Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixas de som - O MiniSystem aguenta? Já vi fazendo pior...


Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite pessoal, sempre o clube me ajuda de algum jeito, mas oficialmente é meu primeiro tópico aqui.

Seguinte, em casa temos com um mini system Samsung Max A65t,

137A4.jpg

usamos a alguns anos já, ele tem impedância de 4 ohms na saída (que por sinal são quatro saídas, para dois caixas em "canais 2.0"), recentemente meu pai me deu um sony grx 9900 3715569924.jpg

O mesmo está com o fio de alimentação e a placa que é soldada a esse fio partida ao meio, e estou a procura de peças de reposição, já até encontrei um vendedor no mercado livre "canibalizando" um, ai que entra minha dúvida, eu quero ligar estes 2 caixas do sony, que usam fios positivo/negativo, no Samsung que usa 2 pares de positivos/negativos em encaixes estranhos para cada caixa, já testei o som, e estou usando aqui com cada caixa ligado em uma saída (geralmente a H em vez da L pois são 2 para cada lado e percebi que uma é para agudo outra para grave, acho), como a impedância dos caixas são 6 ohms e do som 4 ohms acredito que não tenha problema pois a saída da menos do que as caixas do sony pedem, mas gostaria da ajuda de vocês pois quero usar os 4 ao mesmo tempo, seria viável eu fazer uma conexão da seguinte forma? : Com os caixas originais conectados, eu descasco os 2 pares de fios de um lado e conecto o único par de fios do sony, nesses 4 fios do caixa Samsung? fazendo o mesmo com o outro caixa. (Pois atrás está escrito Front L(R) - Front H (R) o mesmo para o esquerdo (Front L (L) - Front (H))

Obs: A corrente aqui é 220, e pelo que vi em um vídeo, um cara montou 2 subs de 200, 1 de trezentos, 2 cornetas de 100 e um twitter de 100, 1 falante de 100, com 2 twitters pequenos, tudo isso junto as duas caixas originais do Samsung, e disse ele que usa daquele jeito a uns anos e nunca deu problema, mas é sempre bom perguntar a vocês que entendem mais, do que eu que estou entrando nesse mundo...

som 2.jpg

som 3.jpg

som 4.jpg

som.jpg

adicionado 1 minuto depois

(Na ultima foto só tem 1 caixa acústica conectada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A impedância mínima é 4ohms... as caixas que tu ligarás é de 6ohms... então não terá problema.

 

Quanto aos fios, evite gambiarra. No mercado livre tem esses fios para comprar. Eu comprei para mim, para meu som da samsung. Vem o kit com 6. Esse teu som aí é muito bom para aprontar.

 

Quanto a cornetas e tweeteres, em alta frequencia, deves considerar a impedancia. Então muita cautela ao ligar "a la loco" cornetas e tweeteres. As caixas funcionarão em potencia ligeiramente menor, visto a impedancia um pouco maior

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tipo, os conectores são 4, 2 para cada caixa original do som, então não sobra nada para eu conectar, tem problema eu juntar o par de fios L e o par de fios H  com um dos caixas, tipo o caixa da direita, eu pego o fio do caixa samsung H e L da direita descasco e ligo os 4 (2 positivos e 2 negativos)  no par de fios (positivo/negativo) do sony entende? porque se ligar só o sony em um deles(H ou L) fica ou muito grave ou muito agudo, tem problema eu juntar os 4(+ -/+ -) ligando no sony(+ -)? Até comprei 2 metros de fio para a impedância dos caixas, para fazer essas "alterações"... e acredito que os caixas originais sejam de 4ohms, tem algum problema ?

(EDIT) Achei aqui de outro som com mesmo sistema, e diz que 2 são para front e 2 pra subwoofer, então como o sony só tem 1 par de cabos, seria viável ligar os 4 fios nesses 2 do sony?

(EDIT 2) Com isso tudo ai em cima quero dizer que desejo ligar os 2 caixas sony na fiação dos caixas Samsung para funcionarem juntos, haverá alguma queda de impedância, frequência, potencia.. ? ou riscos? aguardo resposta, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Volto a dizer... tua preocupação é impedância.... a potência é segundo nivel de preocupação.

 

Curto circuito é impedância zero.....

 

Se a impedância cair muito, o som desligará (protection) ou... se essa falhar, queimará o som....

