilizados terão um aumento no clock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...