 

A impedância entre 2 alto-falantes, ou duas caixas, o que o valha,  é (AxB)/(A+B)

 

Se tu ligar uma caixa de 6 ohms.... e uma de 4ohms... 6x4=24 / 10 = 2,4ohms.... a impedância mínima é 4ohms, não pode. Tem problema? sim....

 

De quebra, entre dois altofalantes diferentes, ou duas caixas, ligadas em paralelo, a impedância resultante é menor que a menor delas. (reparou no calculo acima, que ficou menor que a de 4ohms?) e entre alto falantes/caixas iguais, é a metade.... então, se tu pegar 2 caixas de 6 e ligar em paralelo, ficará em 3ohms... também não pode.

 

img_allto_paralelo.jpg

 

impedancia3.jpg

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu a explicação, esclareceu muito.

Antes de prosseguir, o inteligente aqui não percebeu que cada caixa tem 2 falantes e 3 twitteres contra 1 falante e 1 twitter do original, algum problema ai? pois estou usando ele sozinho, mas mesmo que funcione soube que queima aos poucos se tiver algum problema.

Então ou uso um par de caixas, ou outro, nada das 4 juntas certo?

Essas aqui do sony sozinhas, eu posso ligar o fio delas em 2 saídas? porque se eu ligar só em sub H fica mt grave, se ligar em agudo L, já sabe... e se atrás diz que a impedância é 4ohms, seria 4ohms pras 4 saídas? (2 porque no caso são 2 saídas pra cada caixa..)

Dúvida, como funciona essa ligação em série?

EDIT: Bela ft de perfil, joguei mt conker's na minha "infância" no emulador kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ligação em série, acho que mais exemplificativa que nas imagens, impossível. Tem outra

 

ligação em série - Pesquisa Google - Google Chrome.jpg

 

 A impedância será somada. Mas não se liga caixas diferentes em série, o som fica esquisito.

 

No caso de caixas, a impedância total é aquela escrita atrás... independente de X quantidade de tweeter. A industria mantém a resultante em X ohms.... se baseie pela impedância da caixa

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito grave, muito agudo... etc... isso não tem "muito valor" quando se fala em preocupação com impedância e potência.

 

Teu ouvido pode estar mais grave que ontem e tu ter uma produção de cera absurda (eu tenho isso)... ou ainda, o alto-falante pode ter sido feito diferente de outro, parecido. Enfim....

 

Tu podes fazer tudo o que tu quiser, respeitando a impedância. Isso tu tens de te preocupar. Apenas isso. Tu podes ligar série/paralelo, desde que respeites o teu som.... o resto a gambiarra criatividade coordenará

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porque, você entendeu o que eu quis dizer ali em cima neer? porque eu ia ligar aquela branca e azul na mesma caixa, que uma é agudo a outra é grave, entendeu? 

adicionado 0 minutos depois

Mas td bem, vou deixar só uma mesmo..

"Salvo se internamente ligar em componentes diferentes" como no caso da caixa original que liga twitteres e a outra saída vai pros subs"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

4 minutos atrás, Ronaldo Lukas disse:

"Salvo se internamente ligar em componentes diferentes" como no caso da caixa original que liga twitteres e a outra saída vai pros subs"

 

Daí, neste caso, não teria problemas. Você faria duas saídas na caixa. Existem equipamentos que são assim. Mas jamais equipamentos como este devem ter os terminais, tanto positivo quanto negativo, juntados. eles sequer podem ser encostados na lataria. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ilkyest disse:

 

Daí, neste caso, não teria problemas. Você faria duas saídas na caixa. Existem equipamentos que são assim. Mas jamais equipamentos como este devem ter os terminais, tanto positivo quanto negativo, juntados. eles sequer podem ser encostados na lataria. 

 

 

Isso explica o por que dos conectores serem de plástico, etc... mas ainda não sei como aquele cara no vídeo ligou tudo aquilo no som... "

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom... o cara é ele... você é você... e o conhecimento dele não é o teu, correto? Assim sendo, não tente fazer o que ele fez, visto que tu não tens ideia de como ele casou impedâncias, etc.

 

Se não quiser estragar essa relíquia aí, não brinque com brinquedo que não sabes :exorcize:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, ilkyest disse:

Bom... o cara é ele... você é você... e o conhecimento dele não é o teu, correto? Assim sendo, não tente fazer o que ele fez, visto que tu não tens ideia de como ele casou impedâncias, etc.

 

Se não quiser estragar essa relíquia aí, não brinque com brinquedo que não sabes :exorcize:

valeu.

adicionado 9 minutos depois
14 minutos atrás, ilkyest disse:

Bom... o cara é ele... você é você... e o conhecimento dele não é o teu, correto? Assim sendo, não tente fazer o que ele fez, visto que tu não tens ideia de como ele casou impedâncias, etc.

 

Se não quiser estragar essa relíquia aí, não brinque com brinquedo que não sabes :exorcize:

Amigo, seguinte eu vi que no caixa original atrás dele diz que o L tem 4 ohms de impendancia, e o H tem 6 ohms a mesma desse caixa aqui, então é possível eu ligar esses caixas no fio do H daquele caixa original lá? vou até fazer aquele calculo q você em disse...

adicionado 11 minutos depois
3 horas atrás, ilkyest disse:

então, se tu pegar 2 caixas de 6 e ligar em paralelo, ficará em 3ohms... também não pode

é... já vi que não.. mas em série, será que dá ?

Pois ainda é meio confuso eu tenho que levar em consideração a impedância da saída que é 4 ohms, a do caixa original na entra H que é 6, e a do caixa que quero acoplar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ronaldo Lukas Boa noite

 

O vídeo deste cara que ligou este monte de caixa é doido.

Toda pessoa que gosta de som sempre procura tirar o máximo aproveito de seu equipamento, só que nem sempre é executado da maneira correta.

Existe a forma correta de você tirar o máximo aproveito de seu som sem danificar, como por exemplo colocar as caixas no chão e o mais distante possível uma da outra.

E a conexão deste aparelho foi feitas ao mesmo tempo para evitar esse tipo de ligação doida, e ao mesmo tempo para facilitar a ligação das caixas.

Uma coisa que aprendi é que quanto mais alto-falantes você coloca em um sistema, mais difícil fica de tirar o máximo aproveito sem danificar nada.

E como já foi falado a impedância do amplificador precisa ser respeitada, se é por exemplo o valor minimo é 4 ohms até 3 ohms é aceitável; abaixo disto você pode danificar o alto-falante e o amplificador.

E alto falante pode ser danificado com mais facilidade por distorção do que por excesso de potencia.

Se eu fosse você eu compraria os conectores apropriados para ligar do MAX-A65 e ligaria apenas as caixas da sony.

 

Att Ejf

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Ronaldo Lukas Boa noite

 

O vídeo deste cara que ligou este monte de caixa é doido.

Toda pessoa que gosta de som sempre procura tirar o máximo aproveito de seu equipamento, só que nem sempre é executado da maneira correta.

Existe a forma correta de você tirar o máximo aproveito de seu som sem danificar, como por exemplo colocar as caixas no chão e o mais distante possível uma da outra.

E a conexão deste aparelho foi feitas ao mesmo tempo para evitar esse tipo de ligação doida, e ao mesmo tempo para facilitar a ligação das caixas.

Uma coisa que aprendi é que quanto mais alto-falantes você coloca em um sistema, mais difícil fica de tirar o máximo aproveito sem danificar nada.

E como já foi falado a impedância do amplificador precisa ser respeitada, se é por exemplo o valor minimo é 4 ohms até 3 ohms é aceitável; abaixo disto você pode danificar o alto-falante e o amplificador.

E alto falante pode ser danificado com mais facilidade por distorção do que por excesso de potencia.

Se eu fosse você eu compraria os conectores apropriados para ligar do MAX-A65 e ligaria apenas as caixas da sony.

 

Att Ejf

 

 

 

 

Entendo... mas realmente não tem nenhuma forma de usar os 2? não tem nexo eu deixar 2 caixas ali sem fazer nada... como eu faço os cálculos de uma ligação em série desse max-a65 saindo 4ohms a ligação as saídas front L mandando 4 ohms pros caixas, as outras 2 saídas Front H em série com 4 caixas de 6 ohms cada, eu não consegui fazer o cálculo muito bem... deu 3,6 ohms.. mas não sei se está certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Ronaldo Lukas disse:

Entendo... mas realmente não tem nenhuma forma de usar os 2? não tem nexo eu deixar 2 caixas ali sem fazer nada... como eu faço os cálculos de uma ligação em série desse max-a65 saindo 4ohms a ligação as saídas front L mandando 4 ohms pros caixas, as outras 2 saídas Front H em série com 4 caixas de 6 ohms cada, eu não consegui fazer o cálculo muito bem... deu 3,6 ohms.. mas não sei se está certo.

Desculpe da demora em responder é que eu estava procurando a forma correta de calcular a resistência.

R1 x R2 / R1 + R2

Então 4 x 6 / 4 + 6 = 2.4ohms 

@ilkyest @Bcpetronzio @Ricardo S Ferreira está certo esse calculo?

O fio de cobre já possui uma certa resistência, só que é bastante pequena em alguns metros de fio. 

Não sei se nessa saída H  e L possui algum corte de frequência, se não tiver você poderia ligar a caixa da samsung nas saídas H e a caixa da sony na saídas L.

O bom seria conseguir esses conectores para fazer uma ligação correta, só que não achei para comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tá... vamos lá, por partes como diria jack o estripador...

 

QUESITO IMPEDÂNCIA

 

Em teremos leigos, impedância é uma resistência que envolve ar e ondas magnéticas. Assim sendo, a mecânica aplicavel aos resistores em série/paralelo, lá da física do segundo ano do segundo grau se aplica no quesito alto-falantes, dos quais cabe frisar

  • quanto mais alta a frequencia, mais um capacitor se comporta como um curto-circuito, portanto o fato de não haver leitura de impedância no multímetro, não quer dizer que não deva ser considerada
  • Entre duas associações de alto-falantes, ou caixas, de igual impedância, a impedância total será à metade
  • Entre associações de alto-falantes, ou caixas, de impedâncias diferentes, será menor que a menor delas.... associações 2 a 2, valerá "AxB dividido por A+B"

 

Quanto ao condutor, será ignorado, visto que teríamos de ter pelo menos 200mts de fio de cobre para ter algo significante a nivel de impedância

 

Quanto às saídas, é conhecer o som, mesmo... Provavelmente terá algum corte de frequencia....

 

Quanto aos cabos, tio google explica tudo

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-781720309-kit-de-cabos-conector-fios-home-theater-samsung-original-_JM

 

esses eu comprei pra mim... 

 

Enfim... eventuais dúvidas, voltemos a conversar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Desculpe da demora em responder é que eu estava procurando a forma correta de calcular a resistência.

R1 x R2 / R1 + R2

Então 4 x 6 / 4 + 6 = 2.4ohms 

@ilkyest @Bcpetronzio @Ricardo S Ferreira está certo esse calculo?

O fio de cobre já possui uma certa resistência, só que é bastante pequena em alguns metros de fio. 

Não sei se nessa saída H  e L possui algum corte de frequência, se não tiver você poderia ligar a caixa da samsung nas saídas H e a caixa da sony na saídas L.

O bom seria conseguir esses conectores para fazer uma ligação correta, só que não achei para comprar.

O problema é que as saídas L aparentemente são p twitter do Samsung, e as h pro subwoofer, se não ligar a H só funcionaria os twitter da caixa do Samsung, como o sony só tem 1 par de fios eu ligaria no subwoofer (H do Samsung) junto..

o fio do Samsung que vai no H lá pede 6 ohms, e a caixa da sony é 6 ohms também por isso pensei em ligar, como a saída do som é 4 ohms, acredito que seja 4 ohms para cada uma das 4 saídas, logo ficaria 2 SAÍDAS DE 4OHMS, COM 2 CAIXAS DE 6 OHMS EM CADA UMA, essa é a minha dúvida em relação ao calculo, e como paralelo é inviável, pensei em fazer série.

10 horas atrás, ilkyest disse:

A impedância será somada. Mas não se liga caixas diferentes em série, o som fica esquisito

Como ele disse ai...

10 horas atrás, ilkyest disse:

Se tu ligar uma caixa de 6 ohms.... e uma de 4ohms... 6x4=24 / 10 = 2,4ohms.... a impedância mínima é 4ohms, não pode. Tem problema? sim....

fiz uma conta sobre paralelo com 2 caixas de 6 ohms tipo essa 6x6= 36/ 10 3,6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ilkyest disse:

@Ronaldo Lukas  por favor.. .poste o modelo EXATO do som onde tu queres ligar essa parafernália, e ainda, poste a foto da parte dos conectores desse som...

 

abaixo... poste ambos.. daí vamos conversar "decentemente"

obrigado por estar me ajudando, estou numa luta pra conseguir as peças do gsx 9900 pois seja lá quem foi o felizardo, derrubou o som de algum lugar e o mesmo ficou pendurado pelo fio, que se partiu ao meio, junto com a placa que fica na fonte.. (algo que lembra uma placa de rede de computadores antigos, ou uma placa de vídeo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...